domingo, janeiro 14, 2007

Oxênti! Pô! Putz!

Algo que dá para reparar, quer seja no Brasil, quer seja a conviver com brasileiros em Portugal, é a diferença de falares dentro do português brasileiro.
Recebi um email onde se podem ver claramente as variações e, ao mesmo tempo, como chegamos à conclusão e reparamos que os nossos países são mesmo muito semelhantes.

ASSALTANTE MINEIRO

"Ô sô, prestenção. Issé um assarto, uai. Levantus braçu e

fiketin quié mió prucê. Esse trem na minha mão tá chein di bala...

Mió passá logo os trocado que eu num to bão hoje.

Vai andano, uai !

Tá esperanuquê, sô?!"




ASSALTANTE BAIANO

"Ô meu rei... (pausa). Isso é um assalto... (longa pausa).

Levanta os braços, mas não se avexe não... (outra pausa).

Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado.

Vai passando a grana, bem devagarinho ( pausa pra pausa ).

Num repara se o berro está sem bala, mas é pra não ficar

muito pesado (pausa maior ainda).

Não esquenta, meu irmãozinho, (pausa).

Vou deixar teus documentos na encruzilhada."



ASSALTANTE CARIOCA

"Aí, perrrrrdeu, merrrrrmão! Seguiiiiaannte, bicho. Isso é um assalto,

sacô?

Passa a grããna e levantux braçoiixxx rapá ...

Não fica de caô que eu te passo o cerol merrrrrmão ....

Vai andããndo e se olharrr pra tráiixxx vira presuonto ..."



ASSALTANTE PAULISTA

"Isto é um assalto! Erga os braços! Porra, meu...

Passa logo a grana, meu. Mais rápido, mais rápido, meu,

que eu ainda preciso pegar a bilheteria aberta pru jogo

do Curintia , meu .

Pô, agora se manda, meu, vai... vai..."



ASSALTANTE GAÚCHO

"O gurí, ficas atento... isso é um assalto.

Levanta os braços e te aquieta, tchê !

Não tentes nada e cuidado que esse facão corta uma

barbariiidaaade, tchê. Passa as pilas prá cá ! Tri-legal!

Agora, te mandas, senão o quarenta e quatro fala."



ASSALTANTE DE BRASíLIA

Querido povo brasileiro, estou aqui no horário nobre da TV

para dizer que no final do mês, aumentaremos as seguintes tarifas:

Energia, Água, Esgoto, Gás, Passagem de ônibus, Imposto de renda,

Licenciamento de veículos, Seguro obrigatório, Gasolina, Álcool, IPTU,

IPVA, IPI, ICMS,PIS,COFINS."

Já dizia aquela campanha: "Todos diferentes, todos iguais".

FOI PROFUNDO!

Sem comentários:

Dispenso...

Porque tudo o que é dito é dispensável...
Porque tudo o que é escrito é dispensável...

Este é um blog onde se fala a sério e se brinca.
Quem não goste de ironia ou sarcasmo que feche esta página rapidamente!
Aqui ninguém tem razão.
Eu não pretendo estar certo, pretendo observar e pretendo fazê-lo de uma forma atenta e crítica...de uma forma dispensável.

Dispenso...um blog dispensável.

pessoas já dispensaram um tempinho para dar uma espreitadela