sexta-feira, janeiro 30, 2009

Futebol bíblico na cidade dos arcebispos

Há dias assim e hoje fui apanhado de surpresa pelo título de uma notícia do jornal Record.


Caramba!

Que bonito!
Trocadilhos bíblicos num jornal de desporto.
Giro mas mesmo giro era dizer que o "Bom Jesus de Braga viu Moisés abrir o caminho da titularidade após recuperar de lesão".

Olarila!


FOI PROFUNDO!

terça-feira, janeiro 27, 2009

TGV = Também Gosto de Velocidade?

Mais um email recebi e mais um post de reacção.

"Há uns meses optei por ir de Copenhaga a Estocolmo de comboio. Comprado o bilhete, dei comigo num comboio que só se diferenciava dos nossos Alfa por ser menos luxuoso e dotado de menos serviços de apoio aos passageiros.
A viagem, através de florestas geladas e planícies brancas a perder de vista, demorou cerca de cinco horas.
Não fora ser crítico do projecto TGV e conhecer a realidade económica e social desses países, daria comigo a pensar que os nórdicos, emblemas únicos dos superavites orçamentais, seriam mesmo uns tontos. Se não os conhecesse bem perguntaria onde
 gastam eles os abundantes recursos resultantes da substantiva criação de riqueza.
A resposta está na excelência das suas escolas, na qualidade do seu Ensino Superior, nos seus museus e escolas de arte, nas creches e jardins-de-infância em cada esquina, nas políticas pró-activas de apoio à terceira idade. Percebe-se bem porque não construíram estádios de futebol desnecessários, porque não constroem aeroportos em cima de pântanos nem optam por ter comboios supersónicos que só agradam a meia dúzia de multinacionais.
O TGV é um transporte adaptado a países de dimensão continental, extensos, onde o comboio rápido é, numa perspectiva de tempo de viagem/custo por passageiro,
 competitivo com o transporte aéreo. É por isso, para além da já referida pressão de certos grupos que fornecem essas tecnologias, que existe TGV em França ou Espanha (com pequenas extensões a países vizinhos). É por razões de sensatez que não o encontramos na Noruega, na Suécia, na Holanda e em muitos outros países ricos. Tirar 20 ou 30 minutos ao Lisboa-Porto à custa de um investimento de cerca de 7,5mil milhões de euros não terá qualquer repercussão na economia do País.Para além de que, dado hoje ser um projecto praticamente não financiado pela União Europeia, ser um presente envenenado para várias gerações de portugueses que, com mais ou menos engenharia financeira, o vão ter de pagar.
Com 7,5 mil milhões de euros pode construir-se mil escolas Básicas e Secundárias de primeiríssimo mundo que substituam as mais de cinco mil obsoletas e subdimensionadas (a 2,5 milhões de euros cada uma), mais mil creches inexistentes (a 1 m
ilhão de euros cada uma), mais mil centros de dia para os nossos idosos (a 1 milhão de euros cada um). Ainda sobrariam cerca de 3,5 mil milhões de euros para aplicar em muitas outras carências, como a urgente reabilitação de toda a degradada rede viária secundária."


É difícil não partilhar da opinião do autor deste texto, no entanto há que deixar duas ou três perguntas no ar:
1) As decisões que levaram ao projecto do TGV remontam a um governo anterior, um governo do PSD. Logo, será que os militantes laranja podem criticar este projecto? Será o talento para decisões megalómanas um mal comum a todas as forças políticas do nosso território nacional?
2) O projecto do TGV é um projecto que envolve os dois países ibéricos. Daqui se pode concluir que o que se faz do lado português está condicionado pelo que se faz do lado espanhol e o que se faz do lado espanhol condiciona o que é para ser feito do lado português. Acho que até aqui não há dúvidas. Então, se quando o projecto foi delineado ficou previsto que a parte do projecto português e a parte do projecto espanhol estivessem articuladas, é natural que não haja muito por onde escapar. Aliás, o governo espanhol já alertou para o facto do trajecto/traçado do TGV espanhol ter sido projectado para continuar para Portugal, caso contrário teria sido feito de outra forma, presumo eu que seria menos dispendiosa. Será possível, dadas estas condicionantes, voltar atrás com o TGV em Portugal?
3) Será que os autarcas portugueses sabem o que é o TGV? Será que sabem qual a sua particularidade que o distingue relativamente a, por exemplo, um comboio Alfa? Será que quando exigem que o TGV pare em determinadas cidades eles sabem que isso vai fazer com que o TGV ande a uma velocidade inferior ao previsto e ao que seria normal?
4) O TGV ibérico vai fazer com o que o transporte de pessoas e bens (expressão bonita!) seja feito de forma mais rápida entre Portugal e Espanha. Isso significa que vai aumentar a entrada de produtos espanhóis em Portugal e a entrada de produtos portugueses em Espanha. Vamos ser inundados de mais produtos vindos do lado de lá da fronteira? O balanço entre importações e exportações que virá com o TGV será positivo ou negativo para o nosso país?


FOI PROFUNDO?

A primeira vez de Mário Crespo

Eu sei que o título apela ao lado mais perverso do leitor, mas desengane-se quem espera algo mais caliente.

Porquê a primeira vez de Mário Crespo?

Porque foi a primeira vez em que o vi a entrevistar alguém e me senti defraudado.

Ontem o entrevistado foi o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira.
Em 2002 - ano da tão debatida aprovação da Declaração de Impacto Ambiental e da alteração dos limites da ZPE do Estuário do Tejo - Pedro Silva Pereira era secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza e, por isso mesmo, foi uma boa escolha de Crespo para clarificar uma série de situações que têm andado a ser usadas num ping-pong de acusações e suspeições e sua respectiva defesa.

Ora, inicialmente, Mário Crespo conseguiu fazer as perguntas fundamentais para desmistificar e clarificar todo o processo burocrático (vou chamar-lhe burocrático quiçá erradamente mas tenho a péssima tendência de achar que tudo o que meta papeladas para resolver seja o que for acaba por ir dar em burocracia).

Tal como elogio o nível das perguntas, também me parece de elogiar a clareza das respostas.
Sabem quando - muito raramente - um político fala e explica algo e não ficamos com a impressão que ele está a inventar e a tentar enrolar o entrevistador e quem assiste à entrevista?
Pois bem, foi essa a impressão com que fiquei.

E onde foi que o Mário Crespo me desiludiu?

Foi quando decidiu arrancar para os "fait-divers".
Então fulana era prima?
E fulano era tio?
E o outro não era filho do tio?

Realmente isso é o que tem andado por toda a comunicação social e não discuto - tal como Pedro Silva Pereira não discutiu - a veracidade/falsidade dessas relações familiares metidas com negócios e reuniões e sabe-se lá o que mais. Ele remeteu isso para as investigações judiciais/judiciárias. 

O problema é do Mário Crespo.
O problema é que o homem nos habitou a ser de uma galáxia diferente, a ter um estilo diferente.
E quando o vemos a cair nas perguntas banais acaba por ser triste.
Mas bem se viu que não é nada o seu estilo tanto que, a páginas tantas, se viu meio atrapalhado, algo que foi notório quando o próprio pergunta ao ministro da Presidência se o tio do primeiro-ministro é tio do primeiro-ministro.

Devo terminar com dois ditados populares:
"No melhor pano cai a nódoa" ou "a excepção confirma a regra".

Qualquer um deles é demonstrativo da minha opinião acerca do jornalista Mário Crespo.
E que a próxima entrevista seja como o MC sempre me/nos habituou.


FOI PROFUNDO!

sexta-feira, janeiro 23, 2009

Ainda se queixam da crise?

Murteira Nabo, chairman da Galp - cargo para o qual foi convidado pelo ministro da Economia, Manuel Pinho, já teve entre suas actividades as de:
- vereador da Câmara Municipal de Lisboa, 
- Presidente do C.A. da Companhia Portuguesa Rádio Marconi (C.P.R.M.), 
- Vice-Presidente da SOREFAME, de onde saiu para ser Secret
ário de Estado dos Transportes, 
- Administrador da Companhia Industrial de Portugal e Colónias, 
- Administrador Delegado da “IMOLEASING” - Sociedade de Locação Financeira Imobiliária S.A., 
- Secretário-Adjunto para a Educação, Saúde e Assuntos Sociais da Administração de Macau, 
- Secretário-Adjunto para os Assuntos Económicos da Administração de Macau, 
- Encarregado do Governo do Território de Macau entre Setembro, 
- Gerente Delegado da CPRM Marconi SGPS Comunicações, Lda., 
- Presidente da Comissão Executiva na Portugal Telecom Internacional, SGPS S.A.; 
- ministro do Equipamento Social, 
- Presidente do Conselho de Administração da Portugal Telecom SGPS, SA, 
- Presidente da Câmara do Comércio e Indústria Luso-Chinesa, 
- membro da Direcção da Associação Comercial de Lisboa, 
- vogal do Conselho de Administração do Banco Espírito Santo, SA, 
- membro do Conselho de Curadores da Fundação Oriente, 
- membro do INSEAD, 
- Presidente da Direcção da Proforum – Associação para o Desenvolvimento da Engenharia, 
- Presidente da Associação dos Antigos Alunos do Instituto Superior de Economia e Gestão
 (ISEG), 
- Presidente da Direcção da Cotec Portugal – Associação Empresarial para a Inovação e membro do Conselho Superior de Ciência, Tecnologia e Inovação (CSCTI) 
-  Bastonário da Ordem dos Advogados.

Não sei se falta aqui alguma coisa mas é de louvar a tendência para altos cargos que sempre assombrou a vida de Murteira Nabo. 
E, alerto já, não pretendo com isto discutir a competência ou inteligência do senhor.

Eu acredito que não faça sentido eu estar aqui a publicar uma parte do CV do chairman da
 GALP, mas o motivo é simples.
Muito recentemente o senhor disse que algo semelhante a se sentir próximo da empresa Portugal Telecom pois era reformado da PT.

Ora, esta bonita declaração de Murteira Nabo espoletou uma vontade imensa de escrever umas linhas sobre algo que me causa uma certa azia há um bom tempo..
Então resolvi fazer uma pesquisazinha e, perante os dados recolhidos, tentar juntar as peças do puzzle.


Aqui há uns tempinhos,  a revista Focus avançou com a notícia que dava conta do novo assessor jurídico da EDP. Pedro Santana Lopes foi uma nomeação do seu ex-ministro António Mexia (actual presidente executivo da EDP) e deu-lhe a ganhar cerca de 10.000€/mês.

O actual presidente do Conselho Geral e de Supervisão da EDP, António de Almeida, tinha desempenhado o cargo de presidente do Conselho de Administração da mesma EDP tendo saído do cargo mediante o pagamento de uma choruda indemnização (curiosamente não encontro qualquer notícia sobre isso na internet) e voltou à EDP pela mão de António Mexia.

António Mexia, enquanto presidente do Conselho de Administração da EDP, decidiu ainda no ano de 2008 um aumento de 118% aos senhores administradores da empresa, valor do qual ele "não se queixa" (palavras de Mexia, que já auferia, antes do aumento, 600000€/ano brutos, fora outros montantes que podiam acrescer. Vide LINK), esperando que a massa de trabalhadores da empresa também não se queixassem do aumento que lhes foi concedido, também com números semelhantes, apenas trocando o 1 do meio por uma vírgula, o que deu 1,8% de aumento aos funcionários da EDP.

Um quadro superior da GALP, convidado para a empresa por António Mexia em 2002, saiu com uma indemnização de 290.000€, em 2004. 
Saiu de lá para a REFER, quando Mexia passou a ser  Ministro das Obras Públicas e Transportes.

O filho de Miguel Horta e Costa (CDS-PPD), recém licenciado, entrou para lá com 28 anos e a receber, desde logo, 6600€ mensais.

(O que me faz lembrar uma anedota, uma bonita anedota que reza assim:
Empresário: Bom dia Sr. Eng., há quanto tempo ??!!! 
Ministro: Olha, olha, está tudo bem?! 
Empresário: Eh pá, mais ou menos, tenho o meu filho desempregado tu é que eras homem para me desenrascar o miúdo. 
Ministro: E que habilitações ele tem?! 
Empresário: Tem o 12.º completo. 
Ministro: O que ele sabe fazer?! 
Empresário:  Nada, sabe ir para a Discoteca e deitar-se às tantas da manhã!
Ministro: Posso arranjar-lhe um lugar como Assessor, fica a ganhar cerca de 4000, agrada-te?! 
Empresário:  Isso é muito dinheiro, com a cabeça que ele tem era uma desgraça não arranjas algo com um ordenado mais baixo?! 
Ministro: Sim, um lugar de Secretario já se ganha 3000 !...
Empresário: Ainda é muito dinheiro, não tens nada volta dos 600/700 ??? 
Ministro: Eh pá, isso não, para esse ordenado tem de ser Licenciado, falar Inglês e dominar Informática!!!)

Freitas do Amaral foi consultor da empresa, entre 2003 e 2005, por 6350 €/mês, além de gabinete e seguro de vida no valor de 70 meses de ordenado.

Manuel Queiró (CDS/PP) era administrador da área de imobiliário 8.000€/mês. A contratação de um administrador espanhol para o seu lugar passou por lhe serem oferecidos 15 anos de antiguidade, pagos na hora da sua saída, pagamento da casa e do colégio dos filhos, entre outras regalias.

Guido Albuquerque, cunhado de Morais Sarmento, passou da ESSO para a GALP, valendo-lhe 17 anos de antiguidade, ordenado de 17.400€ e seguro de vida igual a 70 meses de ordenado.

Ferreira do Amaral, presidente do Conselho de Administração. Um cargo não executivo era  remunerado de forma simbólica: 3.000€/mês, pelas presenças. Mas, pouco depois da nomeação, passou a receber PPRs  no valor de 10.000€, o que dá uma verba total de 13.000€.

Ainda na GALP, um engenheiro agrónomo foi trabalhar para a área financeira a 10.000€/mês; uma especialista em Finanças foi para o Marketing por 9800€/mês. 

Aquando da divulgação destes dados, o presidente da Comissão executiva auferia 30.000€e os vogais 17.500€.

Mas continuemos.

Em Setembro de 2002 foi publicada na II Série do Diário da República a aposentação do Exmº. Senhor Juiz Desembargador Dr. José Manuel Branquinho de Oliveira Lobo, a quem foi atribuído o número de pensionista 438.881, que, no dia 1 de Abril de 2002, havia sido sujeito a uma “Junta Médica” que, por força de uma doença do foro psiquiátrico, considerou a sua incapacidade para estar ao serviço do Estado, o que foi determinante para a sua passagem à aposentação.

O Dr. Branquinho Lobo passou a auferir uma pensão de aposentação no montante
de 5.320,00€.

Contudo, por resolução proferida no dia 30 de Julho de 2004, o Conselho de Ministros do Governo do Dr. Pedro Santana Lopes nomeou o Dr. Branquinho Lobo como Director Nacional da Polícia de Segurança Pública.

O Dr. Branquinho Lobo passou a acumular a sua pensão de aposentação por incapacidade com o vencimento de Director Nacional da P.S.P..

E que tal se pegarmos num dos casos que mais repudio?
Que tal analisarmos o caso do Presidente da República?

Aníbal Cavaco Silva recebe três pensões pagas pelo Estado, distribuídas da seguinte forma:
4.152,00€ - Banco de Portugal.
2.328,00€ - Universidade Nova de Lisboa.
2.876,00€ - Por sido primeiro-ministro.

Ora, o senhor Presidente da República acumula estas três reformas com o com o vencimento de P.R..
É um bonito exemplo de hipocrisia, especialmente quando o senhor PR também gosta de vir falar sobre a crise e sobre como os portugueses têm de apertar o cinto. Obviamente, o senhor Aníbal deve incluir-se no grupo dos espanhóis!

A advogada Vera Sampaio foi contratada como assessora pelo membro do Governo Senhor Doutor Manuel Pedro Cunha da Silva Pereira, Ministro da Presidência.
Foi autorizada a continuar a dar aulas numa universidade privada.
Vera Sampaio é filha do Senhor ex-presidente.
Já o filho de Jorge Sampaio, depois de se ter formado foi logo para consultor da Portugal Telecom.

Com apenas 50 anos de idade e gozando de plena saúde, o socialista Vasco Franco, número 2 do PS na Câmara de Lisboa durante as presidências de Sampaio e de Soares, está reformado com uma pensão de 3.035€, um valor bastante acima do seu vencimento como vereador. Foi aposentado como técnico superior de 1ª classe – apesar de as suas habilitações literárias serem equivalentes ao 9º ano.

Entrou para o Ministério da Administração Interna em 1972 e dos 30 anos passados só ali cumpriu sete de dedicação exclusiva; três foram para o serviço militar e os restantes 20 na vereação da Câmara de Lisboa, doze dos quais a tempo inteiro. Vasco Franco diz que a lei o autoriza a contar a dobrar 10 dos 12 anos como vereador a tempo inteiro: triplicar o salário.
Já depois de ter entregue o pedido de reforma, Vasco Franco foi convidado para administrador da Sanest (uma sociedade de capitais públicos), com um ordenado líquido de 4000€ mensais. Foi convidado pelo presidente da Câmara da Amadora, cuja mulher é secretária de Vasco Franco na Câmara de Lisboa.
A acumulação de vencimentos foi autorizada mas o salário de administrador é reduzido em 50% – para 2000€ – a partir de Julho, mês em que se inicia a reforma, segundo Vasco Franco.
A somar aos mais de 5000€ da reforma e do lugar de administrador, Vasco Franco recebe ainda mais 900€ de outra reforma, por ter sido ferido em combate em Moçambique já depois do 25 de Abril e cerca de 250€ em senhas de presença pela actuação como vereador sem pelouro.
Contas feitas, o novo reformado triplicou o salário que auferia no activo, ganhando agora mais de 6000€ limpos. Além de carro, motorista, secretária, assessores e telemóvel.

O que também é deveras interessante é o caso dos deputados e ex-deputados.

Após as eleições legislativas o que acontece aos deputados que não foram re-eleitos?

Quando terminam as funções, os deputados e governantes têm o direito, por Lei a um subsídio que dizem de reintegração:
Um mês de salário (3.449€) por cada seis meses de Assembleia ou governo.

Desta maneira um deputado que o tenha sido durante um ano recebe dois salários (6.898€). Se o tiver sido durante 10 anos, recebe vinte salários (68.980€). Feitas as contas e os deputados que saíram na última "substituição legislativa", o Erário Público desembolsou mais de 2.500.000€!
E há que lembrar que o "cargo" (peço desculpa de não lhe chamar profissão) de deputado não é desempenhado em exclusividade. Ou seja, os senhores deputados podem desempenhar outras funções - que são remuneradas, está claro - enquanto têm assento na Assembleia da República.

Há ainda aqueles que têm direito a subvenções vitalícias ou pensões de reforma, mesmo que não tenham 60 anos, bastando para isso que tenham sido titulares de cargos políticos por mais de 12 anos.

Alguém quer ver uma lista de ilustres reformados do Parlamento?
Calculei que sim.

Almeida Santos - 4.400€;
Medeiros Ferreira - 2.800€;
Manuela Aguiar - 2.800€;
Pedro Roseta - 2.800€;
Helena Roseta - 2.800€;
Narana Coissoró - 2.800€;
Álvaro Barreto - 3.500€;
Vieira de Castro - 2.800€;
Leonor Beleza - 2.200€;
Isabel Castro - 2.200€;
José Leitão - 2.400€;
Artur Penedos - 1.800€;
Bagão Félix - 1.800€.

Depois, há também uma lista de reintegrados:

Luís Filipe Pereira 26.890€/9 anos de serviço;
Sónia Fortuzinhos 62.000€/ 9 anos e meio de serviço;
Maria Santos 62.000€/9 anos de serviço;
Paulo Pedroso 48.000€/7 anos e meio de serviço
(aos quais pode juntar indemnizações pelo processo Casa Pia. Ah, e, como se pode ver, se fosse outro indivíduo qualquer a ser acusado de qualquer crime seria uma coisa perfeitamente natural e integrada no processo de investigação, mas como o senhor Paulo Pedroso é político, tem direito a uma indemnização.);
David Justino 38.000€/5 anos e meio de serviço;
Ana Benavente 62.000€/9 anos de serviço;
M.ª Carmo Romão 62.000€/9 anos de serviço;
Luís Nobre Guedes 62.000€/9 anos e meio de serviço.

A maioria dos outros deputados que não regressaram estiveram lá somente na última legislatura, isto é, 3 anos, o suficiente para terem recebido cerca de 20.000€ cada.

Mais um grupo de espanhóis que dizem que os portugueses têm que apertar o cinto.

Mais um dado pleno de beleza surge quando descubro que 9 em cada 10 aposentados com mais de 5.000€ mensais foram juízes.
Virando umas páginas para trás, podemos ver a lista de Aposentados no ano de 2005 (Janeiro a Novembro):

Janeiro
Ministério da Justiça
5380.20€ Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
Março
Ministério da Justiça
7148.12€ procurador-geral Adjunto Procuradoria-Geral República
5380.20€ Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5484.41€ Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5498.55€ Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
Empresas Públicas e Sociedades Anónimas
6082.48€ Jurista CTT Correios Portugal SA
Abril
Ministério da Justiça
5498.55€ Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5498.55€ Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5338.40€ Procuradora-Geral Adjunta
Procuradoria-Geral República - Antigos Subscritores
6193.34€ Professor Auxiliar Convidado
Maio
Ministério da Justiça
5663.51€ Juiz Conselheiro Conselho Superior Magistratura
5498.55€ Procurador-Geral Adjunto Procuradoria-Geral República
5460.37€ Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5663.51€ Juiz Conselheiro Conselho Superior Magistratura
5338.40€ Procuradora-Geral Adjunta Procuradoria-Geral República
5663.51€ Juiz Conselheiro Conselho Superior Magistratura
Junho
Ministério da Justiça
5663.51€ Juiz Conselheiro Supremo Tribunal Administrativo
5498.55€ Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5498.55€ Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5663.51€ Juiz Conselheiro Conselho Superior Magistratura
Julho
Ministério da Justiça
5182.91€ Juiz Direito Conselho Superior Magistratura
5182.91€ Procurador República Procuradoria-Geral República
5307.63€ Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5498.55€ Procurador-Geral Adjunto Procuradoria-Geral República
Agosto
Ministério da Justiça
5173.46€ Conservador Direcção Geral Registos Notariado
5173.46€ Conservadora Direcção Geral Registos Notariado
5173.46€ Conservador Direcção Geral Registos Notariado
5173.46€ Notário Direcção Geral Registos Notariado
5173.46€ Conservador Direcção Geral Registos Notariado
5663.51€ Juiz Conselheiro Conselho Superior Magistratura
5663.51€ Juiz Conselheiro Conselho Superior Magistratura
5498.55€ Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5043.12€ Notária Direcção Geral Registos Notariado
5173.46€ Conservador 1ª Classe Direcção Geral Registos Notariado
5498.55€ Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5498.55€ Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5027.65€ Conservador Direcção Geral Registos Notariado
5663.51€ Juiz Conselheiro Conselho Superior Magistratura
5498.55€ Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5173.46€ Conservador Direcção Geral Registos Notariado
5498.55€ Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5173.46€ Notário Direcção Geral Registos Notariado
5498.55€ Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5498.55€ Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5159.57€ Conservador Direcção Geral Registos Notariado
5173.46€ Notária Direcção Geral Registos Notariado
5173.46€ Ajudante Principal Direcção Geral Registos Notariado
5498.55€ Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5173.46€ Notário 1ª Classe Direcção Geral Registos Notariado
5173.46€ Notária Direcção Geral Registos Notariado
Setembro
Ministério dos Negócios Estrangeiros
7284.78€ Vice-Cônsul Principal Secretaria-Geral (Quadro Externo)
6758.68€ Vice-Cônsul Secretaria-Geral (Quadro Externo)Ministério da Justiça
5663.51€ Juiz Conselheiro Conselho Superior Magistratura
5498.55€ Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5498.55€ Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
Ministério da Educação
5103.95€ Presidente Conselho Nacional Educação
Outubro
Ministério da Justiça
5498.55€ Procurador-Geral Adjunto Procuradoria-Geral República
Novembro
Ministério dos Negócios Estrangeiros
7327.27€ Técnica Especialista Secretaria-Geral (Quadro Externo)
Tribunal de Contas
5663.51€ Presidente
Ministério da Justiça
5498.55€ Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5663.51€ Juiz Conselheiro Conselho Superior Magistratura
5498.55€ Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5498.55€ Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5498.55€ Juiz Desembargador Conselho Superior MagistraturaMinistério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
5015.16€ Professor Coordenador Inst. Superior Engenharia Lisboa

Vítor Constâncio, o governador do Banco de Portugal, ganha 272.628 € por ano, ou seja quase 3.894 contos mensais, 14 meses/ano.
(se quiserem saber mais pormenores sigam este LINK)

Vejam mais uma lista interessante:

Central bank governors' salaries (US$)  
(estes dados são ainda relativos a 2003. não consegui encontrar uma lista actualizada)

Joseph Yam (Hong Kong) $1,120,000 (1)
Malcolm Knight (General Manager, BIS) $450,000
Nout Wellink (Netherlands) $440,000
Jean Pierre Roth (Swiss National Bank) $429,000
Wim Duisenberg (European Central Bank) $417,000 (2)
Mervyn King (Bank of England) $411,160
Ian Macfarlane (Australia) $325,123 (3)
John Hurley (Ireland) $315,000
Bill McDonough (New York Fed) $315,000
Toshihiko Fukui (Bank of Japan) $276,076 (4)
Alan Bollard (Reserve Bank of New Zealand) $255,672 (5)
Bodil Nyboe Andersen (National Bank of Denmark) $253,000
Klaus Liebscher (Austria) $247,150
Lars Heikenstein (Sweden) $241,000
Matti Vanhala (Finland) $233,000
Alan Greenspan (Federal Reserve) $172,000
Svein Igvar Gjedrem (Norges Bank) $151,000
Zdenek Tuma (Czech National Bank) $110,000

O que faria com que o governador do Banco de Portugal aparecesse ali no meio a receber 361.240$, ou seja, o sétimo mais bem pago do mundo - considerando o valor que aufere actualmente. 
O que faz todo o sentido, especialmente quando situamos a economia nacional no seio da economia mundial, também ficando num sétimo lugar. Ou então não.

Outros ordenados chorudos do Banco de Portugal :
O Vice-governador, Pedro Duarte Neves           - 254.586 €/ano
O Vice-governador, José Martins de Matos       - 244.536 €/ano
O administrador José Silveira Godinho              - 413.250 €/ano (acumula com uma pensão do BdP, mais 139.550 €/ano)
O administrador Vítor Rodrigues Pessoa           - 316.084 €/ano (inclui também acumula com uma pensão do BdP, mais 139.550 €/ano)
O administrador Manuel Ramos Sebastião        - 226.081 €/ano (saiu em Março de 2008 da administração do Banco de Portugal depois do ministro da Economia, Manuel Pinho, o ter nomeado para Presidente da Autoridade da Concorrência)

O ex-Vice-governador, António Pereira Marta, que saiu do BdP em 2006, acumulava com o seu salário de 244.174 €/ano a sua pensão como reformado do Banco de Portugal.

Campos e Cunha, ex-ministro das Finanças recebeu durante os dois meses em que esteve no Executivo 4600€ mensais de ordenado e uma reforma de 8.000€ do Banco de Portugal.

Mira Amaral saiu da Caixa Geral de Depósitos (CGD) com uma reforma de gestor 18.000€. Na altura acumulava uma pensão de 1800€, como deputado e 16.000€ como líder executivo da CGD. Esteve em funções apenas 1 ano e 9 meses.

Há algum tempo atrás, escrevi um pequeno textinho sobre os juízes quando o  presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Noronha do Nascimento, chamou a atenção para o facto das remunerações dos magistrados estarem congeladas há cerca de 16 anos.
Ora, há que ter alguma pena dos senhores juízes.
Segundo o actual bastonário da Ordem dos Advogados, António Marinho Pinto, os magistrados têm direito aos seguintes privilégios: 
- Recebem um subsídio de renda de casa no valor de 700€/mês, mesmo que residam em casa própria. Se forem casados com outro magistrado, habitando em casa própria cada um deles recebe esse subsídio, o que aponta para uma verba de 1400€/mês
Melhor ainda, os magistrados aposentados ou jubilados podem incorporar esse subsídio nas suas reformas e nas mesmas condições dos que se encontram  no activo. 
E mais! O subsídio de renda de casa dos magistrados está isento de IRS, após acórdão do STA, ou seja, decisões dos magistrados. 

Acho fantástico que alguém possa auferir uma remuneração permanente, que essa remuneração entre no cálculo da reforma, mas que esteja isenta de IRS.

- Os magistrados do Supremo Tribunal Administrativo, do Supremo Tribunal de Justiça e do Tribunal Constitucional que residam fora da área da Grande Lisboa recebem ajudas de custo precisamente quando se deslocam para o seu local de trabalho. A situação torna-se tanto mais incompreensível quanto é certo que os referidos magistrados usufruem de viagens totalmente gratuitas em todos os transportes públicos terrestres e fluviais, incluindo os comboios Alfa.

Ora, depois da imbecilidade que foi a construção de dez estádios para o Euro 2004, bem visível em estádios como o de Leiria, Aveiro ou do Algarve e, um pouco menos mas também notória, do Bessa, Guimarães ou Coimbra, o Estado Português continua na senda do dinheiro mal gasto em infraestruturas desportivas.

A cidade de Al-Kahder, nos arredores de Belém, na Cisjordânia, tem um novo estádio cuja construção foi financiada por Portugal, através do Instituto Português de Cooperação para o Desenvolvimento. (vide o LINK)
O recinto custou dois milhões de dólares, tem capacidade para seis mil espectadores, é certificado pela FIFA e dispõe de piso sintético e iluminação. 
A cerimónia de inauguração abriu com uma marcha de escuteiros locais, conduzindo as bandeiras de Portugal e da Palestina, e a execução dos respectivos hinos nacionais. 
A cerimónia contou com intervenções da ministra do Turismo, Khouloud Daibes, em representação do Presidente, Jorge Torres Pereira, representante de Portugal junto da Autoridade Nacional Palestiniana, em nome do Governo português e do IPAD, e o presidente da Câmara de Al- Khader, Adnan Sbeih.

Segundo a Agência Lusa, Portugal ofereceu camisolas dos jogadores Cristiano Ronaldo, Deco e Quaresma, que ficaram expostas numa sala do estádio Al-Khader.
Os organizadores tinham previsto a exibição de mensagens vídeo de Luís Figo, Cristiano Ronaldo, José Mourinho e Luís Filipe Scolari, para serem difundidas durante a cerimónia.
Segundo o representante diplomático de Portugal, estas 'seriam naturalmente, mensagens de apoio às esperanças e às alegrias bem conhecidas dos praticantes e adeptos do futebol e representariam mais uma forma de passar uma mensagem de paz à juventude palestiniana, na língua internacional, que é o desporto'.
Khalil Shahwan, director do Departamento de Juventude e Desportos de Belém, agradeceu, em entrevista publicada pelo diário El-Quds, à 'nação amiga portuguesa' pela sua importante contribuição, esperando que esta sirva de exemplo a outros países, para que ajudem o povo palestiniano a realizar as suas necessidades."

O dinheiro por aqui escasseia para urgências, maternidades, centros de saúde e escolas primárias,mas há sempre dois milhões para oferecer um estádio à Palestina. 

Este post já vai muito longo mas não posso escapar-me à publicação de um texto que recebi por email e que relata as contas feitas por um cidadão português:

"Em cada 100 euros que o patrão paga pela minha força de
trabalho, o Estado, e muito bem, tira-me 20 euros
para o IRS e 11 euros para a Segurança Social.
O meu patrão, por cada 100 euros que paga pela minha
força de trabalho, é obrigado a dar ao Estado, e muito
 bem, mais 23,75 euros para a Segurança Social.
 E por cada 100 euros de riqueza que eu produzo, o Estado,
e muito bem, retira ao meu patrão outros 33 euros.
Cada vez que eu, no supermercado, gasto os 100 euros que
o meu patrão pagou, o Estado, e muito bem, fica com 21 euros para si.
Em resumo:
Quando ganho 100 euros, o Estado fica quase com 55.
 Quando gasto 100 euros, o Estado, no mínimo, cobra 21.
Quando lucro 100 euros, o Estado enriquece 33.
Quando compro um carro, uma casa, herdo um quadro,
registo os meus negócios ou peço uma certidâo, o Estado,
 e muito bem, fica com quase metade das verbas envolvidas no caso.
Eu pago e acho muito bem, portanto exijo :
- Um sistema de ensino que garanta cultura, civismo e futuro
emprego para os meus filhos.
 - Serviços de saúde exemplares.
- Um hospital bem equipado a menos de 20 km da minha casa.
- Estradas largas, sem buracos e bem sinalizadas em todo o país.
 - Auto-estradas sem portagens. Pontes que não caíam.
 - Tribunais com capacidade para decidir processos em menos de um ano.
 - Uma máquina fiscal que cobre igualitariamente os impostos.
 Eu pago, e por isso quero ter, quando lá chegar, a reforma
garantida e jardins públicos e espaços verdes bem tratados e seguros.
 ....Polícia eficiente e equipada.
 ....Os monumentos do meu País bem conservados e abertos ao
público, uma orquestra sinfónica.
 ....Filmes criados em Portugal.
 ....E, no mínimo, que não haja um único caso de fome e miséria nesta terra.
 .... Na pior das hipóteses, cada 300 euros em circulação em
Portugal garantem ao Estado 100 euros de receita.
 ....Portanto, Srs. Governantes, governem-se com o dinheiro
que lhes dou porque eu quero e tenho direito a tudo isto.

assinado:
Um português contribuinte.

Depois disto, faz sentido pegar em dados publicados pelo Correio da Manhã, relativos ao ano de 2004 e que dão conta do peso dos funcionários públicos na população activa nacional, em comparação com outras realidades europeias.

(Fonte EUROSTAT)

Suécia----------------  33,3% 
Dinamarca-----------  30,4% 
Bélgica---------------- 28,8%
Reino Unido---------  27,4% 
Finlândia-------------  26,4%
Holanda--------------  25,9% 
França----------------  24,6%
Alemanha------------  24%
Hungria---------------  22% 
Eslováquia------------ 21,4%
Áustria---------------- 20,9%
Grécia----------------  20,6%
Irlanda---------------- 20,6%
Polónia---------------- 19,8%
Itália-------------------19,2%
República Checa---   19,2% 
PORTUGAL---------    17,9%
Espanha-------------- 17,2% 
Luxemburgo---------- 16%

Ou muito me engano ou estes números (ah! números: a paixão do senhor Sócrates. Ou será Eng. Sócrates?) indicam que não há pois funcionários públicos a mais, até somos o 3º país da U.E. com menor percentagem de funcionários públicos na população activa.

Se formos a ter em atenção certos pormenores, chegamos à conclusão que há áreas onde o despesismo é gritante e poderia ser evitado:

- Cada ministro deste e de outros governos tem, para seu serviço pessoal e sob as suas ordens directas:
  - uma média de 136  pessoas entre:
     - secretários e subsecretários de estado,
     - chefes de gabinete,
     - funcionários do gabinete,
     - assessores, 
     -secretárias 
     - motoristas) 
  - 56 viaturas.
Estes número são APENAS cinco vezes superiores ao resto da Europa.

Mas as fortunas que se esbanjam não param por aqui.

António Carrapatoso, figura de proa da Telecel/Vodafone e destacado dirigente do PSD viu prescrever uma dívida de 700.000€ de IRS. 
Talvez eu seja uma criança muito inocente mas pergunto-me por que razão prescreveu esta dívida? 
Eu já ouvi falar tantas vezes em cobrança coerciva, será que não era aplicável neste caso? O indivíduo em causa não tem, nem nunca teve, paradeiro desconhecido.
António Carrapatoso até apareceu com alguma frequência, nos écrans da televisão para entrevistas e comentários. E sempre as virtudes do "sistema" em que vivemos. 

Em 2005 os CTT pagaram 19000€ mil euros a Luís Felipe Scolari por uma palestra de 45 minutos, que teve como tema algo parecido com «Como fortalecer o espírito de grupo» no dia 14 de Janeiro desse ano, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, durante um Encontro dos Correios de Portugal.
A decoração custou mais de 430000€ e havia dois carros de luxo. 
Junte-se a isto a despesa efectivamente facturada entre 8 de Julho de 2002 e 31 de Maio de 2005, com a decoração do gabinete do presidente do Conselho da Administração dos CTT, Carlos Horta e Costa, bem como a sua sala de visitas e ainda das salas de visitas e refeições que custou 430.691€. 
Carlos Horta e Costa teve à sua disposição, entre 2002 e 2005, um Jaguar S Type (a renda para o adquirir custou cerca de 50.758€) e um Mercedes Benz S320CDI (comprado em Abril de 2004 por 84000€). 
O Relatório da Inspecção-Geral das Obras Públicas conclui haver «indícios de má gestão» e «falta de contenção de uma empresa que gere dinheiros públicos», pelo anterior Conselho de Administração que liderou os CTT entre 8 de Julho de 2002 e 31 de Maio de 2005.

Foi aberta uma investigação relativa ao mesmo período, devido aos CTT terem participado num negócio de milhões de euros com a SLN/BPN, relativo à aquisição de viaturas. 
Os CTT terão pago pelo fornecimento de viaturas mais 2 milhões de euros do que deviam. 
Outro negócio que também está a ser investigado, é o que diz respeito ao pagamento de comissões na venda de um edifício dos CTT em Coimbra. 

Juntando todos os factos relatados (e que foram recolhidos quer em jornais, em emails e outras publicações online e são tidos como verdadeiros) eu pergunto:
1) os senhores deste país que foram referidos neste post sabem de onde vem a crise?
2) os senhores deste país que foram referidos neste post  continuam a achar que é necessário despedir pessoal para cortar na despesa?
3) os senhores deste país que foram referidos neste post continuam a achar que são espanhóis na hora em que dizem que os portugueses têm de apertar o cinto?
4) os senhores deste país que foram referidos neste post sabem que a crise para eles não é a crise para o resto dos portugueses?
5) os senhores deste país que foram referidos neste post ainda não conseguiram perceber qual a origem da falência da Segurança Social?
6) os senhores deste país que foram referidos neste post ainda não perceberam qual a solução para cortar no dinheiro que se gasta sem quê nem porquê em Portugal?


Peço desculpa pelo post extremamente longo...


FOI PROFUNDO!

Dispenso...

Porque tudo o que é dito é dispensável...
Porque tudo o que é escrito é dispensável...

Este é um blog onde se fala a sério e se brinca.
Quem não goste de ironia ou sarcasmo que feche esta página rapidamente!
Aqui ninguém tem razão.
Eu não pretendo estar certo, pretendo observar e pretendo fazê-lo de uma forma atenta e crítica...de uma forma dispensável.

Dispenso...um blog dispensável.

pessoas já dispensaram um tempinho para dar uma espreitadela