sexta-feira, março 09, 2007

O dinheiro não cresce nas árvores


"A economia europeia está cada vez melhor e, apesar de a inflação estar sob controlo, o Banco Central Europeu (BCE) não quis arriscar e voltou a aumentar a sua principal taxa de juro, para abrandar o consumo e, portanto, o risco de os preços subirem.
É uma má notícia para Portugal, cuja economia só agora dá sinais de recuperação e que precisa de juros baixos para estimular o magro investimento empresarial.
Também para as famílias, a sétima subida da taxa directora do BCE desde Dezembro de 2005, para 3,75%, implica prestações mais altas ao banco.
E Jean-Claude Trichet, presidente do BCE, deixou antever que as subidas vão continuar.
O aumento da taxa directora do Banco Central Europeu só tem reflexo directo junto dos bancos que lhe compram dinheiro, mas o seu impacto alastra-se até atingir o consumidor os bancos têm que pagar mais pelo dinheiro, logo aumentam também a taxa de juro praticada nos empréstimos que fazem uns aos outros, a uma taxa bem conhecida dos portugueses: a Euribor.
Como a taxa de juro do crédito à habitação da maioria das famílias ou dos depósitos a prazo sobe e desce consoante o andamento da Euribor, mais cedo ou mais tarde as mexidas pelo BCE têm impacto nas contas dos consumidores.
No caso dos empréstimos, esse impacto vem mais cedo, já que os bancos costumam fazer subir a Euribor ainda antes de o BCE oficializar aumentos nas suas taxas."

Depois de ler esta notícia no JN, fico a perguntar-me se algum dia vou entender alguma coisa de economia.
A Europa está de boa saúde financeiramente e isso faria prever algumas melhorias para o bolso de todos os europeus mas, vá-se la saber porquê, a principal taxa de juro do Banco Central Europeu aumentou e deve aumentar mais.
Não deveria ser ao contrário?
Alguém é capaz de me explicar porque é que se aumentam as taxas de juro e se pede para os cidadãos apertarem o cinto quando se avizinha uma crise e se aumentam as taxas de juro e se pede para os cidadãos fazerem sacrifícios quando a situação é positiva e melhorou?
Sinceramente, não entendo.
Somos presos por ter cão e presos por não ter!


FOI PROFUNDO!

Sem comentários:

Dispenso...

Porque tudo o que é dito é dispensável...
Porque tudo o que é escrito é dispensável...

Este é um blog onde se fala a sério e se brinca.
Quem não goste de ironia ou sarcasmo que feche esta página rapidamente!
Aqui ninguém tem razão.
Eu não pretendo estar certo, pretendo observar e pretendo fazê-lo de uma forma atenta e crítica...de uma forma dispensável.

Dispenso...um blog dispensável.

pessoas já dispensaram um tempinho para dar uma espreitadela