terça-feira, outubro 18, 2005

Futebolices

Este fim de semana, a "minha" Briosa foi a Lisboa defrontar o "meu" Sporting e, depois de mais de três décadas e meia sem ganhar em Alvalade, um rapazinho chamado Marcel -que até anda a jogar contrariado e quer ir embora - marcou um golito que mudou a História.
Toda a gente aponta o dedo ao coitado do Peseiro (e não "Péseiro") - o quase-campeão e quase-vencedor da Taça UEFA - mas o pobre ribatejano, na minha opinião, merece uma estátua!
Realmente, se ele tem ganho só mais dois joguitos no final da época passada - Benfica e CSKA - era o melhor do mundo. Como não ganhou e ainda mandou embora o Pedro Barbosa e o Rui Jorge - não concordo mas entendo -, tem agora as claques contra ele. Resultado: uma equipa que, ao primeiro passa falhado, é assobiada, vaiada, apupada, usem-se os termos que cada um quiser e preferir.
Passou-se de uma equipa que tinha um estádio cheio e a incentivar, quer quando gostavam do futebol exibido - algo muito vulgar na época transacta -, quer quando algum jogador cometia um erro - até o Hugo era aplaudido -, fazendo os jogadores sentir que os adeptos estavam com eles e confiavam neles; para um cenário em que, se houver um passe falhado aos 30 segundos de jogo, tem o meio estádio (que é o que está ocupado) a assobiar e a mostrar lenços brancos - e agora até lençóis, vejam o ridículo! Que tipo de vida tem uma pessoa que leva um lençol para um estádio? É preciso maior prova de estupidez?
Pior!
Se o Peseiro tirar um avançado para colocar outro avançado e, assim, refrescar o ataque, mas depois sofre um golo e acaba por perde, então o treinador é burro, mas se tirar um avançado (Liédson) para meter um defesa (Beto) e passar outro defesa (Polga) para a posição de trinco, quando se está a perder o meio campo e a defesa está com problemas, e segurar a vantagem mínima e, desta forma, vencer o jogo (1-0 ao Setúbal), aí o treinador é cobarde.
E há ainda a "piece de resisténce". Veja-se o caso do Pinilla. Era uma contratação mal feita, não prestava, era muito mau, não servia para o Sporting, mas de repente marca três golos ao Braga e mais dois na UEFA e este ano o público grita o nome dele e quer o chileno a jogar!
Os adeptos sportinguistas são uns vira-casacas, daqueles que até viram as costas às suas próprias ideias e convicções e até critérios, além de serem uns mimadinhos que fazem birrinha se o treinador não mete em campo quem eles querem, são estúpidos - ou esperam que uma equipa jogue alguma coisa quando tem o próprio estadio cheio dos seus adeptos a assobiá-los durante o tempo de jogo? nem com o melhor treinador e os melhores jogadores do mundo!
O caso do Ricardo vem no mesmo contexto. Esperam sinceramente que ele jogue ao seu melhor nível quando os adeptos verdes e brancos o estão sempre a criticar à menor falha? É verdade que ele não é o melhor a sair dos postes mas o Baía colecciona "chapéus" desde o jogo contra a República Checa mas os portistas continuam a dizer que ele é o "máiore".
Para terminar gostava de falar na "minha" Académica.
Este ano as coisas estão "mais ou menos". Depois de alguma contestação inicial dos sócios e adeptos da Briosa - a equipa passou da tradição dos jogadores-estudantes, para ter um contigente de jogadores brasileiros - e do pedido da "estrela da companhia", Marcel, para sair do clube, ganhou dois jogos consecutivos e o lugar do "mestre" Vingada parece estar seguro. Deixar o professor ir embora seria uma burrice de todo o tamanho, ao nível do Sporting quando despediu Bobby Robson, agora Sir.
Tenho esperança que o Sporting faça uma boa escolha do novo treinador, que volte a jogar bem, que o Dias da Cunha seja rapidamente posto num lar, que os adeptos do Sporting fiquem com herpes e não consigam assobiar e com artrite e não consigam abanar os lencinhos brancos, e que a Académica faça um campeonato tranquilo, a jogar bem e bonito, que mantenha o Nelo Vingada e que o Eng. Simões vá preso ou vá para as obras, o que é irrelevante, desde que deixe a AAC/OAF.

Sem comentários:

Dispenso...

Porque tudo o que é dito é dispensável...
Porque tudo o que é escrito é dispensável...

Este é um blog onde se fala a sério e se brinca.
Quem não goste de ironia ou sarcasmo que feche esta página rapidamente!
Aqui ninguém tem razão.
Eu não pretendo estar certo, pretendo observar e pretendo fazê-lo de uma forma atenta e crítica...de uma forma dispensável.

Dispenso...um blog dispensável.

pessoas já dispensaram um tempinho para dar uma espreitadela