domingo, março 25, 2007

Teóricos da bola


Há pessoas irritantes!
Ultimamente os que me irritam mais são aqueles sabichões que gostam de fazer de conta que sabem muito sobre desporto.
De repente lembro-me de alguns nomes:
Joaquim Rita, Miguel Sousa Tavares, Rui Santos, Leonor Pinhão...
Às vezes gostava que houvesse por aí uns Sérgios Godinhos, daqueles que comentam mas fazem questão de dizer que não percebem muito.
Joaquim Rita faz comentários que são de bradar aos céus! Dou por mim a perguntar aos meus botões se por acaso eu estive a ver o mesmo jogo que o J.R.!
Miguel Sousa Tavares é aquele indivíduo que têm um cérebro notável mas um problema grave nos processos de comunicação do cérebro à boca, Resultado: sai muito ruído. E é assim em tudo, não só nos comentários sobre futebol. Na bola está condicionado pela sua visão tendenciosa azul que o faz vomitar barbaridades. No resto...bem, cada vez que me lembro do MST ter dito que um estudante de Coimbra gasta numa noite de copos o dinheiro das propinas, indaguei-me: a) faria ele ideia que o valor actual das propinas não é bem o da taxa que se pagava quando ele andou na universidade; b) imagino que o MST fosse menino de beber que nem um camelo ou de ir a lugares bem caros (isto para nao dizer que ia às putas) para gastar tal soma de dinheiro; c) o MST gosta de proferir declarações idiotas e rídiculas por puro prazer.
Rui Santos começa por demonstrar que tem alguns problemas só na sua maneira de vestir. Os fatinhos e as gravatinhas devem ser escolhidos pela produção do Batatoon. As opiniões do senhor são no mínimo discutíveis. Eu não percebo muito de futebol mas há coisas que são óbvias e o RS (não confundir com o grande Ricardo Sousa do Diário de Coimbra, esse sim um entendido em desporto) parece querer apenas ser diferente e armar-se em pseudo-intelectual da bola.
Leonor Pinhão... Esta senhora é um fenómeno inexplicável. Foi-me dito por um daqueles profissionais de verdade do jornalismo português que a Leonor Pinhão escreve muito bem e foi uma grande jornalista. Não duvidando da palavra de quem me disse tal, custa-me a crer. Não há uma única vez que eu leia um texto da LP que não me pergunte como é possível alguém defecar tamanhas atrocidades! (no jornal a Bola, que não é propriamente o DISPENSO).
Desde os diálogos imaginados pela criança de 5 anos que povoa o inconsciente (leia-se "cérebro" ou "intelecto") da LP até ao último texto que li, os arrotos de imbecilidade começam a não me espantar.
Quando li há poucos dias a coluna da LP onde ela dizia que tinha torcido pelo FC Porto só para não torcer pelo Sporting entendi que os problemas da senhora são bastante graves.
Há anos que aprecio futebol e que vibro com as boas exibições do Porto (do Benfica é mais difícil porque não tem tido equipas de deslumbrar) sem deixar de torcer pelo meu Sporting ou pela minha Académica.
A clubite é um mal deste país que temos e que impede as pessoas de apreciar o desporto. Quantas vezes vemos um "rival" jogar bem? Quantas vezes vibramos com um bom resultado europeu de um clube que não o do nosso coração? Raramente. E porquê? Porque somos deste ou daquele clube.
É tolice e quem perde é quem, afundado na sua clubite, não consegue tirar prazer do que é a essência do desporto.
E mais!
Ver um jogo de um clube que não o nosso tem grandes vantagens: não estamos nervosos durante os 90 minutos e no final da partida não nos vamos lamentar com uma derrota.
De entre as pessoas que referi acima há dois tipos de "experts" (que aqui se poderia cair na tentação de traduzir como espertos): os que são mesmo idiotas porque sim (JR ou RS) e os que o são porque a sua clubite os cega (LP).
O MST joga nas duas equipas.

FOI PROFUNDO!

Sem comentários:

Dispenso...

Porque tudo o que é dito é dispensável...
Porque tudo o que é escrito é dispensável...

Este é um blog onde se fala a sério e se brinca.
Quem não goste de ironia ou sarcasmo que feche esta página rapidamente!
Aqui ninguém tem razão.
Eu não pretendo estar certo, pretendo observar e pretendo fazê-lo de uma forma atenta e crítica...de uma forma dispensável.

Dispenso...um blog dispensável.

pessoas já dispensaram um tempinho para dar uma espreitadela