quinta-feira, outubro 11, 2007

Foo deram-se bem em mais um álbum

Decorria o ano de 1994 quando Kurt Donald Cobain (Aberdeen, 20 de Fevereiro de 1967 — Seattle, 5 de Abril de 1994) resolveu dar um fim à sua vida e, consequentemente, aos Nirvana.

O grupo nascido em Aberdeen, Washington, estava no topo e, ao que se fez constar, Cobain não lidou bem com a pressão e acabou por morrer por alergia ao chumbo de uma arma que resolveu disparar contra os queixos.

Cobain era a figura principal dos Nirvana, acompanhado por Krist Novoselic e Dave Grohl. Novoselic, um latagão de perinha e baixo em punho que sobressaía pelo seu tamanho. Findos os Nirvana, o filho de croatas juntou-se aos Democratas, que apoiou nas eleições governamentais de Washington, assim como a candidatura de John Kerry à presidência dos Estados Unidos, em 2004. No mesmo ano, Krist escreveu e publicou o livro "Of Grunge and Government: Let's Fix this Broken Democracy!".
Para além da política, Novoselic continuou envolvido com a música...ou pelo menos tentou.

Depois de recusar a proposta de Dave Grohl de se juntar aos Foo Fighters por achar que se trataria de uma reencarnação dos Nirvana, lançou, em 97, os Sweet 75, o nome escolhido para a dupla que Krist formara com a exótica cantora venezuelana Yva Las Vegas. Mas os Sweet 75 acabaram em 1998, por atritos pessoais.

Em 1999, fez parte da banda No WTO Combo, formada por Jello Biafra e pelo guitarrista dos Soundgarden, Tim Tayil. Em 2002 formou os Eyes Adrift com o baterista, ex-Sublime, Bud Gaugh e o guitarrista dos Meat Puppets, Curt Kirkwood. A banda desintegrou-se pouco tempo depois de lançar o album homónimo.

Em 2005 Krist chegou a anunciar, em 2005, mas foi apenas uma promessa nunca realizada, mostrando o seu bom lado político.

Em 2006, tornou-se apresentador de um programa semanal de rádio da emissora comunitária KMUN. Dá-se pelo nome artístico de "DJ K-No", mas nem sempre vai para o ar todas as semanas.

Também em 2006, Krist voltou como baixista dos Flipper, substituindo o antigo músico Bruno "DeSmartass".


Os Nirvana tinham lá no fundo, bem escondido, um guedelhudo, de nome Dave Grohl, um camarada que tocava bateria e de vez em quando se fazia ouvir como segunda voz.

Com a morte de Cobain e a extinção dos pais do Grunge, nasceram os Foo Fighters e foi aí que o mundo se apercebeu do talento do ex-baterista.


Os Foo Fighters são compostos actualmente por Dave Grohl, no micro e na guitarra, Taylor Hawkins, na bateria, Nate Mendel, no baixo, e Chris Shiflett na guitarra.

Em 1995 lançaram o álbum homónimo, seguindo-se The Colour And The Shape, em 97, dois anos depois saiu para o mercado There Is Nothing Left To Lose, já em 2002 saiu One By One, em 2005 foi a vez de editarem In Your Honour e no ano seguinte Skin And Bones reuniu alguns dos melhores temas da banda até então.


2007 trouxe ao público Echoes, Silence, Patiente & Grace e trouxe também a confirmação de que Grohl e seus comparsas não são capazes de fazer má música.


OsFoo são daquelas bandas que fazem um álbum inteiro de boas músicas, várias delas muito boas e, melhor ainda, já o fazem desde o início da sua carreira, uma carreira que não é assim tão curta (com mais de uma década de existência) e repleta de bom som e de imenso talento.

E talento é coisa que não falta a Dave Grohl, aquele que seria o menos visível dos três Nirvana, o baterista e vocalista secundário que conseguiu, no primeiro álbum dos Foo Fighters, gravar a voz e todos os instrumentos editados!


Agora só quero que chegue o próximo, mas enquanto não chega vou deliciando os meus ouvidos com Echoes, Silence, Patiente & Grace...e todos os anteriores que não me canso de ouvir.



FOI PROFUNDO!

1 comentário:

sara disse...

ola! vim aqui parar e li ate ao fim, obrigada, nao conhecia o historial do Krist. E sou, aliás, fã incondicional do Dave:)

keep on!

Dispenso...

Porque tudo o que é dito é dispensável...
Porque tudo o que é escrito é dispensável...

Este é um blog onde se fala a sério e se brinca.
Quem não goste de ironia ou sarcasmo que feche esta página rapidamente!
Aqui ninguém tem razão.
Eu não pretendo estar certo, pretendo observar e pretendo fazê-lo de uma forma atenta e crítica...de uma forma dispensável.

Dispenso...um blog dispensável.

pessoas já dispensaram um tempinho para dar uma espreitadela