quarta-feira, junho 11, 2008

Esgotado!

Passam pouco mais de trinta minutos da meia-noite.

Estava quietinho na cama a ler um livrinho e a ouvir Muse quando ouço pela janela alguém gritar assim: "Acabou tudo. Tudinho. A barata e a cara, já não há nada!".

Foi o combustível.

Quando cheguei a casa para ver o Portugal X República Checa já estava uma fila impressionante que se estendia para dentro da rotunda da zona sul do Parque das Nações. O autocarro em que vinha teve de parar quase em terceira fila tal era a quantidade de carros alinhados à espera de vez para abastecerem.

Entrei em casa e fiquei a ver o jogo. Portugal já ganhava por um golo.

Ao intervalo fui à janela e o caos parecia não ter fim. Nem com a selecção a jogar o pessoal arredava rodas.

No final do jogo fui fazer o jantar e a curiosidade levou-me de novo à janela.

A fila continuava imensa mas estavam também no local dois carros da polícia.

8 agentes tentavam controlar o trânsito e dividiam-se entre o interior do posto, o acesso ao mesmo posto e a estrada onde estava o aglomerado de veículos.

Entretanto, saem quatro polícias que levam duas placas onde estavam colados avisos. Já estavam esgotados alguns combustíveis. O primeiro foi o gasóleo normal.

Isto passou-se pouco depois das 20 horas.

Até agora o movimento de carros no entra e sai das bombas da Repsol abrandou mas continou bem acima do normal.


Tudo isto porquê?

Por causa da paralisação dos camionistas.

Os hipermercados e supermercados estão a ficar de prateleiras vazias por todo o país. Em Coimbra, dizia-me o meu pai, não há uma única bomba com combustível.


E tudo isto porquê?

Porque, ao contrário dos restantes tugas, os camionistas e seus patrões decidiram ser firmes. Até demais. Já houve um morto. Mas nestas coisas há sempre exageros, normalmente não chegam a este extremo. Mas não é uma andorinha que faz a Primavera nem é por morrer uma andorinha que esta acaba, perdoem-me a minimização do que se passou. É trágico sim senhor.


Muitos dizem que os camionistas só estão a pensar neles e não querem saber de mais ninguém. Eu pergunto: então e os senhores que reclamam por causa do preço dos combustíveis e, quando parecia estar tudo mobilizado para um boicote massivo...eis que tudo pensou no seu umbigo. Era porque os outros postos estavam cheios, era porque estavam com pressa, era porque o tanque estava quase no fim... O bom umbiguismo português no seu melhor.


Depois vem a velha questão de bater no ceguinho.

Quem é o culpado?

É o Governo!

É o Sócrates e os seus ministros.


Será?

Então acham que baixar os impostos é a solução não é?

Ora prestem bem atenção.

O Governo aqui há uns tempos baixou os impostos dos ginásios não foi?

E o que aconteceu?

Ficou tudo na mesma em termos de preços.

O que mudou?

Mudou que os senhores dos ginásios começaram a ter lucros maiores. Até os que baixaram ligeiramente os preços.


É que é isso que pode acontecer se o Governo decidir baixar os impostos sobre o petróleo e seus derivados.

Os senhores da GALP, BP e Repsol (e Total e etc) vão fazer as suas continhas e vão enganar o bom do tuga. Os cálculos vão ser algo do género: descer os preços dos combustíveis de forma que a diferença entre a descida dos impostos se sobreponha à descida dos preços, para aumentar ainda mais os lucros.


Quando é que o português vai abrir os olhos?

Quando é que vamos ver que os coitadinhos dos senhores dos bancos têm de aumentar as taxas de juro porque o Banco Central Europeu também aumentou e depois os senhores dos bancos apresentam os maiores lucros de sempre?

Quando é que vamos ver que os senhores dos hipermercados compensam os preços de uns produtos com os preços de outros e acabamos por ser sempre os financiadores dos barquinhos e carrinhos e casinhas dos senhores administradores?


Vejam o caso da EDP, que nem é um exemplo de exploração como as gasolineiras, em que os funcionários foram aumentados em 1,8% e o CEO se auto-aumentou em 118% (sim, são cento e dezoito) bem como aos restantes administradores.

Porquê?

Nas palavras do senhor Mexia, porque são os administradores que geram as mais-valias para a empresa.

Tipo barco negreiro. Os escravos remam mas o capitão/comandante é o responsável pelas descobertas. O pessoal quer lá saber se o Tião e o Arsénio trabalharam que nem uns animais para levar o barco a bom porto. Deles não reza a História.


Por isso, tuguinhas, reclamem com os senhores dos camiões, reclamem com o Governo, encham os depósitos e as despensas. Mas não pensem, ok?


Como diz uma letra dos Tu Metes Nojo... o bom do tuga é como a nêspera. Anda ali na árvore, não faz nada, só trata de si...um dia vem uma velha e zás! comeu-a!

Isso! Continuem a ser comidos e a reclamar com a velha errada!




FOI PROFUNDO!

Sem comentários:

Dispenso...

Porque tudo o que é dito é dispensável...
Porque tudo o que é escrito é dispensável...

Este é um blog onde se fala a sério e se brinca.
Quem não goste de ironia ou sarcasmo que feche esta página rapidamente!
Aqui ninguém tem razão.
Eu não pretendo estar certo, pretendo observar e pretendo fazê-lo de uma forma atenta e crítica...de uma forma dispensável.

Dispenso...um blog dispensável.

pessoas já dispensaram um tempinho para dar uma espreitadela