sexta-feira, fevereiro 09, 2007

A crise quando nasce não é para todos

É cada vez mais ouvida a expressão "temos que apertar o cinto" ou "Os portugueses têm de fazer mais um esforço" ou mesmo "é preciso fazer alguns sacrifícios".
Isso é sinónimo de aumentos nos preços da electricidade e água, das taxas de juro, do preço dos combustíveis...
Agora, alguém me explica como é que os bancos têm lucros cada vez maiores ou como é que a PT tem cada vez mais dinheiro para nadar?




Lucros de bancos privados escapam à crise económica

Resultados das instituições financeiras no ano passado disparam face aos valores de 2004 Dinheiro gerado daria para pagar duas novas pontes como a Vasco da Gama

Os quatro maiores bancos privados a operar em Portugal registaram um crescimento médio dos lucros de 37%, no ano passado. A soma dos resultados líquidos das instituições financeiras ascende a 1,6 mil milhões de euros.
Ontem, foi a vez do banco Santander divulgar os resultados de 2005, à semelhança do que já haviam feito os outros bancos. E, seguindo a tendência do sector, o banco registou um crescimento de 26,8%.
Se, por mera e absurda hipótese académica, subisse ao poder um Governo que nacionalizasse a banca, à semelhança do que Vasco Gonçalves fez no pós-25 de Abril, o que poderia ser feito? Caso se optasse pela redistribuição pura e simples daquela riqueza, pela totalidade dos portugueses, cada residente do país receberia 154 euros.
Se a prioridade fosse para os transportes, o Governo poderia optar pela compra de 12 Boeing de longo-curso, pelo pagamento de metade do novo aeroporto da Ota, pela construção de duas novas pontes semelhantes à Vasco da Gama ou pelo pagamento das SCUT durante quase dois anos e meio.
Se houvesse uma crise energética, 1,6 mil milhões de euros poderiam assegurar o pagamento das importações de petróleo durante mais de três meses, tomando como referência o preço médio do barril em 2005.
Se a prioridade fosse a saúde, os lucros dos quatro maiores bancos dariam para pagar os custos de construção e exploração de três hospitais semelhantes ao que vai ser construído em Cascais, com capacidade de 250 camas, durante os próximos 30 anos.
Caso prevalecesse uma visão assistencialista, 1,6 mil milhões de euros dariam para pagar a totalidade dos subsídios de desemprego do país, durante este ano, segundo as previsões do Orçamento de Estado. Os lucros poderiam também assegurar o pagamento das pensões de velhice durante quase sete anos.
Segundo exercício os 1,6 mil milhões vão parar às mãos de um único privado, que ganharia nove vezes um jackpot do Euromilhões semelhante ao da semana passada. Opções não faltariam. O milionário poderia optar por comprar mil Ferraris FXX (apesar de a marca italiana só estar a programar uma produção de 20 unidades deste superdesportivo).
Ou poderia comprar quase uma rua inteira na zona mais rica de Manhattan, Nova Iorque, nos EUA em Upper East Side, onde as melhores mansões rondam os 25 milhões de euros, seria possível adquirir 65 residências de luxo. Mas o mais certo é que o multimilionário pusesse o dinheiro no banco.

Duas realidades diferentes

O aumento dos lucros do banco Santander Totta, e da banca em geral, contrastam com o desempenho da economia portuguesa, que, em 2005, cresceu apenas 0,2%. António Horta Osório, presidente-executivo do Santander, explica que a evolução positiva decorre do crescimento do volume de crédito a empresas e à habitação e da oferta de produtos de valor acrescentado. O gestor sublinha o facto de o banco ter conseguido manter os custos "sensivelmente estáveis" e o risco de crédito controlado. No início da semana, o presidente do BCP, Paulo Teixeira Pinto, já havia referido que o bom desempenho da banca estava ligada à competitividade do sector, que estaria entre os melhores da Europa. Contactado pelo JN, o economista Eugénio Rosa justifica a discrepância entre o país e a banca pelo facto, "já apontado pelo Banco de Portugal, de as instituições financeiras apostarem sobretudo em negócios com pouco risco e não no sector produtivo".

(Jornal de Negócios, 7 de Fevereiro de 2007)


Sonae não garante pagamento dos dividendos de 2006 da PT


A Portugal Telecom vai propor na assembleia geral de accionistas pagar um dividendo de 0,475 euros por acção referente ao exercício de 2006, um valor igual ao pago no ano passado. No entanto, este valor não está garantido caso a OPA da Sonaecom tenha sucesso.

A Portugal Telecom vai propor na assembleia geral de accionistas pagar um dividendo de 0,475 euros por acção referente ao exercício de 2006, um valor igual ao pago no ano passado. No entanto, este valor não está garantido caso a OPA da Sonaecom tenha sucesso.
Fonte da administração da Sonaecom disse ao Jornal de Negócios que a Portugal Telecom apresentou "resultados não auditados e, por isso, não terá qualquer valor formal". A mesma fonte acrescenta que "qualquer proposta que seja feita hoje [ontem] terá de ser submetida a uma assembleia geral". No caso de sucesso da oferta, "a assembleia geral de accionistas terá mais de metade dos votos que são da Sonaecom".
A Sonaecom comunicou à CMVM em Novembro do ano passado que caso a OPA que lançou sobre a PT em Fevereiro de 2006 venha a ser bem sucedida não irá distribuir dividendos aos seus accionistas, durante cinco ou mais anos. Quando questionado se a proposta de dividendos aplica-se também à remuneração ordinária relativa ao exercício de 2006, a mesma fonte afirma que "tudo aponta nesse sentido. O dividendo não é uma certeza.
Hoje qualquer proposta que a Sonaecom faça são com base em contas não auditadas e por isso não tem valor".
Na apresentação de resultados, a PT justificou a manutenção do dividendo com o facto da empresa ter um plano de distribuição de dividendos plurianual. O aumento da remuneração dos accionistas faz aliás parte da estratégia de defesa da Portugal Telecom em relação à OPA da Sonaecom.

(Jornal de Negócios, 10 de Fevereiro de 2007)
FOI PROFUNDO!

Valentim vota "Sim"

O diário 24 Horas revela hoje que o Major Valentim Loureiro tem dois filhos fora do casamento e que a mulher o perdoou quando este lhe fez a revelação e, mais ainda, que os jovens têm 21 e 19 anos e vão jantar "lá" a casa todas as semanas.



Além disso, o Major foi a um centro comunitário falar para miúdos e graúdos e disse que, ao contrário do que sucedeu no último referendo sobre a despenalização do aborto, desta feita vai votar "Sim".
E explicou porquê:



Atentem no detalhe do cartaz onde se pode ler "Evita a algazarra/que por vezes lá se instala/não sobrepondo o ruído/ao prazer que dá a fala" em contraste com o tom sempre "alto" da voz de Valentim Loureiro e nos pormenores "Manuel Alégricos" das rimas "Gondomar" e "votar" e "Valentim" com "Sim".
O Major deu em poeta...

FOI PROFUNDO!

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

São as abóboras, menina!

Eles voltaram!
As abóboras esmagadoras voltaram.
Billy Corgan reuniu as tropas e uns malucos de uns "tugas" quiseram aproveitar o regresso dos Smashing Pumpkins e já fizeram a reserva.
Esta foi a minha banda de eleição logo depois dos Guns N'Roses e dos Nirvana mas acabaram por falecer uns aninhos depois.
Cada um foi para seu lado mas o afastamento não foi irreversível.
Assim sendo, temos Smashing Pumpkins, Pearl Jam e Beasty Boys com Da Weasel em Lisboa de 8 a 10 de Junho.
Ver para crer.



FOI PROFUNDO!

Segura aqui...

Este é um daqueles posts em que não é necessário escrever nada:



FOI PROFUNDO!

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

A vida do feto

Quando os senhores que dizem que o feto é um ser humano e já tem vida e a vida da mulher não pode ser mais importante que a vida do feto...

...Será que eles estão à espera de chegar a casa e ter o jantar feito, a mesa posta e a roupa lavada pelo feto?





FOI PROFUNDO!

Curta e grossa

Nunca vos aconteceu estar a ver um daqueles comentadores consagrados na televisão e rezar para entrar um polícia americano e dizer:
"you have the right to remain silent"


FOI PROFUNDO!

Os três azares do Brasil

Portugal conseguiu ganhar ao Brasil!
Festa! Festa!
O jogo era a feijões.
Ronaldinho não jogou.
Ronaldo não jogou.
Robinho não jogou.
Cristiano Ronaldo e Ricardo Quaresma deram o toque de magia ao jogo.
Não foi uma nem duas vezes, foram bem mais aquelas em que os dois extremos lusos deixaram os adversários colados ao chão ou ficaram colados ao chão depois dos brasileiros terem de recorrer a faltas para os parar.
Cristiano Ronaldo saiu e o jogo decaiu. Por incrível que possa parecer, foi depois do jogo serenar que Portugal marcou, e logo por duas vezes.
O Brasil conseguiu ter três grandes falhas.
Não necessariamente por ordem, aqui estão os três pontos fulcrais da vitória dos "tugas".

Um dos momentos chave: Quaresma cruzou, Simão apareceu no meio de três adversários e rematou de primeira para inaugurar o marcador:



Mais tarde, pertinho do apito final, um livre marcado rapidamente, Quaresma recebe, toca para trás e o cruzamento de Hugo Viana que apanha Ricardo Carvalho, que aparece vindo de trás da defesa e se antecipa, rematando para o 2-0.



Aquele que terá sido, quiçá, o grande azar do Brasil apareceu antes do árbitro soprar pela primeira vez no apito.


A escolha de vestuário de Dunga pode ter afectado o discernimento dos seus jogadores e, quem sabe, pode mesmo ter traumatizado os atletas canarinhos.
FOI PROFUNDO!

terça-feira, fevereiro 06, 2007

Separados à nascença?


Eu tenho consciência que por vezes abuso...
Mas esta é daquelas situações em que o abuso nem foi meu.
Eu acho que estão muito parecidos.
Umas hormonazitas masculinas para a Mariza ficar com barba ou uma gillette para o Abel Xavier dar um jeitinho na dele e acho que não se distinguiam...
FOI PROFUNDO!

Questão pertinente

Porque é que quando é com as mulheres é um aborto...
E quando é com as galinhas é uma omolete?


FOI PROFUNDO!

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Ainda há esperança!

Em primeiro lugar quero deixar aqui uma vénia a quem escreveu o comentário ao post anterior.


Menor de idade, mas com uns 16 aninhos já com sentido crítico apurado e sem medo de dizer o que pensa.

Um forte aplauso para ti, autora do "testamento".


Quero só acrescentar duas notas:
1) eu não sou a favor do aborto. Sou a favor da liberdade de escolha. (disseste ali algo interessante mas só te vou deixar uma ideia: fazer um aborto pode trazer consequências dramáticas para a mulher, não o fazer pode trazer para a mulher e o filho indesejado...é só mesmo algo para pensar sobre isso)
2) o tom do blog é mais sarcástico e irónico que outra coisa. Não pretendo escrever de uma forma 100% séria, o meu objectivo é abordar temas que podem ser umas vezes mais sérios, outros apenas pequenos apontamentos, uma piada aqui, uma graçola ali...


Em séculos já longínquos, o crítica social era feita por meio de caricaturas, só que eu não tenho jeito para o desenho (há quem diga que também não serei grande coisa a escrever...são opiniões).
O propósito deste blog é exactamente esse, observar e apontar desde o mais pequeno detalhe insignificante ao tema mais badalado e polémico da actualidade, mas de uma forma "diferente".

Porquê dizer tudo quando podemos dar que pensar?



E, voltando à escritora do comentário, a única que suscitou uma resposta minha até hoje, foi responsável por um rasgado sorriso de esperança, esperança numa geração que eu julgava estar, na sua generalidade, perdida em "morangadas", mas onde despontam mentes como a desta leitora.



FOI PROFUNDO!

Infâncias complicadas

Este é um post McDonalds.
Vai ser curtinho porque estou atónito!
Há tipos muito marados!
Este gajo acha que é irmão gémeo do Cristiano Ronaldo!
Então mete-se a tirar fotos sentado em frente à webcam a imitar expressões faciais do miúdo do Manchester!
O puto tem problemas graves!!!!!
Mentais e oftalmológicos!

CREDO!

FOI AO FUNDO!

Ai a nossa VIDA!

Algo que me incomoda é ouvir os defensores do "Não" à despenalização do aborto é a sua argumentação.

"Então, porque vai votar "Não"?"

"Porque sou pela Vida!"

"E porque acha que se deve votar "Não"?"

"Porque devemos ser pela Vida!"

"O que achou da derrota do Porto?"

"Olhe, é a Vida..."

"Então e os quatros golos do Bueno?"

"Nunca mais vai marcar 4 golos num jogo na Vida dele." (por acaso já o tinha feito quando ainda jogava no Uruguai)

"Então e aquela entrada do Katsouranis que lesionou o Anderson?"

"Colocou em perigo a Vida desportiva do jovem atleta do Porto."

"O que acha da novela 'Jura'?"

"É o filme das nossas Vidas"


Para quem quiser saber do que falam tanto os defensores do "Não", saiba que estão a falar no Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano. Duvidam?

Cliquem em:

FOI PROFUNDO!

Liédson pela despenalização

Fala-se muito em despenalização nos dias que correm mas Liédson foi mais longe e mostrou o que é verdadeiramente a despenalização.



Depois de um penalty mal assinalado pelo árbitro do Sporting - Nacional, o Levezinho rematou por cima da barra, despenalizando desta forma o Nacional da Madeira.
Mais tarde redimiu-se e "despenalizou-se" pelo falhanço, fazendo a bola passar por cima de si e do defesa argentino Ávalos para "picar o ponto" e fazer um bonito chapéu por cima de Diego Benaglio.

FOI PROFUNDO!

Oh si que bueno!


Carlos Bueno surpreendeu-me e surpreendeu o mundo ao apontar 4 golos.
O Sporting estava a perder e Paulo Bento optou por colocar o uruguaio em campo.
Com a época a meio e o avançado ex-Peñarol e ex-PSG sem marcar um único golo na liga portuguesa (apenas tinha concretizado um tento na Liga dos Campeões), o camisola 80 dos leões colocou a bola no fundo da baliza por 4 vezes em 19 minutos, depois de ter entrado em campo já no decorrer da segunda metade da partida.
Há que salientar que o Sporting foi favorecido, primeiro com a marcação de uma grande penalidade inexistente, depois com um golo marcado em falta, quando Bueno se "encavalitou" no central do Nacional.

Nem sempre se pode ser desfavorecido pelos homens do apito...
FOI PROFUNDO!

sábado, fevereiro 03, 2007

O "Não" e o argumento da Vida

Estes últimos dias têm sido marcados de forma mais acentuada pela discussão sobre o referendo. Não tem sido so na televisão, mesmo com amigos, no bar, à hora de almoço/lanche/jantar, no msn ou nos corredores, é um assunto que, mais que estar na moda, interessa.
Para além de ir tratando de notícias sobre as campanhas dos movimentos pró-"Sim" e pró-"Não", gosto de discutir pontos de vista com quem anda cá neste mundo (planeta e mundo do jornalismo) há mais tempo e, assim, formar uma opinião para ter o máximo de certeza que estou a colocar a cruzinha no lugar certo quando chegar o dia 11 de Fevereiro.


Um dos argumentos mais fortes, ou mesmo o principal, dos militantes pelo "Não" é o da Vida.
Os apoiantes e defensores do "Não" são pela Vida.
É claro que uma das acções da campanha é distribuir réplicas de fetos, outra é passar imagens de fetos...porque são pela Vida e o feto já é um ser vivo.
É claro que são pela Vida e são pela mulher e dizem que a lei já contempla os casos em que a mulher pode abortar.
Portanto...são pela Vida mas são mais pela Lei.
Porque se a lei actual permitir que se possa abortar, aí o feto já não tem direito à Vida.
Ou seja, são pela vida e o valor mais alto é o da Vida...desde que esteja previsto na lei!
E não querem mudar a lei porque são a favor da Vida...de acordo com a lei em vigor.
Mais ainda, a maior parte dos defensores do "Não" são conservadores e são os mesmos conservadores que são a favor do serviço militar.


O mesmo serviço militar que mandava os jovens portugueses para morrer no Ultramar e agora os manda para o Kosovo e para o Iraque em missões de paz para morrerem sem glória longe da família a "defender a pátria" ou, actualmente "a defender o bom nome da pátria".
Porque estes conservadores são a favor da vida e não querem que matem um ser vivo antes dele nascer. Mas se ele já tiver atingido a idade militar, aí já pode morrer, já é crescidinho.
A menos que sofra algum acidente e fique em estado vegetativo numa cama a levar soro e a comer por uma palhinha.
Nesse caso só pode ir quando "Deus" o chamar.
São estas hipocrisias que me fazem ter pena de viver neste país de brandos costumes que faz juntar as "consciências" quando é para regular as vidas dos outros.
Sim, porque não podemos esquecer uma coisa!
A maior parte dos militantes do "Não" são pessoas que estão bem na vida e podem mandar os filhos ou podem pedir aos pais para lhes pagarem uma viagem a Espanha ou Inglaterra "para resolver umas coisas" e esquecem-se que o "povão" resolve os seus "problemas" numa clínica sem condições ou mesmo com um pau de vide no útero!

FOI PROFUNDO!

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Razões para votar "Sim"

Fernando Santos, engenheiro de formação académica e treinador por opção de vida e de alguns clubes, defende o voto no "Não" dizendo que o aborto só deve ser permitido quando a vida da mãe estiver em risco.
Portanto, violação não é argumento e o mesmo se passa quando são detectadas malformações nos fetos...
Não caindo nos repetidos argumentos que militantes de "Sim" e "Não" esgrimem dia após dia, deixo-vos uma ideia que decerto vos vai sensibilizar.
Votem "Sim" se não querem correr o risco de sobrepovoar o mundo com jovens como estes:



FOI PROFUNDO!

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Trissomia 21

Aqui na televisão ao lado está a dar o Contacto.

A convidada de hoje é a Biba Pita (por falar em BETAs) e a sua filhota que ela diz chamar carinhosamente de monguinha ou monguita.

A pequena tem trissomia 21.

Eu só acho estranho que o marido dela não se pergunte se a Baba não andará a traí-lo com um primo...



FOI PROFUNDO!

O meu blog agora é BETA!

UI CA BOM!

O meu blog agora é BETA!

Que alegria imensa que invade o meu coração!

E essa alegria é redobrada, uma vez que tive de passar para a versão BETA porque fui obrigado.

Sempre tive a opção de entrar com a conta antiga ou transferir para a versão BETA mas fui escapando.

Hoje, apesar de várias tentativas, só tinha duas opções: ou aderia, ou aderia.

Aderi.

Portanto, minhas queridas e meus queridos, vão-se habituando a ver o meu blog em versão BETA, ou seja, com umas belas argolas...

FOI PROFUNDO!

quarta-feira, janeiro 31, 2007

Joy-Joy-Joy-JOEANOOOOOOOO!


Joeano volta à Briosa!
Depois de garantir o empréstimo de Pitbull, a Académica conseguiu ir buscar Joeano!


Joeeeeeeeeano!OHOOOOOO!Joeano...OHOOOHOOOOO! Joeano voltou a marcar! E pôs...a Manchaaaaaaaacantar! JOOOOEEEEEANOOOOO!
Finalmente um dos jogadores que mais aprecio ver jogar vai voltar à minha Briosa!
Mais vale tarde que nunca!
Força Briosa! Força Joeano!

FOI PROFUNDO!

Quem te viu e quem te vê!

Direito da Comunicação.
Esta foi a cadeira que me "acompanhou" durante dois semestres e trouxe ao meu convívio uma personalidade pública de seu nome António Marinho, António Marinho Pinto ou António Marinho e Pinto, conforme a actividade que desenvolva no momento. Professor universitário, jornalista, comentador, advogado, este é o homem dos sete instrumentos.
Hoje, mais precisamente há cinco minutos, vi-o na televisão.
Não sei se acabou o gel/brilhantina ou se simplesmente mudou o look:

ANTES

DEPOIS

FOI PROFUNDO!

Marques Mendes x 2

Os políticos portugueses têm saídas hilariantes.
Estou certo que o que vem ali em baixo não estará ao nível da célebre "você sabe que eu sei que você sabe que eu sei..." mas não deixa de puxar um pouquinho para o cómico.



FOI PROFUNDO!

terça-feira, janeiro 30, 2007

ARRENEGO A SATANÁS!

Não acredito!
Acabei de receber esta mensagem via Hi5:

"ola td bem fofinho?' bjoka"

Apesar de não conhecer a criatura que teve a excelsa ideia de me escrever tal mensagem e de não ter por hábito desejar mal a ninguém, posso afirmar com segurança que espero sinceramente que ela arda no fogo do inferno.
Por natureza se há coisa que não gosto é de termos melosos.
Não os uso e agradeço imenso a caridade de não os usarem comigo.
O termo fofinho consegue estar ao nível de lindo, kido e krido, doce, docinho, fofucho... com a pequena particularidade de ser apenas o primeiro passo para gordinho.



FOI PROFUNDO!

Boas novas

Senhoras e senhores, meninos e meninas, o Circo do Ensino Superior apresenta:
O PROCESSO DE BOLONHA!
Temos os malabaristas do Ministério, os trapezistas das Reitorias, os equilibristas dos professores e os palhaços dos alunos!
Mas há boas notícias!
Os palhaços dos alunos vão evoluir na hierarquia circence!
Parece que os licenciados pré-Bolonha vão ter equivalência.
(bem, isto é tudo muito complexo, uma vez que todo o processo envolve várias entidades, entre as quais uma tal agência que vai avaliar os cursos para dar as equivalências...)
Mas, vejamos as notícias.
Camacho...dá-lhe!



FOI PROFUNDO!

segunda-feira, janeiro 29, 2007

Controlo apertadinho

A segurança nos aeroportos está cada vez mais apertada.
Quando fui passar o fim-de-ano ao Rio de Janeiro vi-me confrontado com uma medida absurda.
Agora não é permitido levar embalagens com líquidos e afins que passem os 100ml.
Mediante tal regra, um tubo de dentífrico novinho e cheio ficou em Lisboa.
Algo que me suscitou um sorriso discreto aconteceu mais à frente.
O meu pai tinha de tomar um medicamento que transportava num frasco que não ultrapassava os 100ml mas que não estava acompanhado da correspondente receita médica. O meu pai tomou o remédio uma hora mais cedo e seguiu, uma vez que os funcionários do aeroporto acharam que não haveria problema em seguir viagem com o xarope já que o meu caro progenitor o ingeriu e não caiu para o lado.
Veja-se que, caso o meu pai fosse um terrorista e o xarope fosse uma arma química de efeito retardado, ele poderia ter entrado no avião e provocado a morte de todos os passageiros.
São muitos filmes na minha cabeça, não são?
Mas talvez não sejam tantos filmes como os que passam pelas iluminadas massas cinzentas de que rege a política de segurança aérea portuguesa e internacional.
A seguir vem uma pequena paródia à volta desse mesmo assunto, a segurança nos aeroportos.



FOI PROFUNDO!

Jogadas culturais

Dentro da óptica de intercâmbio que existe entre este blog e um outro, fui lá desencantar esta pérola.



Eu vejo este "jogo" e lembro-me do futebol português.
Muitos teóricos, muitos supostos pensadores, muita conversa, muita filosofia, muita política à mistura...e pouco jogo jogado.
No final marca quem não anda a dormir.
E quando digo não anda a dormir refiro-me a quem não se deixa adormecer em campo e a quem sabe jogar fora das quatro linhas.

FOI PROFUNDO!

Assim não sei



O vídeo acima é um pouco absurdo mas serve perfeitamente para o meu propósito.
Neste momento e a poucos dias do referendo, temos dez partidos políticos e 21 movimentos cívicos a participar na campanha do referendo à despenalização do aborto. Os partidos e movimentos preveêm gastar um total de 2,3 milhões de euros, de acordo com os orçamentos apresentados à Comissão Nacional de Eleições e divulgados pela agência Lusa.
Olhando apenas para os movimentos cívicos, a Plataforma «Não obrigada» apresenta um orçamento de 427.735 euros de despesas, 90% dos quais oriundos de donativos e o restante da venda de material de campanha. Só para «outdoors» este movimento reservou 363 mil euros.
«Em movimento pelo sim», com 80 mil euros, «Jovens pelo sim», com 19 mil, «Médicos pela escolha», com 13.750 e «Movimento e responsabilidade pelo Sim». Com 262.710 euros são os restantes grupos com orçamento aprovado.
11 orçamentos que foram devolvidos para correcção de deficiências, dez relativos a movimentos e um de um partido.

Além do dinheiro gasto, há algo que me dá uma certa vontade de rir.
Aos olhos dos mais desatentos, pode pensar-se que o NÃO está mais forte, uma vez que tem um maior número de movimentos (16) que o SIM (5), no entanto o que se verifica é que a concentração de apoiantes do SIM em apenas 5 movimentos reflecte uma maior unidade.
No caso do NÃO, o número mais elevado de movimentos cívicos indica claramente dois pontos importantes.
Em primeiro lugar, a divisão. Nem todos os apoiantes do NÃO partilham o mesmo ponto de vista.
Em segundo, a sede de protagonismo. Há movimentos, tal como no SIM, que mesmo tendo as mesmas orientações específicas, apenas existem em separado pois quem os encabeça quer mostrar-se, quer estar na ribalta, quer ser o centro das atenções.
Enfraquece-se o movimento, fortalece-se a imagem...

FOI PROFUNDO!

Assim sim

E se há quem seja contra, também há quem seja a favor.
Igualmente eloquente, culto e inteligente, temos, do lado do SIM, Francisco Louçã.



Defensor de uma ideologia favorável à despenalização do aborto, Louçã acaba por ter uma tarefa mais simples.
Não pega em argumentos falaciosos e ataca a actual lei focando aspectos realistas.
Ataca também o discurso de Marcelo, algo que se torna tão menos difícil quanto maior é a capacidade de quem desmonta as ideias do professor Rebelo de Sousa.
Face à legislação actual, e esta é uma opinião pessoal, o SIM não vai fazer mais do que responsabilizar mas desresponsabilizar.
Porquê?
Porque o SIM vai colocar o poder da decisão nas mulheres. Estas podem optar por agir com maior ou menor sentido de responsabilidade. Apenas com uma diferença. Vão poder ser livres de exercer a sua opção.

FOI PROFUNDO!

Assim não

Assim não.
O prof Marcelo, pessoa de vastíssima e rica bagagem cultural e intelectual, está no YouTube.
O actual comentador de tudo o que é assunto que existe, é apologista do NÃO no referendo e gravou um vídeo onde justifica as suas posições.



Nestas imagens podemos ver e ouvir um início bastante cómico onde ficamos a saber ao pormenor quando foi gravada a intervenção de Marcelo e ficamos a saber que, tal como o Gato Fedorento pegou nas ideias de Marcelo para fazer uma rábula, o professor parece ter pegado num sketch do GF quando, a páginas tantas, diz "quem teve a ideia deste referendo fui eu". Faz lembrar aquela célebre "Boa noite? Quem inventou o boa noite fui eu!".
Passando à frente...
De seguida, o prof Marcelo diz que a pergunta é "mentirosa", explicando o porquê da posição defendida.
Da explicação surgiu-me algo que já tinha pensado anteriormente.
Marcelo tenta, por A+B, sustentar que o Governo tenta induzir as pessoas em erro.
Ora, fruto da sua inteligência e do seu elevado grau cultural, Marcelo costuma assentar os seus comentários em ideias válidas mas frequentemente parciais, dando uma ideia de veracidade quando, no fundo, muitas das suas opiniões têm bases bastante inseguras.
Não posso deixar de considerar irónico que Marcelo encontre na pergunta do referendo a estratégia de verdade enganadora que usa regularmente nas suas anaálises televisivas.
Com isto não pretendo dizer que não respeite e admire o professor Marcelo Rebelo de Sousa mas continua a causar-me algum espanto o que a classe política usa como estratégia, servindo-se da crédula generalidade da opnião pública.
Se Marcelo rebelo de Sousa, enquanto opinon maker no seu tempo de antena, não tem por hábito seguir raciocinios cem por cento verdadeiros, não é de espantar que tente mobilizar apoios da mesma forma.
É triste mas é o que temos.
Sigamos.



Quanto a este segundo vídeo, confirmam-se as ideias anteriores.
Apenas há a acrescentar a excitação e consequente paragem cerebral da jovem que interpela o Professor Marcelo.
Pouco faltou para babar e saltar da cadeira.
Usando uma expressão tradicional: "até os olhos se riam!".

FOI PROFUNDO!

domingo, janeiro 28, 2007

FA-BU-LO-SO!

Nem tenho palavras!



FOI PROFUNDO!

Ó vó, tá quieta!

Uma pessoa já não pode estar a ver televisão sossegada sem lhe aparecer um susto pela frente.
Eu sou apologista da velha máxima de que "velhos são os trapos" mas...
Só sei que se a minha avó fizesse uma destas, no dia seguinte estava num asilo.



FOI PROFUNDO!

A brincar se dizem as verdades

Todos gostam de ver, Domingo após Domingo, o Gato Fedorento.
Os rapazes são uns brincalhões mas, com as suas piadinhas, aqui e ali vão dizendo certas verdades.
O caso que se segue é um desses.



Enquanto muitos se preocupam em discutir o facto de O Jogo estar ligado ao Futebol Clube do Porto e tentar perceber se A Bola ou o Record puxam mais pelo Benfica, esquecem-se que os três principais diários desportivos alinham nas mesmas notícias, nas mesmas capas, nos mesmos assuntos.
Ora, sendo os três muito parecidos, tal facto acaba por lançar uma dúvida: será que precisamos de três jornais que nos dizem o mesmo?
Bem, dizer o mesmo não será a ideia mais correcta, uma vez que, apesar de tratarem os mesmos tópicos, fazem-no de formas diferentes, cada um puxando para uma visão própria, por vezes até clubista. No entanto, e pegando no exemplo dado pelos "gatos", chegamos a ter dias em que os títulos são mesmo muito semelhantes.
Não querendo dar a ideia que sou um fanático seguidor de tudo o que Fernando Correia faz, o Diário Desportivo pode ser e parece ser uma lufada de ar fresco no seio da imprensa desportiva em Portugal.
Talvez o facto de ser gratuito seja uma explicação para a fuga aos pressupostos economicistas que regem os restantes jornais que temos, talvez o facto de não precisar de ter títulos que façam vender permita que dediquem o espaço de destaque a quem e ao que realmente merece essa atenção.

FOI PROFUNDO!

Un-Pimp your ride

Nos Estados Unidos criou-se um bonito programa chamado Pimp My Ride que passa na MTV.
Na Alemanha optaram pelo processo inverso:







FOI PROFUNDO!

Mestre Correia tem o micro de volta

Fernando Correia é uma das maiores figuras da rádio e do jornalismo desportivo português e, não há muito tempo a TSF deu-lhe um prémio pelos 50 anos de carreira: o despedimento!
Ao que consta, a TSF não achou que fosse compatível a função na antena e o novo desafio que o dono da "Bancada Central" decidiu abraçar, com a criação de um diário desportivo de distribuição gratuíta.



O mais antigo narrador desportivo da rádio portuguesa no activo tem uma voz e um estilo inconfundíveis e uma capacidade única de prender qualquer ouvinte à telefonia e a RCP não deixou Fernando Correia muito tempo longe do microfone. Lugar Cativo é o novo programa desta voz mítica da rádio, um programa que vai passar de segunda a sexta e que vai "roubar" à TSF todos aqueles que ouviam atenta e dedicadamente a "Bancada Central".
Depois do despedimento do Fernando Correia da TSF Eusébio e a águia do Benfica já tremem com medo que o clube da Luz decida alinhar no mesmo diapasão da Telefonia Sem Fios e mande embora os seus símbolos.

FOI PROFUNDO!

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Vaselina, por favor

Vaselina "Pacu". Havia de ser pa...onde?

Sabem aqueles dias em que sentem que alguém vos sodomizou de uma forma fria, selvagem, bruta, rude e sem piedade?
Ontem foi um desses dias.
Hoje ainda não recuperei e julgo que vou andar uns dias até recuperar das mazelas.
Pior que ser sodomizado é quando se é sodomizado duas vezes no mesmo dia.
E sem recurso ao auxílio de lubrificantes!
Numa das sodomias, o agente em causa usou areia, daí que tenha sido um acto brutal e doloroso.
Mas há que olhar para a frente, afinal...vida de estagiário é mesmo isso, um dia atrás do outro, uma sodomia aqui e outra ali.
Aliás, o estágio não é mais que uma preparação para a vida de trabalho, também ela pejadinha de criaturas sodomitas.
Das duas três, ou se ganha um certo calo e ao fim de algum tempo já nem dói; ou se aprende a andar sempre munido de um tubo/boião de vaselina; ou se apura o olfacto e se começa a sentir o cheiro das criaturas que aparecem pela rectaguarda e ja se pode encarar os sodomitas de frente.
Até lá, há que sorrir e fazer de conta que não doeu. Sim, porque, no fundo, os nossos colegas mais antigos têm a mesma escola que o arquitecto Tomás Taveira e o gozo que retiram nem está relacionado com o acto em sim, mas com o proporcionar da dor. Se não demonstrarmos sofrimento eles param.
Ou não...

FOI PROFUNDO!

quinta-feira, janeiro 25, 2007

Novo equipamento alternativo do Benfica

De acordo com o noticiado por toda a comunicação social portuguesa, o Benfica vai trocar o equipamento alternativo na próximo época.
As camisolas creme vão passar a rosa.
Como se pode ler no Maisfutebol:

O Benfica vai mudar a cor do equipamento alternativo na próxima época e pode adoptar o cor-de-rosa como tom predominante.
A informação foi noticiada pelo jornal Record e nesta altura os responsáveis do clube e da marca que equipa o Benfica não tecem comentários. A apresentação do novo equipamento apenas está prevista para Julho.
O cor-de-rosa sucede às actuais camisolas cremes do equipamento alternativo.


O resultado é algo assim:


Agora se percebe o porquê da saída de Ricardo Rocha...

FOI PROFUNDO!

Coisas que me metem nojo


Neste mundo há quatro coisas que me metem nojo:
1) a primeira não posso revelar por respeito a alguns amigos;
2) a minha religião não me permite revelar a segunda;
3) a terceira mete-me nojo só de pensar e sinto-me indisposto se a escrever...
4) não me estou a lembrar da quarta mas sei que existe.

FOI PROFUNDO!

quarta-feira, janeiro 24, 2007

Estudo americano diz que mulheres são melhores ao volante

Um estudo americano põe por terra o eterno mito sobre as mulheres ao volante, ao revelar que elas conduzem melhor que os homens e arriscam menos a vida ao volante.
Os homens correm 78% mais riscos que as mulheres de morrer no carro, segundo cálculo baseado no número de quilômetros percorridos e que consta deste estudo realizado pela Universidade Carnegie Mellon.
A análise foi encomendada pela fundação para a segurança rodoviária da Associação Automobilista Americana (AAA) e é apresentada na internet como um site interactivo onde os motoristas podem inserir parâmetros como sexo e idade, hora, região onde conduz, em que tipo de veículo, e descobrir as suas probabilidades de sofrer um acidente fatal.
A melhor conduta das mulheres ao volante já havia sido provada em estatísticas, embora persista o mito de que seriam más condutoras, admitiu David Gerard, pesquisador de políticas públicas da Universidade Carnegie Mellon.
Quando levado em consideração o número de acidentes fatais ocorridos nos Estados Unidos entre 1999 e 2004 (último ano disponível para estudo), em 116.493 casos o motorista morto era um homem, contra 40.381 casos quando quem estava ao volante era uma mulher. Desde 1998, a quantidade de homens e mulheres com carta de condução é a mesma nos Estados Unidos.
"Os homens são mais propensos a adoptar uma conduta de risco, ao volante embora tenham bebido álcool e a não usar o cinto de segurança", disse à AFP Russ Rader, porta-voz do Instituto de Seguros para a Segurança nas Estradas (Insurance institute for highway safety).
As mesmas seguradoras que baseiam suas tarifas no histórico do motorista e na quantidade de quilômetros percorridos por ano concedem os melhores prémios às condutoras, reconheceu Michael Barry, porta-voz do Instituto de Informação de Seguros (Insurance information institute). "O estudo da AAA mostra uma tendência que indica que as mulheres, em geral, pagam um seguro mais barato que os homens, mas as seguradoras dirão que avaliam os riscos dos segurados caso a caso", disse Michael Barry à AFP.
Segundo números das seguradoras, em 2004 houve 46.200 acidentes mortais nos Estados Unidos com homens ao volante contra 16.800 quando a condutora era uma mulher.
No caso de colisões menos graves, no entanto, a diferença foi menos flagrante, com 11,2 milhões de acidentes com homens contra 8 milhões com mulheres.
O site interactivo da AAA revela outras surpresas. As possibilidades de acidentes fatais nos Estados Unidos são maiores no Verão que no Inverno, ao contrário do que se poderia imaginar, e os riscos de morrer ao volante são os mesmos para um jovem de 18 anos e para uma idosa de 80.
No entanto, à meia-noite de um sábado, um homem ao volante tem três vezes mais probabilidades de sofrer um acidente fatal que uma mulher que esteja a conduzir à mesma hora. Ao contrário, na manhã de domingo, no horário da missa, a probabilidade - que é muito baixa - é a mesma para os dois.
(hora da missa????)



Obviamente que este vídeo não quer dizer nada...As mulheres conduzem melhor, apenas estacionam pior...

FOI PROFUNDO!

terça-feira, janeiro 23, 2007

Bons tempos

Este vídeo faz-me lembrar o bom ambiente que havia na bela da sala do Pelouro da Informação e do Pelouro da Divulgação da DG/AAC.
Para o Dinarte e para a Zé, principalmente, e para todas as pessoas que tornaram a minha passagem por esse colosso que é a Associação Académica de Coimbra, aqui fica:



E, para terminar:
"palhaço pá"
"comuna!"
"tu é que foste para o parlamento!"
"salsicha!"
"batata frita"
"tá quietinho!"

FOI PROFUNDO!

Coisas de machos

Estava a ler um post do meu amigo FM no Devaneios de Gozões, quando me recordei que, não há muito tempo, me tinha ocorrido uma ideia para um post.
Um post sobre balneários masculinos.


Recordo com saudade os tempos em que éramos uns 15 rapazolas a tomar banho juntos, os tempos em que o Martinho e o Ferrão alagaram o chão de um balneário, meteram gel de banho na água e andaram a fazer bodyboard na "higiénica" lage do agora Pavilhão Jorge Anjinho; uma épica cena quasi gay com o meu amigo Moreira num balneário em Sangalhos; a visão do demo no primeiro banho com o Sebas, quando descobri que havia homens desprovidos de rabo; a primeira vez que vi o Walker, um angolano (ou seria moçambicano) com um "amigo" que se assemelhava a uma catraca e que me fez parar à espera que rodasse para eu passar...
No fundo, uma preparação para viver num mundo onde homens nus todos juntos não são sinónimo de rambóia homossexual e o "convívio" no banho passou a ser algo tão normal e másculo como beber umas minis e comer uns tremoços enquanto se vê e fala de bola.
Ora, chegado a Lisboa, trouxe uma amiga indesejada. Uma barriga, barriga essa que pretendo ver desaparecer. Para o efeito inscrevi-me num ginásio.
Qual não é o meu espanto quando reparo que sou o único, ou talvez dos poucos, que não usa a toalhinha enrolada à volta da cintura como se fosse um véu do "amiguinho".
Se há coisa que eu aprendi foi a não ter preocupação com o tamanho da varinha mágica, mas pelos vistos há quem seja muito púdico.
Fica aqui uma enorme saudação aos meus distintos companheiros e uma vénia.
Afinal, com a flauta na caixa, não tenho de me preocupar porque decerto não haverá música.

FOI PROFUNDO!

Aqui há Marco!

Uma das tiradas mais hilariantes do Gato Fedorento saiu no episódio desta semana.
No Big Brother dos grandes portugueses surge o Marco, personagem praticamente épica da primeira edição do Big Brother português.
Está, no mínimo, maravilhoso!





FOI PROFUNDO!

O melhor do pior do Gato Fedorento

Melhor que as grandes tiradas do Gato Fedorento só mesmo as "calinadas" dos quatro gatos.
Nada melhor que a "mangueirada na patareca" para deixar qualquer um bem disposto.



FOI PROFUNDO!

segunda-feira, janeiro 22, 2007

O amigo do Luisão

Este maduro é do clube do Luisão.
Não me refiro ao Benfica mas sim ao clube dos amigos do copito.
Não imagino se o Luisão estaria neste estado quando a polícia o mandou parar mas acredito que não, caso contrário duvido que conseguisse sequer abrir a porta do carro, quanto mais conduzi-lo.



FOI PROFUNDO!

Who's Hu?

Este vídeo é de morrer a rir!
Tão bom que o puxei para o Youtube só para o colocar aqui à vista de todos.




FOI PROFUNDO!

domingo, janeiro 21, 2007

Todos os caminhos vão dar a...Turim

Ultimamente comecei a visitar com alguma frequência do site calciomercato.com já que é um dos sites mais completos, ou mesmo o mais completo, no que diz respeito a transferências.
Desde então tenho vindo a reparar que talvez seja completo demais.
E porque digo eu isto?
Eu vou tentar explicar...
Todos os dias aparecem nomes de jogadores "vítimas" do interesse da Juventus.


A lista "bianconera"vale milhões!
Veja-se:
Huntelaar (Ajax)
Javier Mascherano (West Ham)
Malouda (Lyon)
Klose (Werder Bremen)
Sosa (? Argentina)
Luisão (Benfica)
Robinho (Real Madrid)
Messi (Barcelona)
Franck Ribery (Merselha)
Barzagli (Palermo)
Daniel Alves (Sevilha)
Sissoko (Liverpool)
Grygera (Ajax)
Saviola (Barcelona)
Gilardino (Milan)
Tiago (Lyon)
Givet (Mónaco)
Heitinga (Ajax)
Felipe (Udinese)
Crouch (Liverpool)
Cristiano Ronaldo (Man. United) *** em troca seguia Buffon para os Red Devils
Cassano (Real Madrid)
Claudio Pizarro (Bayern Munique)
Heinze (Man. United)
Samuel (Inter)
Natali (Udinese)
Ludovic Giuly (Barcelona)
Gamberini (Fiorentina)
Falcone (Sampdoria)
Mariano Gonzalez (Palermo)
Metzelder (Borussia Dortmund)
Gerrard (Liverpool)
Salihamidzic (Bayern Munique)
Mancini (Roma)
Emerson (Real Madrid)
Julio Cesar (Inter)
Riquelme (Vilareal)
Andreas D'Alessandro (Saragoça)
Mejia (Real Madrid)
Jacques Faty (Rennes)

Provavelmente até terão saído mais nomes mas estes são apenas os que foram publicados a partir do primeiro dia de 2007.
São milhões e milhões de euros, jogadores de sonho, todos alinhados para (não) irem para Turim, vestir a camisola da "Vecchia Signora".
Bom bom era se os senhores da Juve dispensassem uns "cobres" para a minha Académica ou para o meu Sporting.

FOI PROFUNDO!

sábado, janeiro 20, 2007

Tendências Suicidas

Andava eu pelo mundo do secundário, algures entre o 7º e o 11º ano, quando me iniciei no ramo da gravação de cassetes piratas.
A minha mãe ficava doida com tanta cassete - mais ou menos como fica hoje em dia com os cds - principalmente porque sempre tive algumas dificuldades no capítulo da arrumação.
Por essa altura, tinha um "fornecedor", um "dealer musical", que tinha todos os tipos de som que eu, até então, poderia imaginar.
No meio de Nirvanas e Guns N' Roses, surgiram uns tais de "Suicidal Tendecies", uns rapazinhos com um estilo sonoro meio pesado e que hoje me seria difícil auscultar.
E tudo isto a propósito de quê?


Vem exactamente a propósito de um certo tipo de blogs, muitos deles de gente que eu conheço, que apelam à depressão, ao sofrimento e ao consequente suicídio.
São linhas e linhas carregadas de palavras que, quando associadas, originam frases que estragariam o dia às almas mais frágeis.
Ao contrário de mim, que vejo na mais triste notícia algum pormenor que pode ser positivo ou alguma pontinha por onde pegar para fazer uma graçola, para estas criaturas até o mais belo e reluzente dia de sol e calor e passarinhos no ar e flores a desabrochar (foi mais forte que eu, sorry) pode ser apenas considerado o início de mais 24 horas de suplício e coisinhas más que dão vontadinha de chorar, de carpir...
Pior, só mesmo um blog que descobri há dias. Saltando de link em link, caí numa armadilha letal onde a esquizofrenia ou a genialidade se fazem sentir em diálogos sem ponta por onde se lhe pegue.
Acredito que a autora com dupla personalidade ou as autoras dêem uma linha ou simplesmente revivam as experiências dos loucos anos, convidando o mítico LSD a comandar a(s) sua(s) mente(S), caso contrário será difícil imaginar tais conversas.
Nem eu me vejo a divagar nesse tipo de flutuações psíquicas, e a minha "pancada" é reconhecida.

FOI PROFUNDO!

sexta-feira, janeiro 19, 2007

Este gajo esteve ao meu lado! MEDO!!!

Não há muito tempo atrás, descobri este vídeo na internet.
Achei engraçado, até bastante engraçado, o "mix" entre o machão e o homossexual, versão champô 2 em 1.
Devo dizer que o estilo do rapaz não anda muito longe do que se vê.
Tirando o fatinho branco com ar de "pimp" e a perinha à "menaço", o rapaz andava na festa de aniversário da SIC Notícias com o mesmo cabelinho e com uma camisola um bocado decotada. Sim, decotada, assim tipo Expo 2007 dos pêlos do peito...
Vou deixar-me de dissertações e presenteio os cibernautas com o clip.




FOI PROFUNDO!

O importante é a manteiga

Honestamente, há sempre maneiras de começar bem o dia, mas, como diz o anúncio, nada como uma boa manteiga...



FOI PROFUNDO!

quinta-feira, janeiro 18, 2007

Obcessão gay transatlântica

É incrível como "portugas" e "brazucas" são parecidos.
Mandaram-me um link de um vídeo no youtube e logo ao lado estava outro vídeo que me chamou a atenção por estar dentro da mesma temática.
Ambos levam o Rei dos Anéis para uma espécie de Rei dos Anais, e ambos têm um detalhe extremamente irritante. O português tem ums distorção de voz que faz uma impressão terrível nos tímpanos, o brasileiro é narrado por um "nagador". Isso mesmo, um rapazinho que come agoz em vez de arroz...





FOI PROFUNDO!

terça-feira, janeiro 16, 2007

Name: Rudy. Surname: Gay

Isto é o que eu chamo azar!
Fui lanchar ao bar aqui da SIC e estava a dar um jogo de basquete, Phoenix contra Memphis.
Nada de estranho.
Marcador elevado, cento e vinte e tal contra cento e tal, e eis que a imagem foca um jogador de costas:


Rudy Gay (clicar para ver o perfil do jogador)

Por acaso, foi difícil encontrar uma foto do Rudy de costas, para que se pudesse ver as belas letras estampadas. Difícil também deve ter sido para o pai do Rudy conceber o Rudy com a mãe do Rudy, já que o apelido vem do pai e se o pai do Rudy é Gay, não consigo imaginar como terá ajudado a mãe do Rudy a fazer o Rudy.

FOI PROFUNDO!

No melhor pano cai a Mancha

Apesar de frustradíssimo com o resultado do jogo de ontem, ainda consegui arranjar motivos para sorrir.
A minha Briosa perdeu mas jogou e jogou bem!
E jogou como ainda não a tinha visto jogar mas já tinha ouvido o treinador da "agremiação" ou "coletibidade" (como diz o "mister" Machado) dizer que andavam a jogar.
E o motivo da minha satistação é a criatividade da Mancha Negra.
Depois do episódio "alcoólico" de Luisão durante a semana, a Mancha recebeu o central internacional brasileiro, não de braços abertos, mas de pano aberto.
E o(s) pano(s) dizia(m):



FOI PROFUNDO!

segunda-feira, janeiro 15, 2007

Capello nosso país também se faz disso

Parece que Fabio Capello gosta dos adeptos do Real de Madrid tanto quanto estes o apreciam...

FOI PROFUNDO!

Kikin(lharia)

O Benfica anunciou em comunicado a venda de José Francisco Fonseca Guzmán.
A muitos este nome não dirá nada.
E porquê?
Porque o senhor em questão usa o nome Kikin em honra do seu falecido irmão.
O que ele não sabe é que, perdido por esse mundo, tem um irmão gémeo, um esbelto mancebo que apenas difere do fabuloso avançado agora do Tigres por ostentar um farfalhudo bigode.
Ah, e possui um talento para a música ao nível do jeitinho que Kikin tem para fazer golos.



FOI PROFUNDO!

Abort/Retry/Fail

Eu vou votar SIM no referendo.
É uma boa maneira de começar o post.
Não voto sim porque seja a favor do aborto, voto sim porque acho que as pessoas devem ser livres de optar.
Estou a ficar cansado da troca de argumentos falaciosos dos movimentos a favor e contra e acho uma enorme hipocrisia que os "Não's" digam que são a favor da vida e que não concordam que o dinheiro dos impostos seja usado para financiar abortos, assim como acho rídiculo que os "Sim's" venham dizer que as pessoas têm de votar a favor para que as mulheres não vão presas.
Para mim o cúmulo dos cúmulos é ter aquela senhora direitolas, a da Câmara Municipal de Lisboa, a do Partido Popular, a da boca à banda como as solhas, a dizer que acha injusto que se use o dinheiro dos impostos para financiar abortos.

Maria José Nogueira Pinto

Provavelmente esquece-se que, quando Paulo Portas estava no governo, era uma das suas apoiantes, o que incluia ser a favor de usar o dinheiro dos impostos para comprar submarinos.
Aborto Não! Submarinos Sim!

FOI PROFUNDO!

Relação preço/qualidade


Portagens.
Ora aqui está um tema sobejamente debatido ultimamente.
Toda a gente fala das SCUT e das portagens nas SCUT, mas esquecem-se de um pequeno detalhe.
Há meses que a A1 está em obras, tem vias cortadas, desvios, piso irregular...e o valor da portagem? Igual!
Perdão, o preço de utilizar a auto-estrada aumentou!
Andam a gozar com as pessoas!
Supostamente, a um aumento de preço corresponde um aumento de qualidade, não me parece que seja correcto ou sensato aumentar um preço quando a qualidade é diminuta. Quando muito esperava-se pelo fim das obras para aumentar as portagens!
Não sei, digo eu.
E digo-o com indignação!

FOI PROFUNDO!

Há gente "muita" estúpida!

Imaginem que vão a uma sapataria e apontam para qualquer artigo em exposição e perguntam "o que é isto?".
A resposta, creio eu, será obvia: sapatos!
Ora, o que se segue é uma cena que foi cortada do filme "Borat" em que o rapazinho do Cazaquistão está na secção do queijo e vai perguntando, embalagem por embalagem, "what is this?".
O asno - que não tem outra classificação - vai respondendo...








FOI PROFUNDO!

domingo, janeiro 14, 2007

Oxênti! Pô! Putz!

Algo que dá para reparar, quer seja no Brasil, quer seja a conviver com brasileiros em Portugal, é a diferença de falares dentro do português brasileiro.
Recebi um email onde se podem ver claramente as variações e, ao mesmo tempo, como chegamos à conclusão e reparamos que os nossos países são mesmo muito semelhantes.

ASSALTANTE MINEIRO

"Ô sô, prestenção. Issé um assarto, uai. Levantus braçu e

fiketin quié mió prucê. Esse trem na minha mão tá chein di bala...

Mió passá logo os trocado que eu num to bão hoje.

Vai andano, uai !

Tá esperanuquê, sô?!"




ASSALTANTE BAIANO

"Ô meu rei... (pausa). Isso é um assalto... (longa pausa).

Levanta os braços, mas não se avexe não... (outra pausa).

Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado.

Vai passando a grana, bem devagarinho ( pausa pra pausa ).

Num repara se o berro está sem bala, mas é pra não ficar

muito pesado (pausa maior ainda).

Não esquenta, meu irmãozinho, (pausa).

Vou deixar teus documentos na encruzilhada."



ASSALTANTE CARIOCA

"Aí, perrrrrdeu, merrrrrmão! Seguiiiiaannte, bicho. Isso é um assalto,

sacô?

Passa a grããna e levantux braçoiixxx rapá ...

Não fica de caô que eu te passo o cerol merrrrrmão ....

Vai andããndo e se olharrr pra tráiixxx vira presuonto ..."



ASSALTANTE PAULISTA

"Isto é um assalto! Erga os braços! Porra, meu...

Passa logo a grana, meu. Mais rápido, mais rápido, meu,

que eu ainda preciso pegar a bilheteria aberta pru jogo

do Curintia , meu .

Pô, agora se manda, meu, vai... vai..."



ASSALTANTE GAÚCHO

"O gurí, ficas atento... isso é um assalto.

Levanta os braços e te aquieta, tchê !

Não tentes nada e cuidado que esse facão corta uma

barbariiidaaade, tchê. Passa as pilas prá cá ! Tri-legal!

Agora, te mandas, senão o quarenta e quatro fala."



ASSALTANTE DE BRASíLIA

Querido povo brasileiro, estou aqui no horário nobre da TV

para dizer que no final do mês, aumentaremos as seguintes tarifas:

Energia, Água, Esgoto, Gás, Passagem de ônibus, Imposto de renda,

Licenciamento de veículos, Seguro obrigatório, Gasolina, Álcool, IPTU,

IPVA, IPI, ICMS,PIS,COFINS."

Já dizia aquela campanha: "Todos diferentes, todos iguais".

FOI PROFUNDO!

sexta-feira, janeiro 12, 2007

This is my home now

Vim parar à SIC a meio de Novembro para aprender como se faz jornalismo em televisão.
A principal tarefa, até ao momento, tem sido observar.
Bem, e quando digo observar, é de longe.
Avizinha-se o período mais prático e activo do meu estágio e julgo que, finalmente, vou poder acompanhar mais de perto os afazeres dos jornalistas da "casa", tentando aprender com quem anda nesta vida há mais tempo.
Como homenagem, segue-se um pequeno apanhado do que já se fez (mal) aqui por Carnaxide.



FOI PROFUNDO!

Celebrity Death Match - Valentim VS Crespo

Quando dois pesos pesados, um da TV e outro do dirigismo do futebol nacional esgrimem argumentos...Valentim solta a artilharia pesada e Crespo não sofre um único arranhão.
Valentim Loureiro no seu melhor, Mário Crespo com a classe habitual.



FOI PROFUNDO!

Olha mãe! Sem mãos!

O que estes dois "patifes" conseguem fazer sem mãos é algo que me deixa espantado e invejoso.
Confesso que a minha aptidão musical não vai além de ligar o rádio ou ouvir uns cd's. Na minha infância ainda aprendi a tocar o "Malhão" e o Hino da Alegria na flauta, mas, com o passar dos anos, fui largando o hábito casapiano de andar com objectos fálicos encostados aos lábios.
Mas, vou deixar-me de bla bla bla e presenteio-vos com o pedacinho de arte.



FOI PROFUNDO!

quinta-feira, janeiro 11, 2007

Benfica guarda as redes

O titular da baliza do Benfica é Quim, suplente da selecção nacional, que nem jogou o torneio no Dubai.

Moretto jogou contra o Bayern, colosso europeu, defendeu duas grandes penalidades que deram acesso ao jogo da final. Foi decisivo.


Moreira jogou contra a Lázio, clube de topo em Itália, defendeu três grandes penalidades que foram essenciais para o Benfica conquistar o primeiro lugar no torneio.


Perante tamanha falta de escolha e de qualidade, eis que surgem notícias do interesse do Benfica na contratação de Daniel Fernandes, guarda-redes das camadas jovens da "equipa das quinas" e actualmente ao serviço do PAOK, da Grécia.


Kikin Fonseca começou a marcar golos e está de malas aviadas para o Tigres, do México.


É por mistérios destes que eu admiro quem é "lampião".

FOI PROFUNDO!

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Abriu a época da caça ao cd pirata

Recebi este email durante a manhã de hoje no meu email da SIC e achei interessante publicar aqui:

ATENÇÃO

A GNR-BT, nos auto-stops, começou a fiscalizar os CD's piratas que temos no carro.

Se os CDs não forem originais ou então se não possuímos o original que deu origem á cópia, a viatura pode ser apreendida
e sujeitamo-nos ás respectivas sanções.

Retirem urgentemente os CDs piratas do carro, não vá o "diabo tecê-las".

Este controlo foi efectuado este fim de semana, na A1.



Então e é suposto andarmos com os originais e as cópias no carro?Os agentes vão acompanhar-nos até casa para confirmarem se temos os originais?
É de uma pessoa ficar doida com estas coisas!
Quer dizer, compra-se um carro com leitor de mp3 para se poder andar com um cd com vários álbuns e depois querem que andemos com os “comprovativos” no carro? Se o objectivo é não andar com não sei quantos cds atrás, como é que querem que se faça? Temos de trazer facturas a dizer que comprámos o cd de fulano, o cd de cicrano e etc? Tanto quanto sei não se vendem cds de mp3…

Já não basta comprar carros potentes e não poder andar a mais de 120kms/h, agora compramos leitores de mp3 e não podemos andar com cds gravados…

Eu acho que já se começa a ir com sede demais ao pote, tudo serve para atacar o bolso dos condutores!

Olé caça à multa!

FOI PROFUNDO!

Anti-americanos ajudam ideiais americanos

Não sei se já repararam, mas sempre que há alguma manifestação anti-americana são queimadas bandeiras dos Estados Unidos da América.
Nos países árabes/muçulmanos estas manifestações são praticamente diárias e, por todo o lado, são queimadas bandeiras dos EUA.


Ora, das duas uma:
1. estas bandeiras são feitas nos Estados Unidos e vendidas para estes países, o que faz com que entrem nos cofres americanos "alguns cobres" graças às tendências pirómanas árabes,
2. estas bandeiras são feitas nos países onde são posteriormente queimadas, o que se torna um contra-senso, já que, por um lado estão a produzir algo com o único intuíto de destruir.

De qualquer das formas, o que há é um aumento na produção e venda de bandeiras americanas para um movimento anti-americano...
Isto faz tanto sentido quanto faria a compra de camisolas de uma equipa de futebol para serem matratadas por adeptos rivais...

FOI PROFUNDO!

sábado, janeiro 06, 2007

A vida de Cristo segundo Arnold

Fiquei com dores de barriga de tanto rir quando vi isto...



FOI PROFUNDO!

sexta-feira, janeiro 05, 2007

Aborto - Parte IV: a Igreja

Gostei de ouvir o Papa (aquele que foi nazi mas isso foi na juventude) e o Cardeal Patriarca de Lisboa a discursar no Natal e no Ano Novo.
Foi bonito.
Gostei de os ouvir falar sobre a fome, as guerras, o aborto e a eutanásia.

É natural que a Igreja se preocupe com a fome que há no mundo e eu entendo essa preocupação.
Assim como acho que a Igreja já faz muito, mandando missionários para todos os locais do globo onde há fome.
Seria difícil fazer mais, a Igreja preocupa-se com o espiritual e não-material, além de não ser propriamente abastada...


Também gostei de saber que se continua a preocupar com a guerra sem sentido, um flagelo que parece não parar e já vem desde o início dos séculos.
A Igreja sempre foi contra a guerra...



Da mesma forma entendi que se manifestasse contra a eutanásia.
Morte assistida é algo polémico.
Quem decide se alguém tem de morrer e quando tem de morrer é Deus, certo?


A questão do aborto foi abordada pelo Cardeal Patriarca de Lisboa e comparou-a à roda dos meninos.
De facto, tem tudo a ver. Acho que faz sentido comprar a irresponsabilidade de quem traz uma criança ao mundo para a colocar numa roda e a fazer viver sem pais e a "irresponsabilidade" de quem decide não trazer a criança ao mundo pelas mais diversas razões, razões essas que estão na origem da realização do referendo que se avizinha.

FOI PROFUNDO!

Aborto - Parte III: a língua portuguesa


Eu acho curioso chamarem ao aborto "interrupção voluntária da gravidez".
É interessante.
Ou seja, se é interrupção quer dizer que depois continua?
"Vou só ali interromper a gravidez para comer um hamburguer e já volto".
"Olha, estava grávida e interrompi para ir almoçar".
"Epá, que chatice. Vou ter de interromper a minha gravidez, o meu patrão quer que eu vá a Itália e não me dá jeito nenhum".

" Interrompemos esta gravidez por motivos técnicos. A gestação continua dentro de momentos".



FOI PROFUNDO!

Aborto - Parte II: os comunistas


Parece que os apoiantes do "não" à despenalização ao aborto têm um apoio de peso.
O Partido Comunista está apavorado com a ideia de se aprovar uma lei que permita o aborto até às 12 semanas de gravidez.
Alvaro Cunhal já dá voltas no túmulo perante a possibilidade haver uma diminuição da "produção" do alimento principal dos seus camaradas...
Já se dizia no Estado Novo: "os comunas comem criancinhas ao pequeno almoço".
Deve ser daí que vem a parte do "pequeno"...

FOI PROFUNDO!

Aborto - Parte I: as galinhas

Vivemos numa sociedade hipócrita.
Está na boca do povo a questão da despenalização do aborto.
O "não" diz que o feto já tem coração, já tem vida e que, sendo assim, é homicídio.
Então e quando comemos ovos?
Não é um assassinato?
De repente somos melhores que as galinhas?
Onde é que vemos o galo chegar a casa bêbado e bater na galinha?
Onde é que vemos um pintainho chegar à escola e mandar tiros aos colegas?
Onde é que vemos um frango atirar um míssil e destruir o galinheiro do lado?
Onde é que vemos um galo vestido de preto não assinalar um penalty a favor do Sporting?
Num mundo com tanta injustiça e crime como é que ainda há quem seja hipócrita a ponto de vir falar sobre assassínio de algo que não existe?


Então porque é que uma grávida só paga um bilhete de autocarro ou de avião?
Então porque é que quando perguntam a uma grávida quantos filhos tem ela responde "tenho 2 filhos e um a caminho" e não diz "tenho 3 filhos"?.
Cá para mim quem é contra a despenalização do aborto é-o por uma de duas razões:
1. por respeito à própria mãe, que optou por o ter apesar do défice visual e físico que resultou dessa opção
2. por essa ser a única forma de ter amigos

Como diria George Carlin:
"why is it that all women who are agains abortion are women you would never fuck in the first place?"

FOI PROFUNDO!

Humor negro

Esta passagem de ano houve quem tivesse os planos furados...
Houve quem contasse com sol e tenha levado com chuva, como foi o meu caso...
Houve quem esperasse ir para fora e tenha ficado em casa...
Houve quem ficasse pendurado...



FOI PROFUNDO!

Dispenso...

Porque tudo o que é dito é dispensável...
Porque tudo o que é escrito é dispensável...

Este é um blog onde se fala a sério e se brinca.
Quem não goste de ironia ou sarcasmo que feche esta página rapidamente!
Aqui ninguém tem razão.
Eu não pretendo estar certo, pretendo observar e pretendo fazê-lo de uma forma atenta e crítica...de uma forma dispensável.

Dispenso...um blog dispensável.

pessoas já dispensaram um tempinho para dar uma espreitadela