terça-feira, dezembro 09, 2008

Estranhas semelhanças

Adolf Hitler e Barack Obama.


O que têm em comum estes dois homens?

As diferenças são imensas, mas têm uma semelhança interessante.

Ambos sobem ao poder num momento de crise para as suas nações.


Hitler "estabeleceu como objectivos políticos a construção de um novo Estado (o III Reich) que fosse capaz de prover autarquia económica para a Alemanha, conquistar seu "espaço vital’’, libertá-la das cadeias do Tratado de Versalhes e aniquilar o bolchevismo", enquanto Obama "apresenta um programa que remonta a Kennedy e, mais propriamente, a Rosevelt e a seu programa de reabilitação da economia dos EUA, com protecionismo e uma nova aliança “capital-trabalho”. Esta é a força de sua candidatura, da “esperança” que ele apresenta. É possível esta nova retomada dos EUA [...] Lembremos que a crise de 29 começou em situação parecida, [,,,] A crise teve repercussões profundas no mundo [...] a tomada do poder na Alemanha pelos Nazistas, a guerra civil espanhola e, 10 anos depois, a II Guerra mundial."

Ambos com um objectivo comum, a retoma económica, ambos com métodos semelhantes, ambos tentando livrar-se de um "inimigo", no caso alemão eram as imposições de Versalhes, no caso norte-americano temos o endividamento do Estado, das empresas e dos individuos, endividamento esse que adquiriu uma globalização estranha, com empresas por todo o mundo a comprar as dívidas de sabe-se lá quem.

No seu tempo, Hitler era visto pelos alemães tal como hoje é visto Obama nos EUA. Obviamente que ninguém acredita que exista o perigo de seguirem rumos idênticos - especialmente depois de Obama se manifestar contra a guerra do Iraque - mas acaba por ser curioso que sigam o mesmo caminho de recuperação económica.

Este mundo é mesmo irónico...



FOI PROFUNDO!

quarta-feira, dezembro 03, 2008

Eu sou melhor que D. Afonso Henriques

Acabei de me lembrar que sou uma pessoa impressionante.

Sou um indivíduo, no meio de muitos outros, é verdade, que tem várias razões para se poder comparar com um sem número de individualidades da História e dizer "olha! Eu sou melhor que este gajo!".

É verdade!

Não acreditam em mim?


Veja-se o caso de D.Afonso Henriques.


Tudo bem que foi o primeiro rei de Portugal, que foi ele que fundou o país mas...

a) o homem viveu no século XIIHenriques, (25 de Julho de 1109 a 6 de Dezembro de 1185, eu passei de um milénio para o outro;

b) eu tenho um leitor de mp3, ele ouvia músiquinha da côrte;

c) eu tenho mais de 800 amigos só no Hi5, ele zangou-se com a própria mãe, Teresa de Leão (filho de uma "espanhola"...xiiiii), e chegou a andar em guerra com a progenitora. Mesmo que tivesse Hi5, a maior parte dos seus amigos e conhecidos andavam sempre em batalhas e não tinham tempo para criar perfis. Já para não falar que não tinham como tirar fotos, não tinham electricidade nem internet e, até aposto, o Dom (chamo-lhe Dom para simplificar) não devia saber o nome de mais de 4 ou 5 e seriam apenas os nobres).

d) fez doações à Igreja para que esta o reconhecesse como Rei e Portugal como Reino e tinha um judeu, o grão-rabino Yahia Ben Yahia, ministro das Finanças. Eu nem gosto de religiões e muito menos tenho de lhes dar alguma coisa para ter algo em troca. Quer dizer, talvez por isso eu não seja rei de nada. Mas, hoje em dia, quem é rei de alguma coisa? E, actualmente, há alguma monarquia que não esteja decadente e endividada? Tirando os reis e equivalentes das zonas onde há petróleo.

e) D.Afonso Henriques passava frio e andava com roupas estranhas e armaduras em metal pesadissímas. Eu posso andar nu pela casa e basta-me ligar um aquecedor ou o aquecimento central para não ter frio. Armaduras? Para quê?

f) ele andava a cavalo ou a pé, eu só ando a pé quando quero e posso escolher andar de carro, autocarro ou metro ou, para deslocações maiores, posso usar o comboio ou o avião. Queria ver o Dom a ir a cavalo até ao Brasil. Ah, pois, nessa altura nem sabiam que havia Brasil!

g) o que me faz lembrar de outra questão. Eu já morei no Brasil, no calor, com praias, etc. O Dom foi, no máximo, ali ao lado a Espanha e nem comprou caramelos! Só ia lá para andar à traulitada e para assinar tratados. Ainda por cima, naquela que terá sido a sua última batalha, magoou-se ao tentar escapar pelas portas de Badajoz (repito, nem trouxe caramelos!) e teve de ser tratado pelo seu rival e cunhado, Fernando de Leão.

h) não tinha telemóvel, eu tenho dois. Quando queria falar com alguém que estivesse longe, tinha de mandar recado por um mensageiro a cavalo e esperar que este voltasse com a resposta.



E vou parar por aqui.

Podia falar do facto do Dom não ter multibanco ou não poder pedir uma pizza por telefone naqueles dias em que não estava onde os criados o pudessem servir, ou no facto de ter de aguentar com os casamentos decididos pelos pais (não que eu possa falar muito, já que nem namorada tenho. Mas quando tiver posso decidir se caso com ela sem qualquer imposição parental), ou no facto de não terem água corrente ou esgotos...


Ah!

E eu tenho um blogue, o Dom nem escrever sabia!





FOI PROFUNDO!

segunda-feira, dezembro 01, 2008

A credibilidade das votações online

Deliciem-se com o pedacinho de literatura que vos apresento de seguida.
Aviso já que se trata de futebol mas não vou abordar o tema em si.


Suazo é o mais popular do Mundo

CRISTIANO RONALDO EM 20.º NA VOTAÇÃO DA IFFHS

Nem Cristiano Ronaldo, Kaká, Ronaldinho Gaúcho ou Lionel Messi. Neste momento, o jogador mais popular do Mundo é David Suazo, do Benfica, que recebeu 196.079 dos mais de 800 mil votos contabilizados na eleição promovida pela Federação Internacional de Estatísticas e História do Futebol (IFFHS), entidade reconhecida pela FIFA.

A votação - qualquer pessoa pode votar, no site da referida organização, em www.ifffhs.de - prolonga-se até 3 de Janeiro de 2009, sendo depois anunciados os resultados finais da mesma. De qualquer forma, foi divulgado ontem o balanço provisório da eleição, para já liderada pelo avançado benfiquista.

O campeão de 2007, o egípcio do Ah-Ahly de Manuel José, Mohammed Aboutreika, ocupa o segundo lugar com 159.955 votos. Marcos, guarda-redes do Palmeiras, campeão do Mundo de 2002, está no último lugar do pódio, batendo por quase 3.000 votos o compatriota Rogério Ceni.

Favorito à Bola de Ouro da France Football e ao prémio FIFA para melhor jogador do ano, o português Cristiano Ronaldo, do Manchester United, está num modesto 20.º lugar, com 3.238 pontos, logo atrás do grande rival, o argentino Lionel Messi, do Barcelona, 19.º com 3.370.

Confira o top-20 da votação:

1. David Suazo (Honduras/Benfica), 196.079 votos
2. Mohamed Aboutreika (Egipto/Al-Ahly), 159.955
3. Marcos (Brasil/Palmeiras), 86.954
4. Rogério Ceni (Brasil/São Paulo), 84.141
5. Faisal Agab (Sudão/Al-Merreihk), 72.509
6. Alireza Nikbakht (Irão/Perspolis), 69.916
7. Dario Srna (Croácia/Shakhtar Donetsk), 18.649
8. Yasser Al-Qahtani (Arábia Saudita/Al-Hilal), 10.173
9. Vladimir Bystrov (Rússia/Spartak Moscovo), 9.003
10. Alessandro Del Piero (Itália/Juventus), 8.063
11. Jorge Valdívia (Chile/Al-Ain), 6.554
12. Guillermo Ochoa (México/América), 5.835
13. Nemanja Vidic (Sérvia/Manchester United), 5.166
14. Peng Han (China/Shandong Luneng), 5.044
15. Euzebiusz Smolarek (Polónia/Bolton), 4.553
16. Hicham Aboucharouan (Marrocos/Tunis), 4.249
17. Andrey Arshavin (Rússia/Zenit), 3.800
18. Adrian Mutu (Roménia/Fiorentina), 3.595
19. Lionel Messi (Argentina/Barcelona), 3.370
20. Cristiano Ronaldo (Portugal/Manchester United), 3.238

Ora muito bem, aqui temos o fabuloso, o fantástico, o incrível mundo das votações virtuais.
Neste mundo, e só neste mundo, podemos observar que o actual avançado das Honduras e do Benfica é o futebolista mais popular do mundo!
Aliás, acaba por ser quase hilariante, não fosse Suazo ter sido jogador do Inter de Milão e figura de proa de uma selecção hondurenha que está perto de se classificar para o Mundial.
Mas riam-se:
1. David Suazo (Honduras/Benfica), 196.079 votos (79 votantes eram das Honduras, os restantes eram benfiquistas. Mas o que são 100000 num universo de mais de 6 milhões?)
2. Mohamed Aboutreika (Egipto/Al-Ahly), 159.955 (QUEM???????)
5. Faisal Agab (Sudão/Al-Merreihk), 72.509 (Desculpe? Podia repetir?)
6. Alireza Nikbakht (Irão/Perspolis), 69.916 (Aqui devia estar uma gargalhada. Imaginem uma gargalhada, por favor)
8. Yasser Al-Qahtani (Arábia Saudita/Al-Hilal), 10.173 (Aqui imaginem urina. Alguma urina e dores abdominais de tanto rir.)
9. Vladimir Bystrov (Rússia/Spartak Moscovo), 9.003 (Sim, sim, muito bom! Quem é?)
11. Jorge Valdívia (Chile/Al-Ain), 6.554 (Deste ouvi falar. Vinha para o Benfica. Não veio. Tal como muitos outros.)
12. Guillermo Ochoa (México/América), 5.835 (Ochoa? Só conheço os colombianos, aqueles do narcotráfico. E um fotógrafo meu amigo.)
14. Peng Han (China/Shandong Luneng), 5.044 (É caso para dizer "Han?")
16. Hicham Aboucharouan (Marrocos/Tunis), 4.249 (Aboucharou...AN?)

Também não deixa de ter a sua beleza ver Messi e Ronaldo nos dois últimos lugares do top20.

19. Lionel Messi (Argentina/Barcelona), 3.370
20. Cristiano Ronaldo (Portugal/Manchester United), 3.238


Qual a lição que podemos tirar disto?
Talvez que estas votações são uma aberração e são inúteis?
Talvez que quem gosta de futebol vê futebol e não vai à internet votar naquilo que já se sabe que é óbvio?
Já agora, fiquei a saber que ninguém ouviu falar de Kaká, Ronaldinho ou Ibrahimovic.


FOI PROFUNDO!

Dispenso...

Porque tudo o que é dito é dispensável...
Porque tudo o que é escrito é dispensável...

Este é um blog onde se fala a sério e se brinca.
Quem não goste de ironia ou sarcasmo que feche esta página rapidamente!
Aqui ninguém tem razão.
Eu não pretendo estar certo, pretendo observar e pretendo fazê-lo de uma forma atenta e crítica...de uma forma dispensável.

Dispenso...um blog dispensável.

pessoas já dispensaram um tempinho para dar uma espreitadela