sexta-feira, agosto 21, 2009

A idade é um posto...médico

Gostei muito de ouvir Manuela Ferreira Leite ontem à noite.

Caiu na estupidez do risinho arrogante acompanhado do "mas continuam a perguntar-me isso como se eu não andasse a falar disso há meses?".
Se já toda a gente sabe, então para que foi dar a entrevista? Iam falar dos netinhos?
Estamos em período pré-legislativas, o normal é falar-se das propostas de cada partido.
Além do mais, pressupõe-se que as pessoas e as ideias evoluam ou, pelo menos que se reajustem.
Afinal, perante as constantes declarações dos agentes políticos, parece que todos os dias é necessário pensar em novas medidas para corrigir o que o Demolition-Man Sócrates anda a fazer para deixar Portugal na miséria.

Depois, caiu na palermice de se escudar atrás daquilo que são convicções pessoais e repetir o argumento dos "processos que estão na justiça", colocando tudo no mesmo saco, os suspeitos, os suspeitos de serem suspeitos e os arguidos.
Nem teve a inteligência de usar o argumento de "todos são inocentes até se provar que são culpados".
Não, optou pela casmurrice e por passar a ideia de que é uma pessoa de princípios e convicções fortes. Ou, traduzindo, casmurra.

Depois pegou no comportamento pouco democrático de Sócrates e disse logo que ia dar imensos exemplos concretos. Deu o dos professores que mandaram uma piada e foram corridos da escola onde estavam a leccionar e depois deu "imensos exemplos concretos" como o de pessoas que também sofreram represálias e por outros casos que todos sabemos e fomos tendo conhecimento. Pois... Típico. São sempre imensos exemplos e são sempre concretos mas resume-se sempre a um exemplo e uns tiros para o ar. MFL, versão cowgirl.
Ajudando a esta teoria do Sócrates Hitler, vem o raio do ataque de Alzheimer de MFL. A senhora esquece-se que limpou das listas de candidatos todos aqueles que lhe fizeram oposição dentro do partido ou, simplesmente, não estiveram com ela.
É claro que isso não é ditatorial! É apenas uma pontaria incrível que a MFL teve de ser apoiada por todos os bons candidatos...

E é o ram-ram chato do discurso anti-Sócrates, dizendo que o homem não faz nada bem e que leva o país para o caos. Que treta!

Depois perguntam-lhe pelas propostas e vem com dois argumentos perfeitamente tolos (e o melhor deixo para o final): primeiro não pode revelar porque vai apresentar o programa de governo no dia 27 (esquecendo-se que tinha dito e repetido que não há nada de novo a apresentar e que há meses que toda a gente sabe quais são as ideias de MFL e do PSD para o país), e depois quando lhe é pedido para indicar a área que considera primordial...manda com umas 5 ou 6 para cima da mesa! Brutal! Mais um bocadinho e arriscava-se a que alguém gritasse BINGO!

Continuando, ouvi-a dizer que Sócrates anda a copiar as ideias de MFL e do PSD.
Então opõem-se ao PS porque, segundo MFL, o programa de governo do PS tem promessas irrealizáveis e outras que já vêm do programa eleitoral anterior.

Ora, raio da coerência da MFL!
Primeiro diz que não pode avançar com números ou com compromissos que envolvam número porque há coisas que não sabe mas logo a seguir vem dizer que há promessas irrealizáveis...como se afinal já soubesse!
Mas já fiquei a saber que, segundo MFL, o programa do PS tem várias propostas bastante boas...copiadas do PSD.

Termino com um apontamento sobre aquele que achei o argumento mais ridículo de toda a exposição de MFL.
Então o PSD já tem as ideias há muito tempo, já tem o programa pronto há meses e só o vai distribuir no final de Agosto porquê? Porque, segundo MFL, não fazia sentido estar a distribuir no período de férias porque ninguém o ia ler (aproveitou para criticar o timming escolhido pelo PS para dar a conhecer o seu programa de governo).
Ora, isto pode resultar de eu ser meio "alien", mas eu costumo ler muito mais nas férias. E falo de livros, de jornais, de revistas e até leio os suplementos... Mas isso posso ser só eu, daí que possa ser a única pessoa a achar este argumento parvo.
Mas acho que seria a altura ideal para que as pessoas pudessem ler com calma, sem estarem a pensar no que fizeram ou vão ter de fazer no trabalho.
E, juntando a isto o facto de vários portugueses tirarem férias em Setembro, deduzo que MFL ache que quem tira férias em Setembro deve ser comunista ou socialista ou da oposição a MFL dentro do próprio PSD.

Eu não sou fã de Sócrates, irrita-me a sua maneira de falar e a mania que tem das estatísticas, mas aquilo a que tenho assistido nos últimos tempos é um desfile de artistas políticos de qualidade semelhante.
A grande vantagem que Sócrates tem em relação aos restantes - e isto é a minha opinião que, tal como este blog, é pessoal - é mesmo o facto de ser dos poucos governantes desde Cavaco a ter coragem de fazer reformas importantes. Algumas não foram bem feitas? Certo. Alguns ministros são fracos? Certo mais uma vez.

Mas olho para a oposição e lembro-me do Benfica da época passada: os que estão em campo jogam mal mas os que estão no banco dão-me vontade de me benzer, mesmo sendo praticamente ateu!


FOI PROFUNDO!

1 comentário:

sonomario disse...

é dispensavel escrever sobre quem engana o povo para ter trabalho pago pelo mesmo

Dispenso...

Porque tudo o que é dito é dispensável...
Porque tudo o que é escrito é dispensável...

Este é um blog onde se fala a sério e se brinca.
Quem não goste de ironia ou sarcasmo que feche esta página rapidamente!
Aqui ninguém tem razão.
Eu não pretendo estar certo, pretendo observar e pretendo fazê-lo de uma forma atenta e crítica...de uma forma dispensável.

Dispenso...um blog dispensável.

pessoas já dispensaram um tempinho para dar uma espreitadela