quinta-feira, abril 23, 2009

A Rainha de Sabá

Ontem o comando funcionou e dei por mim a ver o telejornal da TVI.
Às vezes dá-me uma coisinha má e vejo-o mas ontem havia algo que requeria a minha atenção.

José Eduardo Moniz ia, provavelmente - mesmo muito provavelmente - reagir às palavras de José Sócrates em entrevista à RTP no dia anterior. Segundo o primeiro-ministro 

""O telejornal daTVI das sextas-feiras não é um telejornal, mas sim uma caça ao homem".

Ui que mentiroso que o Sócrates é!

É, não é?

Segundo José Eduardo Moniz, o PM usou um tom pouco próprio para o cargo que usa e o jornalismo da TVI é caracterizado pelo rigor e isenção. Moniz elogiou ainda o jornalismo de investigação do seu canal.

Gargalhada total!

Em primeiro lugar, a reacção de Moniz é feita enquanto director geral da estação e enquanto marido da visada, Manuela Moura Guedes.

Acho que não estou a dizer nenhuma mentira se afirmar que Manuela Moura Guedes se comporta como a mulher do merceeiro enquanto apresenta o noticiário das noites de sexta.

Não?

Então ela não se comporta como a mulher do merceeiro? 
Vai aviando os fregueses na caixa enquanto fala mal do presidente da câmara, do carteiro, do canalizador, do serviço demorado no centro de saúde, do médico que anda enrolado com a filha da prima do vizinho de uma senhora que ela conhece, enquanto conta que ouviu dizer que, no bairro onde ela mora, o sobrinho de uma senhora que vende bolos para fora saiu da prisão e anda a roubar vivendas e é suspeito de ter morto com 456 facadas um senhor de idade... etc.

Ora, com isto quero dizer quatro coisas sobre o jornalismo de rigor e isenção da TVI às sextas-feiras à noite.

1 - as três palavras estão desadequadas: jornalismo, rigor, isenção.

2- Jornalismo?
Considerar que a Manuela Moura Guedes está a fazer jornalismo é considerar que o Bruno Paixão e o Olegário Benquerença são bons árbitros. Que é o mesmo que dizer que todos vemos que eles são maus árbitros menos quem manda na arbitragem. E o resto entenda quem quiser.

3- Rigor? 
Engraçado. Desde quando é que a TVI deixou de ser responsável pela maior parte dos boatos em forma de notícia que saem para a opinião pública? 
Desde quando é que a TVI deixou de lançar como notícia suposições? 
Desde quando é que a TVI deixou de fazer aquilo a que Moniz chama jornalismo de investigação? Sim, é que quando se investiga só se devem revelar os factos no final dessa mesma investigação, depois de estarem confirmados, comprovados. Aquilo que a TVI faz é pegar em qualquer pista e lançar para a praça pública como notícia. 
Rigor? 
Onde?

4- Isenção? 
Realmente, não se pode acusar Moniz de não ter um sentido de humor apurado. 
Pegando no que estava a dizer no segundo ponto, Manuela Moura Guedes acha realmente que presta um grande serviço, um serviço como jornalista. 
Segundo aquilo que me ensinaram durante a licenciatura em Jornalismo, o jornalista deve reger-se pelo Código Deontológico, mas acredito que A MMG nunca tenha ouvido sequer falar de tal coisa.
Basta começar a ler o código para perceber o que estou a dizer.
Há um exemplo muito simples que se pode dar. 
Há cerca de mês e meio, o noticiário da MMG levou perto de 40 minutos com notícias a "malhar" em José Sócrates. 
Que o canal Benfica ocupe 40 minutos a falar do Mantorras ainda dá para compreender, mesmo achando estranho tanta atenção sobre um jogador, agora a TVI dedicar 40minutos ao primeiro-ministro? 
Se isso não significa nada, vou ali e já volto.

Ainda dentro desse exemplo, basta notar que MMG não gosta de informar. 
Gosta de meter sempre a sua colherada. Dá a notícia e comenta. 
É o que dá ser a primeira-dama...

Há algumas semelhanças entre MMG e a Rainha de Sabá

De acordo com a Torá e o Velho Testamento, a rainha da terra de Sabá (cujo nome não é mencionado) teria ouvido sobre a grande sabedoria do rei Salomão de Israel, e viajado até ele com presentes de especiarias, ouro, pedras preciosas, e belas madeiras, pretendendo testá-lo com suas perguntas, como está registrado no Primeiro Livro de Reis (10:1-13) (relato copiado posteriormente no Segundo Livro de Crônicas, 9:1-12).
O relato prossegue apontando a rainha como maravilhada pela grande sabedoria e riqueza do rei Salomão, e pronunciando uma benção sobre a divindade do rei. Salomão respondeu, por sua vez, com presentes e "tudo o que ela desejou"

O Alcorão, texto religioso central do islã, nunca menciona a rainha de Sabá por seu nome, embora as fontes árabes a chamem de Balqis ou Bilqis. O relato corânico é similar àquele da Bíblia; a narrativa conta como Salomão recebeu relatos de um reino governado por uma rainha cujo povo venerava o Sol. Ele enviou uma carta, convidando-a a visitá-lo e discutir sobre a sua divindade, relatada como sendo Alá), o Senhor dos Mundos (Alamin) no texto islâmico. Ela aceitou o convite e preparou enigmas para testar sua sabedoria e seu conhecimento. Então, um dos ministros de Salomão (que tinha conhecimento do "Livro") propôs trazê-lo o trono de Sabá "num piscar de olhos".

Veja-se a forma como Moniz permite que MMG faça e diga o que quer e bem lhe apetece na apresentação do noticiário.
Vejam-se as questões que MMG dirige aos seus convidados, sejam eles convidados pontuais, sejam eles Marcelo Rebelo de Sousa, Miguel Sousa Tavares ou Vasco Pulido Valente.
Veja-se a forma como ela opina a torto e a direito, esquecendo-se do seu dever de INFORMAR de forma IMPARCIAL e apoiada apenas em FACTOS.

Nota: Não é isto uma defesa das palavras de José Sócrates nem um ataque às palavras de José Eduardo Moniz. É um mero comentário que resulta das palavras de um e do outro.


FOI PROFUNDO!

1 comentário:

Pall Mall disse...

Que tal... excelente? Por fim, alguém que diz o que tem a dizer sobre a MMG e o seu "jornal" das sextas-feiras. E de facto, nesse dia, eu tento fugir da TV em minha casa o mas longe possivel, e tento persuadir os meus pais que há vida para além desse "telejornal".

Que tristeza...

E sou como tu: não defendo o PM. Pode até ter culpas no cartório, mas acho que a TVI abusa e coloca a nossa profissão na lama!

Dispenso...

Porque tudo o que é dito é dispensável...
Porque tudo o que é escrito é dispensável...

Este é um blog onde se fala a sério e se brinca.
Quem não goste de ironia ou sarcasmo que feche esta página rapidamente!
Aqui ninguém tem razão.
Eu não pretendo estar certo, pretendo observar e pretendo fazê-lo de uma forma atenta e crítica...de uma forma dispensável.

Dispenso...um blog dispensável.

pessoas já dispensaram um tempinho para dar uma espreitadela