segunda-feira, setembro 13, 2004

To praxis or not to praxis

Estão aí os caloiros!!!!
A academia rejubila! Os agora semiputos(aqueles que foram caloiros no ano transacto, segundo a praxe coimbrã) preparam-se para a vingança!
Mas não é sobre isso que venho aqui dissertar.
Trago aqui à "discussão" em versão monólogo a questão de ser pela praxe ou ser anti-praxe.
O que é a Praxe? Teoricamente é uma tradição que visa integrar os recém-chegados...que envolve algumas subtis "torturas" dos chamados "animais".
Mas o que distingue a praxe de Coimbra das restantes?
Regras! Estas regras estão estipuladas no Código da Praxe ("Dura Praxis Sed Praxis"). São regras que protegem os caloiros de eventuais abusos dos denominados Doutores (gajos com mais de uma matrícula na Universidade de Coimbra) que estejam mais "entusiasmados" e que podem "sem querer" pôr em perigo a integridade fisíca dos caloiros ou lembrar-se de práticas que sejam humilhantes para os mesmos.
O que me deixa espantado é a atitude dos estudantes que se declaram anti-praxe. Estes senhores e senhoras não se contentam em se distanciar da Praxe, não usando o traje e não aderindo às praxes. Eles gostam bastante de presentear os estudantes trajados com bocas FOLEIRAS, insultos e, por vezes, baldes de água, tomates, ovos e outros sempre agradáveis projecteis... Mas quando se trata de alinhar em festas ligadas à mesma Praxe, como são exemplos a Festa das Latas e a Queima das Fitas eles estão la batidos!
É como se todos os que são anti-Comunismo estivessem sempre a manifestar-se contra esta ideologia mas fossem todos desbundar para a Festa do Avante, ou como se os elementos da Liga para a Defesa dos Animais se manifestassem contra as touradas mas fossem às festas de Barrancos, ou mesmo se os anti-aborto aparecessem numa festa/cocktail a bordo do Barco do Aborto...

FOI PROFUNDO!

Sem comentários:

Dispenso...

Porque tudo o que é dito é dispensável...
Porque tudo o que é escrito é dispensável...

Este é um blog onde se fala a sério e se brinca.
Quem não goste de ironia ou sarcasmo que feche esta página rapidamente!
Aqui ninguém tem razão.
Eu não pretendo estar certo, pretendo observar e pretendo fazê-lo de uma forma atenta e crítica...de uma forma dispensável.

Dispenso...um blog dispensável.

pessoas já dispensaram um tempinho para dar uma espreitadela