sexta-feira, janeiro 13, 2006

Estes árabes são loucos!



345 mortos e 289 feridos! Isso mesmo! Segundo informações da CNN (onde também fui buscar as fotos), são estes os números referentes ao resultado prático de um tradicional ritual de apedrejamento numa localidade perto de Meca, de seu nome Mina.

Nesta localidade Saudita, os peregrinos que até lá se deslocam atiram pedras a um diabo simbólico, diabo esse que, segundo a CNN, estaria representado por um pilar mas que recentemente foi substituido por uma grande parede oval para proteger os fiéis. Esse pilar é um dos cinco pilares da fé islâmica.

No entanto, este diabo simbólico fica para lá de uma ponte, ao que eu entendi, uma ponte bem larga no meio do deserto. Acontece que os peregrinos, mal chegam ao local, começam a correr desenfreadamente e com as bagagens na mão para "malhar" no diabo e, desta forma, se redimirem dos seus pecados.

Azar dos azares, uns vão caindo, outros vão passando por cima, e assim, não só não limpam nada, como são espezinhados e mandados mais cedo para junto daquele que pretendiam simbolicamente apedrejar.

Vamos aos números: Dos 3 milhões de fiéis que se julga terem viajado ate Meca, houve 345 mortos, 289 feridos, não contando com os assistidos no local, isto, referindo este episódio, que contava com 60 mil seguranças para ajudar a controlar a multidão. Há uma semana atrás, 76 pessoas morreram num hotel perto da mesma cidade, na sua sua maioria peregrinos. Há dois anos morreram 251 peregrinos, em 2003 morreram 36 e em 2001 foram 35. O recorde de "baixas" nesta cerimónia data de 1990, quando as vítimas mortais chegaram a 1426.

E não parece haver meio de aprenderem...

FOI PROFUNDO!

3 comentários:

Anónimo disse...

Palmira, deduzo que estejas a referir-te à estupidez do indivíduo que escreve neste blogue. Essa sim, devia ser apedrejada, ou até... empalada. FOI PROFUNDO... mas ainda pode ir mais.

Anónimo disse...

Flip, eu começava a ficar preocupado... Este empalador fala demasiadas vezes em te empalar. Será o Serginho ou o Cláudio Ramos que encontrou o teu blogue e agora te irá perseguir até ao fim da tua vida? Fica a pergunta no ar... Quanto aos peregrinos, isto cada vez mais tem aspecto de ser um novo desporto, daqueles estranhos como o "curling" mas com sangue... Parece que até há um prémio para quem conseguir acertar nas virilhas de um peregrino em fuga...

Anónimo disse...

Este F.O. também deve querer ser empalado. Que rabetice!

Dispenso...

Porque tudo o que é dito é dispensável...
Porque tudo o que é escrito é dispensável...

Este é um blog onde se fala a sério e se brinca.
Quem não goste de ironia ou sarcasmo que feche esta página rapidamente!
Aqui ninguém tem razão.
Eu não pretendo estar certo, pretendo observar e pretendo fazê-lo de uma forma atenta e crítica...de uma forma dispensável.

Dispenso...um blog dispensável.

pessoas já dispensaram um tempinho para dar uma espreitadela