Há palavras para descrever o que vão ver nos próximos vídeos?
Acho que não...
FOI PROFUNDO!
quinta-feira, fevereiro 28, 2008
Um Pingo "amargo"

Voltando ao tema do último post, estava hoje a ver televisão e tive de levar com a publicidade ao Pingo Doce. "Basta" dizem eles. Eu também concordo.
BASTA!
Estou farto.
É que chateia o mais paciente!
Desta vez vou falar apenas de um detalhe.
Não é que os senhores do Pingo Doce resolveram meter a Rita Blanco a dizer que está farta de "organizar" os papéis de desconto????
Impressionante!
Organizar papéis de desconto??
Parece que estamos a falar de uma imensidão de papelinhos!
Eu olho para a Rita Blanco e digo para os meus botões que a senhora não deve gastar muito em comida e também não deve gastar muito em produtos de beleza.
E como actriz também não deve ganhar muito, por isso presumo que não tenha um casarão imenso que precise de muitos produtos de limpeza.
E, uma vez que é actriz e não caixeiro viajante, presumo também que não seja menina de viajar muito.
Ou seja, em que raio é que ela gasta tanto dinheiro no super ou hipermercado que lhe dê uma imensidão de papéis a ponto de precisarem de organização?
É que os papéis de desconto são são atribuídos para compras acima de um determinado valor, normalmente são papéis de desconto em combustível (no caso do Continente, os descontos em combustível dão direito a descontos em compras depois de abaster a viatura mas mesmo assim são válidos pelo período de um mês, se bem me recordo), por isso é que me custa crer que a Rita Blanco tenha assim tantos descontos.
Como se já não bastasse a imensidão de anúncios parvos e de anúncios que se aproveitam do ser humano ser parvo, agora ainda nos querem fazer de mais parvos do que, por vezes, conseguimos ser!
BASTA!
Estou farto.
É que chateia o mais paciente!
Desta vez vou falar apenas de um detalhe.
Não é que os senhores do Pingo Doce resolveram meter a Rita Blanco a dizer que está farta de "organizar" os papéis de desconto????
Impressionante!
Organizar papéis de desconto??
Parece que estamos a falar de uma imensidão de papelinhos!
Eu olho para a Rita Blanco e digo para os meus botões que a senhora não deve gastar muito em comida e também não deve gastar muito em produtos de beleza.
E como actriz também não deve ganhar muito, por isso presumo que não tenha um casarão imenso que precise de muitos produtos de limpeza.
E, uma vez que é actriz e não caixeiro viajante, presumo também que não seja menina de viajar muito.
Ou seja, em que raio é que ela gasta tanto dinheiro no super ou hipermercado que lhe dê uma imensidão de papéis a ponto de precisarem de organização?
É que os papéis de desconto são são atribuídos para compras acima de um determinado valor, normalmente são papéis de desconto em combustível (no caso do Continente, os descontos em combustível dão direito a descontos em compras depois de abaster a viatura mas mesmo assim são válidos pelo período de um mês, se bem me recordo), por isso é que me custa crer que a Rita Blanco tenha assim tantos descontos.
Como se já não bastasse a imensidão de anúncios parvos e de anúncios que se aproveitam do ser humano ser parvo, agora ainda nos querem fazer de mais parvos do que, por vezes, conseguimos ser!
FOI PROFUNDO!
quarta-feira, fevereiro 06, 2008
Dêem-me um descontão!
Antes era aquela história de ser tão fácil como encontrar um trevo na tromba de um elefante, agora os senhores do Pingo Doce meteram umas actrizes a fazerem um bonito discurso.
Sim, porque os papelinhos dos descontos confundem o consumidor e enganam!
Sim, porque o tuga não sabe fazer contas!
Sim, porque o zé povinho acaba por pagar mais porque quer comprar coisas em promoções mas precisa de outras que estão mais caras.
Sim, porque os papelinhos dos descontos confundem o consumidor e enganam!
Sim, porque o tuga não sabe fazer contas!
Sim, porque o zé povinho acaba por pagar mais porque quer comprar coisas em promoções mas precisa de outras que estão mais caras.

Sim, porque o bom português não sabe ou não pode ir a mais que um lugar comprar as coisas. Até porque se fizermos a experiência, ao fim-de-semana podemos ir a qualquer grande superfície e está tudo à pinha!
Portanto, o tuga não é alérgico a hipermercados, é viciado!
E a publicidade na rádio? CREDO!
Descontinho? Descontinho? Descontinho?
E um murrozinho nos dentes?
Aquilo a mim só me dá vontade de punir quem paga o anúncio e me obriga a ficar quase sem tímpanos e me esgota a paciência!
Não vou ao Pingo Doce! Não vou, não vou e não vou!
VIVÓ LIDL!
E as suas bolachinhas que engordam à parva!
E o seu ice tea que é só corantes!
E as azeitonas pretas que custam tuta e meia!
E os pacotes grandes de M&Ms!
E o gelado de chocolate com raspas!
E o fiambre que ja vem redondinho para colocar no pão de forma!
FOI PROFUNDO!
Élvio, o rei!
Acudam! Acudam!
Então não é que o pobre o Élvio foi enxovalhado na Antena3 pelo Nuno Markl?
Bad dog!
Pelos vistos o miúdo do cabelo oxigenado foi "alvo de uma crítica gramatical".
E como toda a acção tem uma reacção, a agente/manager do Élvio Santiago resolveu dar uma conferência de imprensa:
O que acabaram de ver é algo de magnífico.
Não só a senhora é pouco iluminada a ponto de estar constantemente a virar-se para o seu lado menos favorável, mostrando que houve ali "um ou dois jogadores que sairam da barreira"; ainda consegue ser entrevistada por um artista qualquer que acha que a voz de falsete ainda tem alguma piada nos dias que correm (e que só ouve pimba quem apanha couves para dar de comer aos coelhos), entrevista essa que constitui uma conferência de imprensa (hilariante) e daquelas boas, onde até existe uma câmara, só que está fixa e só se ve a falsa loira e ouve-se a voz parola de quem entrevista e ouve-se também o espírito do Élvio, como quem diz "Élvio is not dead!".
Isto de convocar uma conferência de imprensa e pedir ao filho para emprestar a câmara de vídeo e pedir ao primo para fazer uma voz estúpida, dar-lhes as perguntas para as quais já foram treinadas as respostas, é algo bastante inteligente.
Só é pena que tenham sido algo mal treinado.
Pegando só em alguns pontos:
1. realmente há muitos portugueses no orkut, eu próprio estou registado e tenho lá os amigos que fiz quando morei em Salvador, mas isso não invalida que seja um universo demasiado restrito a ponto de ser desconhecido de uma enorme percentagem da população lusa...
2. deletar vem do inglês delete, é um facto, só que a senhora e os seus companheiros de conferência que percebem tanto do acordo ortográfico parecem deixar passar um detalhe importante. Deletar é usado inclusivamente nos programas da microsoft traduzidos para português do Brasil. A palavra deletar vem de delete e já foi absorvida pelo léxico de terras de Vera Cruz...
3. aqueles diálogos entre a Alice Ferreira e a Dona Almira são algo de tão artificial e mal interpretado como as fintas do Luis Filipe na ala direita do Benfica ou como as actuações dos garotos novos das telenovelas da TVI... "scrap? crepe? piadinhas à malucos do riso...
4. dizer que o Élvio não é Pimba é o mesmo que estar a acabar com a carreira do fedelho! Das duas uma, ou querem fazer dele uma fenómeno do tipo Excesso ou DZRT (e o miúdo além de não ter voz ainda consegue ter alguém a escrever para ele que regurgita letras estapafúrdias que são ainda piores que as dos grupos referidos anteriormente) ou então metem o rapazinho nos escaparates entre o Saul Ricardo e o Nel Monteiro (e a qualidade duvidosa das letras e a imagem foleira do artista apontam para um sucesso retumbante!)... Estar a dizer que o Élvio não é Pimba é o mesmo que dizer que o Pinto da Costa não é do Porto!
A culpa disto sabem de quem é?
É dos defensores da não despenalização do aborto!
É do professor Marcelo.
É de quem vendeu a câmara à loira falsa sem manual de instruções.
Se os defensores do "Não" à despenalização do aborto não têm gravado o vídeo que colocaram no youtube; se o professor Marcelo não tem aceite o convite; se a câmara de filmar trouxesse instruções que permitissem à loira pedir ao filho para virar a câmara sempre que falasse o Élvio; não teríamos levado com este material do mais rasca que já apareceu no youtube!
FOI PROFUNDO!
Então não é que o pobre o Élvio foi enxovalhado na Antena3 pelo Nuno Markl?
Bad dog!
Pelos vistos o miúdo do cabelo oxigenado foi "alvo de uma crítica gramatical".
E como toda a acção tem uma reacção, a agente/manager do Élvio Santiago resolveu dar uma conferência de imprensa:
O que acabaram de ver é algo de magnífico.
Não só a senhora é pouco iluminada a ponto de estar constantemente a virar-se para o seu lado menos favorável, mostrando que houve ali "um ou dois jogadores que sairam da barreira"; ainda consegue ser entrevistada por um artista qualquer que acha que a voz de falsete ainda tem alguma piada nos dias que correm (e que só ouve pimba quem apanha couves para dar de comer aos coelhos), entrevista essa que constitui uma conferência de imprensa (hilariante) e daquelas boas, onde até existe uma câmara, só que está fixa e só se ve a falsa loira e ouve-se a voz parola de quem entrevista e ouve-se também o espírito do Élvio, como quem diz "Élvio is not dead!".
Isto de convocar uma conferência de imprensa e pedir ao filho para emprestar a câmara de vídeo e pedir ao primo para fazer uma voz estúpida, dar-lhes as perguntas para as quais já foram treinadas as respostas, é algo bastante inteligente.
Só é pena que tenham sido algo mal treinado.
Pegando só em alguns pontos:
1. realmente há muitos portugueses no orkut, eu próprio estou registado e tenho lá os amigos que fiz quando morei em Salvador, mas isso não invalida que seja um universo demasiado restrito a ponto de ser desconhecido de uma enorme percentagem da população lusa...
2. deletar vem do inglês delete, é um facto, só que a senhora e os seus companheiros de conferência que percebem tanto do acordo ortográfico parecem deixar passar um detalhe importante. Deletar é usado inclusivamente nos programas da microsoft traduzidos para português do Brasil. A palavra deletar vem de delete e já foi absorvida pelo léxico de terras de Vera Cruz...
3. aqueles diálogos entre a Alice Ferreira e a Dona Almira são algo de tão artificial e mal interpretado como as fintas do Luis Filipe na ala direita do Benfica ou como as actuações dos garotos novos das telenovelas da TVI... "scrap? crepe? piadinhas à malucos do riso...
4. dizer que o Élvio não é Pimba é o mesmo que estar a acabar com a carreira do fedelho! Das duas uma, ou querem fazer dele uma fenómeno do tipo Excesso ou DZRT (e o miúdo além de não ter voz ainda consegue ter alguém a escrever para ele que regurgita letras estapafúrdias que são ainda piores que as dos grupos referidos anteriormente) ou então metem o rapazinho nos escaparates entre o Saul Ricardo e o Nel Monteiro (e a qualidade duvidosa das letras e a imagem foleira do artista apontam para um sucesso retumbante!)... Estar a dizer que o Élvio não é Pimba é o mesmo que dizer que o Pinto da Costa não é do Porto!
A culpa disto sabem de quem é?
É dos defensores da não despenalização do aborto!
É do professor Marcelo.
É de quem vendeu a câmara à loira falsa sem manual de instruções.
Se os defensores do "Não" à despenalização do aborto não têm gravado o vídeo que colocaram no youtube; se o professor Marcelo não tem aceite o convite; se a câmara de filmar trouxesse instruções que permitissem à loira pedir ao filho para virar a câmara sempre que falasse o Élvio; não teríamos levado com este material do mais rasca que já apareceu no youtube!
FOI PROFUNDO!
quinta-feira, janeiro 31, 2008
Oh Élvio, oh Élvio, Badajoz à vista...
Eu não sei o que se passa com a juventude dos dias de hoje mas que tenho medo isso tenho.
O Élvio Santigado (vide o Hi5 do mocinho) é um puto de 17 anos que oxigenou o cabelo e quer ser o Tony Carreira quando for grande e deixar de largar coisas maradas no cabelo.
O miúdo é "artista" e tem pelo menos uma música muito "bonita".
Como se pode ver na foto que se segue, o jovem cantor tem imensas fãs e as medidas de segurança são apertadas...
O Élvio Santigado (vide o Hi5 do mocinho) é um puto de 17 anos que oxigenou o cabelo e quer ser o Tony Carreira quando for grande e deixar de largar coisas maradas no cabelo.
O miúdo é "artista" e tem pelo menos uma música muito "bonita".
Como se pode ver na foto que se segue, o jovem cantor tem imensas fãs e as medidas de segurança são apertadas...

"HEY! PSIU! Tudo atrás da fita vermelha dos embrulhos de Natal!"
Esta juventude está perdida...
FOI PROFUNDO!
quarta-feira, janeiro 30, 2008
Elucidem-me por favor...
Hoje é o dia do Sportng X Penafiel, jogo que vai ser transmitido pela Sporttv.

O engraçado da questão é a promoção que está a ser feita no canal desportivo.
Diz uma voz: "ao Sporting basta a vitória".
Hum...
Basta a vitória...
Engraçado, pensei que o melhor resultado possível num jogo de futebol seria a vitória.
Ainda se fosse algo do género "basta uma derrota por menos de X golos" ou "basta um empate", mas não, o que é dito é que basta uma vitória.
É como dizer que para o Sporting ou o Benfica serem campeões "bastava" comprarem o Kaká ou o Ronaldinho...
FOI PROFUNDO!

O engraçado da questão é a promoção que está a ser feita no canal desportivo.
Diz uma voz: "ao Sporting basta a vitória".
Hum...
Basta a vitória...
Engraçado, pensei que o melhor resultado possível num jogo de futebol seria a vitória.
Ainda se fosse algo do género "basta uma derrota por menos de X golos" ou "basta um empate", mas não, o que é dito é que basta uma vitória.
É como dizer que para o Sporting ou o Benfica serem campeões "bastava" comprarem o Kaká ou o Ronaldinho...
FOI PROFUNDO!
sábado, janeiro 26, 2008
Morreu como um animal?
Há coisas levadas da breca!
Não é que hoje estava a ver o noticiário e estavam a falar do idoso que morreu no serviço de urgência do Hospital de Aveiro e uma familiar afirmou diante das câmaras que o senhor "morreu como um animal".
Vamos por partes. O idoso era um homem, logo, era um animal...racional.
Partindo do princípio que a senhora queria dizer que o senhor teria morrido como um animal irracional, julgo que não deixam entrar animais (irracionais) nos hospitais.(rimou...)
Muito menos se vê um cão ou um gato ou um hamster ou um papagaio ou um leão ou uma avestruz ou um elefante ou um hipopótamo ou uma gazela mortos com uma maca em cima num hospital.
Já agora... Se a senhora não queria que ele morresse como um animal queria o quê? Que ele morresse como uma planta?

"Olha...murchou!"
FOI PROFUNDO!
p.s. humor negro...pede-se perdão a quem não tem estômago para este tipo de humor.
segunda-feira, janeiro 21, 2008
Legendar segundo os fusos horários
Notei algo interessante trabalhei/estagiei num canal de televisão português.
Todas as declarações (Vivos) recebidos em língua estrangeira tinham um texto a acompanhar vindo na língua original, caso fosse o inglês, francês ou espanhol, ou traduzido para inglês.
Há pouco estava a ver uma série (Everwood) e um senhor diz para um jovem: "I'll meet you tomorrow at three o'clock", o que foi prontamente traduzido para "Encontro-te amanhã às quatro horas".
Muito bem...
Fiquei então com a ligeira impressão de que havia um engano na tradução.
Ou talvez não.
Talvez quem tenha traduzido estivesse numa cidade num outro fuso horário, especificamente a uma hora de distância...

FOI PROFUNDO!
Todas as declarações (Vivos) recebidos em língua estrangeira tinham um texto a acompanhar vindo na língua original, caso fosse o inglês, francês ou espanhol, ou traduzido para inglês.
Há pouco estava a ver uma série (Everwood) e um senhor diz para um jovem: "I'll meet you tomorrow at three o'clock", o que foi prontamente traduzido para "Encontro-te amanhã às quatro horas".
Muito bem...
Fiquei então com a ligeira impressão de que havia um engano na tradução.
Ou talvez não.
Talvez quem tenha traduzido estivesse numa cidade num outro fuso horário, especificamente a uma hora de distância...

FOI PROFUNDO!
sexta-feira, janeiro 18, 2008
Queixem-se do futebol português
Não me alongarei muito neste post.
É sobre um acontecimento já passado há uns tempinhos e que teve tempo de antena em toda a comunicação social.
Por mais corrupção que possa haver no futebol português, acho que isto nunca se viu por terras lusas...
FOI PRÓ FUNDO das redes!
É sobre um acontecimento já passado há uns tempinhos e que teve tempo de antena em toda a comunicação social.
Por mais corrupção que possa haver no futebol português, acho que isto nunca se viu por terras lusas...
FOI PRÓ FUNDO das redes!
Por falar em perseguição...
Eu juro que não tenho nada contra as loiras...
...mas parece coincidência que eu consiga encontrar logo duas belas referências à mítica lenda da "loira distraída" em tão pouco tempo.
Será que alguém pode ser assim tão..."distraído?
iPod pode...
FOI PROFUNDO!
...mas parece coincidência que eu consiga encontrar logo duas belas referências à mítica lenda da "loira distraída" em tão pouco tempo.
Será que alguém pode ser assim tão..."distraído?
iPod pode...
FOI PROFUNDO!
terça-feira, janeiro 15, 2008
Sabe mais do que o cabo de uma vassoura?
Acho que já toda a gente viu ou ouviu falar daquele programa "Sabe mais que uma criança de dez anos?", apresentado em Portugal pelo treinador do Arouca.
As imagens que se seguem são de uma atrocidade que faz chorar as pedras da calçada.
Pior que ser ignorante só mesmo apregoá-lo da forma que a jovem o faz.
Note-se a calma do apresentador...
Depois dizem que as loiras são burras.
Esta menina não ajudou muito a quebrar essa imagem.
FOI PROFUNDO!
As imagens que se seguem são de uma atrocidade que faz chorar as pedras da calçada.
Pior que ser ignorante só mesmo apregoá-lo da forma que a jovem o faz.
Note-se a calma do apresentador...
Depois dizem que as loiras são burras.
Esta menina não ajudou muito a quebrar essa imagem.
FOI PROFUNDO!
quarta-feira, janeiro 09, 2008
Jornalismo Online = Jornalismo Descuidado?
Parece-me demasiado normal que ocorram tantas "gaffes" nas notícias publicadas online.
É inegável que hoje em dia esteja banalizada a ideia de que se carrega numa tecla e a palavra saia com um erro...
Isso eu até compreendo já o senti na pele.
Mas será que é compreensível que se leia na página de um jornal desportivo algo do género:
"Spurs perdem a cabeça por Nani. TOTTENHAM OFERECE 25 MILHÕES DE EUROS" (título e subtítulo) e depois no corpo da notícia se leia "O Tottenham ofereceu 25 milhões de euros pelo passe do extremo português do Manchester United Nani.". Não sei mas acredito que se não têm mais detalhes TALVEZ devessem encontrar alguns ou não escreviam nada...
Mais recentemente, dei de caras com uma outra notícia na página de um jornal concorrente em que, depois do texto em português, vinha praticamente o mesmo mas em francês. Ou seja, o jornalista fez algo muito comum hoje em dia...traduziu um "feed" que lhe terá chegado de uma agência ou de um jornal estrangeiro, só que deixou "as provas do crime".
Distracção? Desleixo?
A verdade é que o jornalismo online tem destas coisas, é banal encontrarmos estes erros, estas gaffes na maioria dos sítios dos jornais, mas não se perdia nada se houvesse um pouco mais de cuidado no que se faz.
FOI PROFUNDO!
Há qualquer coisa estranha com os homens do Direito...
No último ano da minha licenciatura, tive como professor o actual bastonário da ordem dos advogados.

António Marinho Pinto, na sua versão ainda com suspensórios e muito gel, leccionava a cadeira de Direito da Comunicação.
Durante as suas aulas proferiu as seguintes palavras: "A vossa ingorância não é digna da minha inteligência".
Um momento menos feliz de um professor que até consegue ser cativante.
Talvez achem que isto não se diz. E eu concordo.
Mas descobri recentemente que há pior.

Gomes Canotilho, professor de direito da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, conseguiu igualar e talvez até ultrapassar Marinho Pinto.
Segundo várias fontes, o ilustre professor afirmou ter as portas do seu gabinete sempre abertas para os alunos brasileiros. No entanto, caso os alunos fossem portugueses escusavam de aparecer porque não seriam recebidos.
O mesmo senhor que eu vi dizer a um jornal diário regional que “a Universidade de Coimbra está a ficar provinciana”. De facto, com professores assim é normal que os futuros alunos tenham tendência a fugir para outras cidades e universidades.
Sinceramente acho que os homens do Direito português têm uma visão um pouco distorcida do que pregam.
Portanto, direito à igualdade de tratamento é apenas algo que aparece no papel.
E direito à dignidade também é só da boca pra fora.
O estudante é ignorante e só tem direito a ser atendido pelo professor se for brasileiro...
Normal....para os senhores do Direito.
FOI PROFUNDO!
p.s. Estes senhores professores que ainda leccionam em Coimbra são responsáveis pela paragem no tempo que se pode observar na UC e pela má fama que esta vai adquirindo.
A falta de evolução e as mentalidades tacanhas de muito professor que por lá anda, aliadas à sobreposição dos interesses pessoais dos professores que deveriam fazer o seu máximo para formar com qualidade são os principais factores de desqualificação de uma instituição secular como a Universidade de Coimbra. Tenho dito!
p.s. Segundo o JN, a “Times Higer Education”, a Universidade de Coimbra foi classificada como a melhor de Portugal.
'taditos dos reformados
Se há algo que ouvimos recorrentemente são as queixas sobre o valor das reformas.
Aquela típica imagem do idoso que diz "oh minha senhora, eu tenho de viver com uma reforma de 22 contos e quintentos" ou "quer que eu faça o quê com uma reforma de 30 contos de reis?".
Sabemos que há muito boa gente que tem de sobreviver com uma reforma baixíssima e que, ao que consta, daqui a uns anos não haverá reformas para ninguém.
Mas será por causa destas reformas "mixurucas"?
Ou será por causa das reformas milionárias de certos senhores?
Quanto ganha de reforma um ex-gestor de uma empresa pública?
Sabem? Eu não sei...mas tenho uma ideia.
Ao que parece, o valor das reformas acompanha o valor dos vencimentos para que os reformados não tenham de prescindir do nível de vida que tinham enquanto trabalhavam.
Ou seja, se ganhava mal tem uma reforma má, se ganhava bem tem uma reforma boa (isto disto de uma forma demasiado simplista).
Tomemos como exemplo um reformado de nome Aníbal Cavaco Silva.

O pobre moço está reformado. (não sabiam? eu também só soube há pouco tempo)
Está reformado de Primeiro-Ministro e está reformado do Banco de Portugal.
E é Presidente da República.
Julgo não ser injusto se disser que o nobre senhor está a mamar em três tetas.
E faz muito sentido. O pobre Aníbal tem de manter o seu nível de vida.
Enquanto isso os rebeldes dos reformados que levam uma ninharia para casa no final do mês continuam a reivindicar o que não lhes pertence!
Falando muito a sério, que justificação se pode dar para este caso particular?
Então se Cavaco Silva está reformado e resolve voltar ao activo e trabalhar para o mesmo "patrão", o Estado português, que justificação existe para que continue a receber a reforma, ou, neste caso, as reformas?
É que não são meia dúzia de tostões!
Como há que há dinheiro para pagar reformas chorudas a uns e depois se fala em falência da Segurança Social para os outros?
Que raio de sistema é este que temos no nosso país?
E mais!
Porque razão temos gestores que são colocados, por exemplo na Caixa Geral de Depósitos, com base em critérios políticos e não de competência profissional, que são substituídos ao fim de poucos meses e passam a reformados, ganhando desta forma mais uma pipa de massa à conta dessas reformas?
Que raio de país é este?
Coitadinhos dos reformados como o Aníbal!
FOI PROFUNDO!
Aquela típica imagem do idoso que diz "oh minha senhora, eu tenho de viver com uma reforma de 22 contos e quintentos" ou "quer que eu faça o quê com uma reforma de 30 contos de reis?".
Sabemos que há muito boa gente que tem de sobreviver com uma reforma baixíssima e que, ao que consta, daqui a uns anos não haverá reformas para ninguém.
Mas será por causa destas reformas "mixurucas"?
Ou será por causa das reformas milionárias de certos senhores?
Quanto ganha de reforma um ex-gestor de uma empresa pública?
Sabem? Eu não sei...mas tenho uma ideia.
Ao que parece, o valor das reformas acompanha o valor dos vencimentos para que os reformados não tenham de prescindir do nível de vida que tinham enquanto trabalhavam.
Ou seja, se ganhava mal tem uma reforma má, se ganhava bem tem uma reforma boa (isto disto de uma forma demasiado simplista).
Tomemos como exemplo um reformado de nome Aníbal Cavaco Silva.

O pobre moço está reformado. (não sabiam? eu também só soube há pouco tempo)
Está reformado de Primeiro-Ministro e está reformado do Banco de Portugal.
E é Presidente da República.
Julgo não ser injusto se disser que o nobre senhor está a mamar em três tetas.
E faz muito sentido. O pobre Aníbal tem de manter o seu nível de vida.
Enquanto isso os rebeldes dos reformados que levam uma ninharia para casa no final do mês continuam a reivindicar o que não lhes pertence!
Falando muito a sério, que justificação se pode dar para este caso particular?
Então se Cavaco Silva está reformado e resolve voltar ao activo e trabalhar para o mesmo "patrão", o Estado português, que justificação existe para que continue a receber a reforma, ou, neste caso, as reformas?
É que não são meia dúzia de tostões!
Como há que há dinheiro para pagar reformas chorudas a uns e depois se fala em falência da Segurança Social para os outros?
Que raio de sistema é este que temos no nosso país?
E mais!
Porque razão temos gestores que são colocados, por exemplo na Caixa Geral de Depósitos, com base em critérios políticos e não de competência profissional, que são substituídos ao fim de poucos meses e passam a reformados, ganhando desta forma mais uma pipa de massa à conta dessas reformas?
Que raio de país é este?
Coitadinhos dos reformados como o Aníbal!
FOI PROFUNDO!
domingo, dezembro 23, 2007
Maddie - o negócio do ano
Anedota : Dez crianças foram jogar às escondidas.
Como se chama a vencedora?
Madeleine...ainda ninguém a encontrou!
Tem graça?
Não tem?
Tudo depende da forma como cada um encara a vida.
No fundo esta piada (que, para alguns, não ter piada) serve para introduzir a minha visão da história da Maddie.

A menina desapareceu, surgiram diversas versões relacionadas com a explicação do desaparecimento da pequena e, durante um período de um a dois meses, o caso dominou a abertura dos telejornais e as capas dos jornais diários... e não foi apenas dos tablóides sensacionaistas, nem apenas exclusivo nacional.
A páginas tantas havia quase uma troca de mimos entre os jornais portugueses e os britânicos, uma questão de nacionalismos que teve como principais elementos de "interesse" a incompetência das autoridades portuguesas e os testes de ADN feitos em laboratórios ingleses que nunca ninguém soube onde foram feitos ou se foram feitos.
A páginas tantas dei com uma publicação que vinha com uma revista cor de rosa (cortar o cabelo tem estas benesses). Páginas e páginas sobre a evolução da história de Maddie.
Todos os dias surgiam e continuam a surgir novos relatos de alguém que viu a menina, de alguém que viu alguém com a menina...e tudo isto nos mais estranhos pontos do planeta.
E livros?
Em pouco tempo vi pelo menos 4 livros sobre a Maddie, sobre os pais da Maddie, sobre os amigos dos pais da Maddie e sobre o raio que o parta que tem a ver com a Maddie.
Os pais da Maddie também são umas pessoas impecáveis. Desde a ida ao Vaticano, os passeios pela Península Ibérica e campanhas de angariação de fundos para as buscas, os McCann andam por todo o lado a recolher dinheiro.
Isto, já para não falar em magos, bruxas, adivinhos, tarólogos e detectives privados que se multiplicam em promessas de encontrar a pequena Madeleine num prazo de X meses.
Maddie é um fenómeno económico fabuloso, uma fonte que gera receitas de uma forma vil e aproveitadora de uma tragédia que não sabemos se ja teve um desfecho ou se algum dia o vai ter ou até se algum dia alguém vai saber se teve um desfecho e qual foi.
Alguém quer saber o que aconteceu à pequenina loirinha? Acho que sim. Mas só mesmo aquelas pessoas que gastam o seu dinheirinho a comprar as revistas, jornais e os livros de quem apenas vê cifrões com a desgraça da menina britânica que já teve mais atenção em Portugal do que as restantes crianças desaparecidas no país até aos dias de hoje.
FOI PROFUNDO!
domingo, dezembro 02, 2007
A Bola...na trave
É por causa de situações como a que se segue que eu acho que falta fazer uma reforma na comunicação social (em geral) e no jornalismo (em particular).
Não é à toa que existe uma diferença entre ter uma licenciatura e não a ter.
Tudo bem que a maior parte das pessoas que dirigem as redacções, mesmo que não tenham um canudo, têm uma larga experiência... o que, nestes casos, acaba por não querer dizer nada.
Veja-se:

Muito lindo e com muita piada, não?
Quaresma leu a sina.
Quem lê a sina?
Os ciganos.
O Quaresma fez algo típico dos ciganos.
Ui...Estereótipos!
Sabem o que são?
Aquelas coisas com as quais devemos ter cuidado enquanto jornalistas...
Daqui a nada vão começar com títulos tipo
"Adu roubou-lhes a vitória"
Pois...é preto, logo é ladrão!
Ou melhor!
"Hussein rebentou com adversário bracarense"
Sim, porque ele é árabe e os árabes têm todos a mania de se fazerem explodir!
Em suma, na faculdade alertam-nos para o perigo de usar certas expressões discriminatórias (mesmo que a pessoa em causa tenha muito orgulho nas suas características particulares), algo que vemos de quando em vez ser usado nos noticiários (por exemplo) ou nos jornais: "o indivíduo de etnia cigana" "o alegado raptor é um emigrante de leste"...são expressões que não se devem usar. No máximo dos máximos descreve-se fisicamente, se for necessário alertar a população caso seja alguém a fugir das autoridades.
Agora esta do Quaresma foi a pura demonstração do que não se deve fazer.
Eu continuo a achar que devia haver uma reforma do jornalismo em Portugal, algo com pés e cabeça. Custa muito blindar a profissão? Ou será que ser jornalista é assim tão diferente de ser arquitecto? "Sabes desenhar? Toma lá um lápis e faz uma casa." É mais ou menos esta a grande barreira que tem de ser atravessada para se ser jornalista hoje em dia.
Que sentido faz ter licenciaturas a preparar e qualificar as pessoas se depois não existe o pré-requisito da licenciatura (em jornalismo) para se ser jornalista?
Porque não promover uma mudança e já? Porque não impôr algo do género "muito bem meus meninos, a partir deste ano só é jornalista quem tem o curso. Quem já está "dentro do circo" que fique, mas que se crie um "ano zero" a partir do qual se crie uma blindagem da profissão.
Digo eu...que sou licenciado em jornalismo e, como tal, suspeito.
FOI PROFUNDO!
segunda-feira, novembro 19, 2007
O dinheiro é como o Cristiano Ronaldo?
A publicidade do BES que tenta fazer a associação entre Ronaldo e o dinheiro acaba por ser um tiro no pé.
Diz o anúncio que "o dinheiro é como o Cristiano Ronaldo. Parado não rende".
Sugestão: mete o dinheiro no banco.
Hum...
Nesse caso, se o dinheiro é como o Cristiano Ronaldo, o Cristiano Ronaldo é como o dinheiro, se o BES diz para meter o dinheiro no banco e o Cristiano Ronaldo é como o dinheiro, então o BES diz para o Cristiano Ronaldo ir para o banco, porque é lá que ele rende. Mas no banco o Cristiano Ronaldo está parado!
Então afinal o Cristiano Ronaldo não rende parado, é como o dinheiro, o dinheiro rende no banco, mas o Cristiano Ronaldo no banco está parado e não rende...mas afinal rende. Ou então não rende.

Ooooops!
Olha o trocadilho escondido no trocadilho do BES!
FOI PROFUNDO!
Diz o anúncio que "o dinheiro é como o Cristiano Ronaldo. Parado não rende".
Sugestão: mete o dinheiro no banco.
Hum...
Nesse caso, se o dinheiro é como o Cristiano Ronaldo, o Cristiano Ronaldo é como o dinheiro, se o BES diz para meter o dinheiro no banco e o Cristiano Ronaldo é como o dinheiro, então o BES diz para o Cristiano Ronaldo ir para o banco, porque é lá que ele rende. Mas no banco o Cristiano Ronaldo está parado!
Então afinal o Cristiano Ronaldo não rende parado, é como o dinheiro, o dinheiro rende no banco, mas o Cristiano Ronaldo no banco está parado e não rende...mas afinal rende. Ou então não rende.

Ooooops!
Olha o trocadilho escondido no trocadilho do BES!
FOI PROFUNDO!
sexta-feira, novembro 16, 2007
Grandaaaaa cena!
Estas duas cenas do filme "The Man" são algo de brutalmente bem montado e com um humor delicioso.
Os actores são óptimos, Samuel L. Jackson (aquele rapazinho que entrou no Pulp Fiction, 51st State e mais uns quantos filmes de alta qualidade) e Eugene Levy (o papá de American Pie) e o jogo entre as duas cenas é hilariante.
Recomendo que vejam o filme.
FOI PROFUNDO!
Os actores são óptimos, Samuel L. Jackson (aquele rapazinho que entrou no Pulp Fiction, 51st State e mais uns quantos filmes de alta qualidade) e Eugene Levy (o papá de American Pie) e o jogo entre as duas cenas é hilariante.
Recomendo que vejam o filme.
FOI PROFUNDO!
quinta-feira, novembro 15, 2007
Olá Donaldeeee!
És daquelas pessoas que estão cansadas de associar a palavra ventríloquo a um velho chato com um pato na mão que mexe o bico enquanto se ouve alguém dizer "Olá Donaldeeeeee! Diz olá às pessoas!"?
Então o vídeo que eu encontrei no Youtube é uma lufada de ar fresco na tua vida de pessoa que pensava que essa arte estava perdida e maltratada.
O jovem em questão chama-se Jeff Dunham e, segundo soube, venceu dois prémios de ventríloquo do ano.
Recomendo que procurem mais vídeos do senhor no Youtube.
FOI PROFUNDO!
Então o vídeo que eu encontrei no Youtube é uma lufada de ar fresco na tua vida de pessoa que pensava que essa arte estava perdida e maltratada.
O jovem em questão chama-se Jeff Dunham e, segundo soube, venceu dois prémios de ventríloquo do ano.
Recomendo que procurem mais vídeos do senhor no Youtube.
FOI PROFUNDO!
terça-feira, outubro 23, 2007
Trocados na maternidade?
As trocas de bebés à nascença não serão um acontecimento muito comum, mas ao ver certas semelhanças entre algumas pessoas, às vezes eu pergunto-me...
Um caso é o do treinador da AS Roma, Luciano Spalletti, e Terry O'Quinn, o actor que encarna a personagem do estranho John Locke na série Lost/Perdidos.


FOI PROFUNDO!
Um caso é o do treinador da AS Roma, Luciano Spalletti, e Terry O'Quinn, o actor que encarna a personagem do estranho John Locke na série Lost/Perdidos.


FOI PROFUNDO!
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Dispenso...
Porque tudo o que é dito é dispensável...
Porque tudo o que é escrito é dispensável...
Este é um blog onde se fala a sério e se brinca.
Quem não goste de ironia ou sarcasmo que feche esta página rapidamente!
Aqui ninguém tem razão.
Eu não pretendo estar certo, pretendo observar e pretendo fazê-lo de uma forma atenta e crítica...de uma forma dispensável.
Dispenso...um blog dispensável.
Porque tudo o que é escrito é dispensável...
Este é um blog onde se fala a sério e se brinca.
Quem não goste de ironia ou sarcasmo que feche esta página rapidamente!
Aqui ninguém tem razão.
Eu não pretendo estar certo, pretendo observar e pretendo fazê-lo de uma forma atenta e crítica...de uma forma dispensável.
Dispenso...um blog dispensável.