domingo, dezembro 23, 2007

Maddie - o negócio do ano

Anedota : Dez crianças foram jogar às escondidas.
Como se chama a vencedora?
Madeleine...ainda ninguém a encontrou!

Tem graça?
Não tem?
Tudo depende da forma como cada um encara a vida.

No fundo esta piada (que, para alguns, não ter piada) serve para introduzir a minha visão da história da Maddie.


A menina desapareceu, surgiram diversas versões relacionadas com a explicação do desaparecimento da pequena e, durante um período de um a dois meses, o caso dominou a abertura dos telejornais e as capas dos jornais diários... e não foi apenas dos tablóides sensacionaistas, nem apenas exclusivo nacional.

A páginas tantas havia quase uma troca de mimos entre os jornais portugueses e os britânicos, uma questão de nacionalismos que teve como principais elementos de "interesse" a incompetência das autoridades portuguesas e os testes de ADN feitos em laboratórios ingleses que nunca ninguém soube onde foram feitos ou se foram feitos.

A páginas tantas dei com uma publicação que vinha com uma revista cor de rosa (cortar o cabelo tem estas benesses). Páginas e páginas sobre a evolução da história de Maddie.

Todos os dias surgiam e continuam a surgir novos relatos de alguém que viu a menina, de alguém que viu alguém com a menina...e tudo isto nos mais estranhos pontos do planeta.

E livros?

Em pouco tempo vi pelo menos 4 livros sobre a Maddie, sobre os pais da Maddie, sobre os amigos dos pais da Maddie e sobre o raio que o parta que tem a ver com a Maddie.

Os pais da Maddie também são umas pessoas impecáveis. Desde a ida ao Vaticano, os passeios pela Península Ibérica e campanhas de angariação de fundos para as buscas, os McCann andam por todo o lado a recolher dinheiro.

Isto, já para não falar em magos, bruxas, adivinhos, tarólogos e detectives privados que se multiplicam em promessas de encontrar a pequena Madeleine num prazo de X meses.

Maddie é um fenómeno económico fabuloso, uma fonte que gera receitas de uma forma vil e aproveitadora de uma tragédia que não sabemos se ja teve um desfecho ou se algum dia o vai ter ou até se algum dia alguém vai saber se teve um desfecho e qual foi.

Alguém quer saber o que aconteceu à pequenina loirinha? Acho que sim. Mas só mesmo aquelas pessoas que gastam o seu dinheirinho a comprar as revistas, jornais e os livros de quem apenas vê cifrões com a desgraça da menina britânica que já teve mais atenção em Portugal do que as restantes crianças desaparecidas no país até aos dias de hoje.

FOI PROFUNDO!

Sem comentários:

Dispenso...

Porque tudo o que é dito é dispensável...
Porque tudo o que é escrito é dispensável...

Este é um blog onde se fala a sério e se brinca.
Quem não goste de ironia ou sarcasmo que feche esta página rapidamente!
Aqui ninguém tem razão.
Eu não pretendo estar certo, pretendo observar e pretendo fazê-lo de uma forma atenta e crítica...de uma forma dispensável.

Dispenso...um blog dispensável.

pessoas já dispensaram um tempinho para dar uma espreitadela