quarta-feira, outubro 22, 2008

É meu mas não é bem meu...

"A economia mundial, nos últimos dez anos, cresceu como nunca. Nós não. Não pudemos"

Quem o diz é Rui Ramos, no Público de hoje.

Não me vou alongar muito, até porque não sou entendido em Economia, mas fiquei a pensar...

Dada a crise mundial que se verifica na actualidade e que veio abrir os olhos da população em geral - pelo menos a uma fatia dessa população - pergunto-me: e como se deu esse crescimento?

As maiores empresas nacionais, têm um património assente num endividamento brutal, expandem-se e fazem aquisições e fusões com dinheiro que nem possuem.

Alguém já parou para pensar que as empresas mais ricas de Portugal são as que mais dívidas têm ou que a maior parte dos investimentos estatais assentam em projectos, construções, infraestruturas que resultam em dívidas que se arrastam durante anos e anos ou que as empresas às quais o Estado deve dinheiro contraem empréstimos e recorrem ao crédito bancário para financiar as suas actividades e que tudo isto junto não é mais que uma bola de neve de endividamento absurdo em que o mundo vive nos dias que correm.

Fala-se no consumismo que caracteriza o indivíduo, consumismo esse que leva as pessoas a gastarem dinheiro que não têm para adquirirem o que não poderiam ter...

...E qual é a empresa que não investe dinheiro que não tem para se tornar maior? Qual é o país do mundo que não tem dívida externa, que não deve dinheiro às empresas nacionais ou internacionais?

É a mentalidade que rege o mundo actual...


FOI PROFUNDO!

Sem comentários:

Dispenso...

Porque tudo o que é dito é dispensável...
Porque tudo o que é escrito é dispensável...

Este é um blog onde se fala a sério e se brinca.
Quem não goste de ironia ou sarcasmo que feche esta página rapidamente!
Aqui ninguém tem razão.
Eu não pretendo estar certo, pretendo observar e pretendo fazê-lo de uma forma atenta e crítica...de uma forma dispensável.

Dispenso...um blog dispensável.

pessoas já dispensaram um tempinho para dar uma espreitadela