quinta-feira, outubro 13, 2005

Deus e o Diabo

Em Salvador, assim como na generalidade das cidades do Brasil, a população é fervorosamente religiosa. A par da religião só se encontra o futebol. E há clubes e religiões para todos os gostos. Para além das fés/seitas que existem em Portugal, descobri duas que reúnem um considerável número de fiéis: os wiccas e os do candomblé. Os primeiros estão mais ligados aos pagãos (tipo pré-britânicos) e à bruxaria, os segundos são mais voltados para outro tipo de bruxaria, uma mistura de magia africana com magia índia, usando as suas macumbas para os mais diversos fins.
No fundo, a maluquice é a mesma, só mudam os malucos e a instituição.
Durante a minha estadia num terreno tão ligado ao etéreo, onde há uma peça de teatro chamada “Vixe Maria, Deus e o Diabo na Bahia” e um filme de nome “Deus e o Diabo na terra do sol”, aproveitei para ler uma das obras mais interessantes que já tive o prazer de encontrar. Hotel Babilónia é um livro de Cáceres Monteiro que relata 35 anos de viagens e experiências deste jornalista.
Desde o início da minha leitura que me vejo com uma enorme vontade de sair pelo mundo. Engraçado…sair…depois de dois semestres “saído” de casa e a morar no Brasil…
Voltando ao que interessa, a descrição do Médio Oriente é fascinante! Que cultura extraordinária!
Ora, com o passar das páginas, dou por mim a pensar se há alguma hipótese da quase totalidade da população ser completamente estúpida!
E porque digo isto?
Ora vejamos:
Desde pequeno sempre ouvi dizer que os cristãos rezam a Deus e os muçulmanos a Alá – já nem vou buscar o carequinha barrigudo do Buda…
Após imensas frases do livro que referi, notei que “la Ellah o el Allah” significa que “não há um deus além de Deus”.
Curioso…era capaz de apostar que Allah é apenas a forma de dizer Deus em árabe. Por esta lógica, fico com a impressão que os ingleses têm outro deus, os franceses outro, os alemães outro…
Esses ingleses, esses malandros! Andam a esganar o mundo inteiro, dizem que são devotos ao mesmo deus que o resto da malta e afinal são uns infiéis, esses adoradores de…GOD!

FOI PROFUNDO!

Sem comentários:

Dispenso...

Porque tudo o que é dito é dispensável...
Porque tudo o que é escrito é dispensável...

Este é um blog onde se fala a sério e se brinca.
Quem não goste de ironia ou sarcasmo que feche esta página rapidamente!
Aqui ninguém tem razão.
Eu não pretendo estar certo, pretendo observar e pretendo fazê-lo de uma forma atenta e crítica...de uma forma dispensável.

Dispenso...um blog dispensável.

pessoas já dispensaram um tempinho para dar uma espreitadela