quarta-feira, agosto 12, 2009

Criticar a demagogia de uma forma demagoga

No diário 'i' saiu hoje um artigo de crítica ao governo PS e às suas políticas económicas, nomeadamente na forma como trataram as PME's.

Não deixando de concordar com o que está escrito em "A política económica desastrosa de Sócrates, acho que peca por se centrar nas PME's e no Governo e ir pelo facilitismo e pela crítica fácil que se tem feito ouvir durante a governação Sócrates.

Quer dizer, fala-se no país que vive acima das possibilidades e esquecemos que num cenário de crise em que há instituições bancárias a ruir, outras continuam com lucros absurdos?
E não me refiro apenas a este último período de CRISE, falo da crise que se arrasta há anos e de que tanto se fala para subir taxas de juro para os empréstimos "porque tem de ser" ou "porque é o BCE que diz" e depois os lucros são os maiores de sempre.

Ou o preço do combustível que tem de aumentar a velocidade supersónica e depois desce ao ritmo do caracol.

Ou a permissividade que existe na exploração de jovens licenciados por parte de empresas que "albergam" centenas de jovens em troco de nada, permitindo assim uma escravatura do engano, com promessas que nunca são cumpridas.

Porque é que se opta sempre pela crítica do mesmo?
Quando o ex-ministro Manuel Pinho saiu do Governo houve quem o elogiasse pela forma como lidou com o grande capital, deixando sempre algumas alfinetadas (parte delas foram mesmo "baionetadas") ao procedimento de Pinho relativamente às PME's.

Eu digo porque é que se critica sempre de uma forma facilitista e repetitiva: porque as grandes empresas, quer se queira quer não, são os pilares da economia e são responsáveis por muitos postos de emprego. São também, em alguns casos, donas ou accionistas de empresas de comunicação ou de órgãos de comunicação.

E, juntando a isto o facto das redacções precisarem de mão-de-obra gratuita como um toxicodependente precisa da sua dose, convém não entrar por aí e atirar com areia para os olhos de quem lê, fazendo sempre o discurso do governo que é mau e que é responsável pelo desemprego.

Por um lado é, ao permitir que as empresas enveredem por esta forma de escravatura moderna. Criem-se regras! Quem trabalha deve receber!
É tão bonitinho andar a apontar o dedo e fazer de conta que mesmo ao nosso lado não se passa nada de censurável.


FOI PROFUNDO!

Sem comentários:

Dispenso...

Porque tudo o que é dito é dispensável...
Porque tudo o que é escrito é dispensável...

Este é um blog onde se fala a sério e se brinca.
Quem não goste de ironia ou sarcasmo que feche esta página rapidamente!
Aqui ninguém tem razão.
Eu não pretendo estar certo, pretendo observar e pretendo fazê-lo de uma forma atenta e crítica...de uma forma dispensável.

Dispenso...um blog dispensável.

pessoas já dispensaram um tempinho para dar uma espreitadela