quinta-feira, setembro 07, 2006

Fiúzices

"É isso que diz o fax e, para meio entendedor, meia palavra basta" (Lusa, 2-9-6)
Meio entendedor? Quantos desses há por aí? Devem ser todos do Gil Vicente...e desde pequeninos!

"Fala-se mais brasileiro na FPF do que português. E ainda acho que em Portugal a língua oficial é o português"(Lusa, 2-9-6)
Detalhe: a língua oficial do Brasil é o português...

"Cunha Leal trabalhou sempre de forma vergonhosa contra o Gil Vicente. Os portugueses não querem este tipo de pessoas e, como são de bem, querem que seja feita justiça. Todos eles estão a mais no futebol e nada acrescentam de novo. Servem apenas determinados interesses" (Lusa, 2-9-6) Os portugueses? não estará o senhor a generalizar? Os portugueses, pelo menos aqueles que gostam de futebol, querem este senhor calado, o campeonato a rolar e o Gil na segunda!

“Na assembleia-geral de quinta-feira [21h00, no Pavilhão Cidade de Barcelos] denunciarei estas e outras histórias. O futebol português está cheio de erros de toda a ordem” (Lusa, 2-9-6) Atenção, o senhor Fiúza vai ler histórias para criancinhas na Assembleia Geral do Gil Vicente. Muitas histórias, diz ele...
Quanto aos erros, provavelmente está a referir-se às suas calinadas...

"o Gil Vicente é o “sétimo clube mais poderoso” do país e revela ir manter a sua posição de ir até às últimas consequências no recurso aos tribunais civis." (Lusa, 2-9-6) E ao sétimo dia Deus fez o Gil Vicente! Sétimo clube mais poderoso? Até o Guimarães achava que era poderoso e desceu...follow the leader leader leader...


"Isto é uma questão administrativa. Não tínhamos necessidade de pedir autorização à federação, porque a Lei de Bases do Desporto é muito clara" (Lusa, 1-9-6) É tão clara que a ignoraram e foram para os tribunais civis...

«O povo de Barcelos está martirizado. Pela verdade, pela razão e pela justiça, devemos levar o caso até ao fim. No próximo dia 7 de Setembro, em Assembleia Geral Extraordinária, os sócios irão decidir o que querem para o clube.» (MaisFutebol, 1-9-6) Com um presidente da "agremiação" da "terrinha" como esse até eu estava martirizado! Salvé José Eduardo Simões, Salvé Dias da Cunha!
"Houve uma decisão judicial (do Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa) a dizer que seríamos nós a jogar com o Benfica. O Gil Vicente rege-se por determinações dos tribunais." (Público, 6-9-6) Qual deles? O Tribunal Desportivo da Liga ou o Tribunal Administrativo de Lisboa? O que mais convier, certo? Aquele que disser o que favorer as intenções do Fiúza.

"a questão que gerou o recurso dos gilistas aos tribunais civis “é do foro administrativo não desportivo”, frisando que Mateus “é estrangeiro e não devia ter tido um contrato de amador inscrito na Federação”. (Record, 2-9-6) Portanto, o facto do Gil Vicente ser uma entidade desportiva não diz nada a este senhor...Eu acho que deviam fazer uma queixa ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, afinal o Mateus é Angolano...

É um dia negro para a Magistratura portuguesa. É um atropelo de todas as regras. Isto só dá vontade de rir, mas já estávamos esperando esta decisão. Sabíamos que todos estavam contra nós" (Lusa, 1-8-6)
Também acho. O dia em que o Gil foi despromovido arruinou as férias de todos os magistrados. Até se ouviu falar em alguns que tentaram afogar-se depois de se terem atirado dos seus iates em pleno mar alto.

"Eu só lamento porque ainda ontem à noite o Sr. Luís Filipe Vieira disse com bastante convicção que tinha lá balneários para três equipas e que agora não tem para o Gil Vicente, mas pronto, se os portões estiverem fechados, nós esperaremos algum tempo e depois marcharemos para o norte" (Radio Renascença, 26-8-9) Eu também tenho 7 quartos em casa e não é por isso que o Fiúza lá pode ir dormir...

“A razão está do lado do Gil Vicente e quem o diz são grandes juristas. E estou convicto de que sem mais conluios e cabalas o Gil Vicente vai ficar na Liga por muitos anos”. (O Norte Desportivo) Grandes? Só porque dão razão ao Gil Vicente? Isso agora é critério?

“Ao trabalho que já deu e às dores de cabeça que já tive, se ele [Mateus] não tivesse aparecido era bem melhor”. (O Norte Desportivo) Sim, porque ele praticamente não jogava e, quando o fazia, era como suplente.


De acordo com Manuel Sousa, presidente do Lixa, a direcção do Gil Vicente foi avisada de que Mateus não podia jogar na Liga portuguesa, já que tinha um contrato de amador. “Até lhes disse que, se o atleta fosse profissional, há muito que tudo tinha ficado acertado com o Vitória de Guimarães ou Paços de Ferreira”.
A estupidez maior disto tudo foi mesmo o Gil Vicente ter adquirido o passe do angolano e tê-lo colocado a jogar algumas vezes durante o final da última época e quase sempre como suplente. Por isso, não se pode dizer que tenha sido uma peça fundamental na manutenção do Gil.
O presidente do Gil Vicente, António Fiúza, recorre agora a tribunais civis após ter consciência de ter cometido um erro e agora faz-se de vítima e tenta atirar poeira para os olhos da sociedade portuguesa.
Tal como na mesma época a Académica só pode inscrever o jogador Sarmento em Janeiro, também o Gil não deveria ter colocado Mateus a jogar sem ter a situação clarificada.
O Gil deve ser penalizado e a sua descida é mais que justa.
Quiseram passar por cima das leis desportivas como se acima destas se encontrassem e agora merecem o castigo.
Os erros pagam-se....

Piadinha final:

  • fiúza:
  • do Latim - fiducia
  • fé, confiança.
  • FOI PROFUNDO!

    2 comentários:

    P. disse...

    lindo!
    O Gil Vicente é uma grande potência, sem dúvida. É por isso que tem tantos sócios e com esta história da assembleia de ontem lá foram os 3.000 sócios pagar as cotas à pressa para poder votar, o que até deu jeito ao clube.
    Eles que desçam, senão os clubes que estão nas competições europeias que se juntem e processem o Gil pelo dinheiro que perderão se forem impedidos de ir às competições europeias. O gil até pode ficar na primeira, mas em Janeiro fecha as portas por falta de dinheiro, isso é que era lindo!
    E já agora.. o Luis Filipe Vieira, esse homem santo e defensor da dignidade e do bom nome do desporto, foi apanhado a escolher árbitros para a taça, no ano em que ganharam naquele vergonhoso jogo da final. Coitado do homem, ele não merece. Lá vai ele ter que ameaçar não se candidatar de novo, e não sei que mais, e que gosta muito da familia, e que mesmo que seja preso vai levar kits com ele para vender aos outros reclusos... ridiculo.

    Anónimo disse...

    Esses gajos deviam ser todos irradiados do futebol. Tenho dito!

    Dispenso...

    Porque tudo o que é dito é dispensável...
    Porque tudo o que é escrito é dispensável...

    Este é um blog onde se fala a sério e se brinca.
    Quem não goste de ironia ou sarcasmo que feche esta página rapidamente!
    Aqui ninguém tem razão.
    Eu não pretendo estar certo, pretendo observar e pretendo fazê-lo de uma forma atenta e crítica...de uma forma dispensável.

    Dispenso...um blog dispensável.

    pessoas já dispensaram um tempinho para dar uma espreitadela