quarta-feira, junho 25, 2008

O Rei morreu

É triste mas é verdade.
Morreu George Carlin, um dos maiores e melhores comediantes do mundo.
Desbocado, inconveniente, atento, sarcástico, ofensivo, viperino, genial. Estas palavras não chegam para descrever nem um milésimo do talento que agora se foi.

Tinha um estilo muito próprio e único de fazer "stand up" e atacava toda a gente. Lembro-me de ver um espectáculo dele em que se ouve GC dizer "oh! he's not going to attack the children! YES HE IS! Fuck the children!".

Espreitando na wikipédia:

"George Denis Patrick Carlin (Nova Iorque, 12 de maio de 193722 de junho de 2008) foi um comediante, ator e autor norte-americano, pioneiro, com Lenny Bruce, no humor de crítica social. A sua mais polémica rotina chamava-se "Sete Palavras que não se podem dizer em Televisão", o que lhe causou, durante os anos setenta, vários dissabores, acabando preso em inúmeras vezes que levou o texto a palco.
Até meados da década de 1960, Carlin manteve uma imagem tradicional, com fato e cabelo curto. Depois, ao escrever novo ato, decidiu deixar crescer o cabelo e a barba, tornando-se um ícone da contracultura. Crítico acérrimo das religiões, principalmente do sentido da culpa e do controle social, defendia aparentemente valores seculares.
Aplaudido por vários colegas, como Lewis Black, tido como seu sucessor, George Carlin chegou ainda a participar em vários filmes e séries de TV. Dublou ainda filmes de animação, como Carros e outros.
Morreu em um hospital de Los Angeles de paragem cardíaca, depois de, nos últimos 20 anos, ter passado já por um enfarte e duas cirurgias ao coração. Sobrevive-lhe a sua segunda mulher e sua filha."

Isto não é nada, pelo menos se compararmos com a versão americana, em que vem uma fabulosa citação do comediante:


My grandfather would say: "I'm going upstairs to fuck your grandmother". He was an honest man, and he wasn't going to bullshit a four-year-old." George Carlin, "Carlin on Campus"

Dêem uma espreitadela ao que diz sobre Carlin.
Aproveitem e passem pelo youtube.

Deixo-vos alguns pequenos vídeos de um grande comediante.








FOI PROFUNDO!

quinta-feira, junho 19, 2008

Igualdade

Aviso: quem não gosta do politicamente incorrecto não deve ler o texto que se segue.

Escolhi pegar em três grupos que pregam a igualdade: mulheres, deficientes (ou como quiserem chamar) e pretos (não são pessoas de côr, não são laranja, nem rôxo nem nada que se pareça).



Devo dizer, logo para começar, que não se trata de uma generalização total, só pretendo focar o texto numa parcela, aquela parcela que tem comportamentos com os quais eu não concordo.

Comecemos pelas mulheres e pelo seu desejo por serem tratadas de forma igual aos homens. Então porque ainda permanece a distinção entre trabalhos para mulheres e para homens? E não me refiro aos cargos de direcção, refiro-me ao trabalho pesado. Alguém viu alguma pedreira ou alguma trolha? Alguém viu alguma mulher do gás? (a jovem modelo do anúncio da GALP não conta)

E porque é que as mulheres reclamam que são vistas como objectos sexuais e depois usam tops decotados com se lêem bonitas expressões como "sexy", "doll", "sex machine", "hot" e coisas do género? Porque é que tiram fotos ao espelho da casa de banho em lingerie e as espetam como foto de perfil do hi5? Porque é que metem aquelas tretas brilhantes no peito para chamar a atenção?

Porque é que querem ser tratadas com igualdade e depois se queixam que hoje em dia não há cavalheiros? O cavalheirismo é um sinal de diferenciação! O homem tem de puxar a cadeira para a menina se sentar, tem que abrir a porta para a menina entrar...

Igualdade...o tanas!

E os pretos? (eu sei, a expressão parece racista. Mas não é nem eu o sou)

Queixam-se de serem tratados de forma desigual e de serem colocados de parte.

Ainda me lembro do antigo bar da Associação Académica de Coimbra, onde havia o canto dos guinienses, o canto dos são tomenses, o canto dos cabo-verdianos, o canto dos angolanos, onde se juntavam, por sua própria vontade e iniciativa, ficando isolados no seu pequeno gueto.

E critico isto porque tenho amigos de vários PALOP que não se ralam com a côr ou nacionalidade. Inclusivamente, conheci há uns anos um moçambicano, o Emílio, com quem passei uma viagem inteira a trocar anedotas supostamente racistas. E rimos a bandeiras despregadas.

E mais, os mesmos que se queixam de falta de igualdade são aqueles que entram na faculdade com estatuto especial, que são filhos de diplomatas e que vivem numa redoma, isolados dos "pulas".

Agora o mais complicado.

Os deficientes.

Mas alguém acredita que pode haver uma igualdade de tratamento? Acham que todos podem desempenhar as mesmas funções?

O facto dos edifícios terem de contemplar estruturas adequadas para pessoas com deficiências motoras, a existência de sinalização sonora para os cegos, livros e brochuras em braille para os cegos, legendas para os surdos; tudo isso aponta para que tenha de haver um tratamento diferenciado. Diferente é o antónimo de igual. E este tratamento diferenciado é realista!

Agora, o que não se pode fazer é tratar os deficientes como coitadinhos.

E dou-vos dois exemplos.

A minha colega de curso Ana Morais. Cega. Fez o curso como qualquer outra pessoa mas precisava dos livros em braille e fazia os exames numa sala diferente. E isso fazia dela uma pessoa diferente? Sim. E não. Ela convivia e continua a conviver com toda a gente sem se passar por coitadinha. Aliás, durante as praxes ouvi-a dizer "vamos jogar à cabra cega! eu sou a cabra!". E nas aulas, virava-se para os professores e dizia: "ó professor, não estou a ver nadinha!".

Uma miúda excelente.

E o Paulo?

Um rapaz que já teve direito a reportagem na SportTv e na SIC porque não tem pernas nem braços.

Mas esse rapaz, que não tem pernas nem braços, conduz, joga futebol (spider style!), escreve, fuma...leva uma vida normal. Acho que só o vi pedir ajuda para descer escadas e é porque as próteses não dão jeito nenhum.

E foi esse mesmo rapaz que, numa mesa do bar da faculdade, se vira para os presentes e diz: "vou contar-vos uma anedota. era uma vez um gajo sem pernas nem braços...".

Tipo fantástico!

Vi-o há pouco tempo por Lisboa com a namorada e agora está num curso de actor e aparece em telenovelas.

E nunca o vi a fazer-se de coitadinho.

Mulheres que se queixam que se um homem não as deixam passar à frente e o chamam de mal-educado; pretos que se queixam que, só porque alguém é menos lesto a resolver alguma coisa, ou porque lhes dão um encontrão na noite, ou faz algo que lhes desagrade, é logo racismo; ou deficientes que reclamam prioridade nas filas... Isso é incorrecto.

Não tem nada a ver com igualdade ou diferenciação...tem a ver com ser tratado com mordomias e privilégios.

Finalizando, quero abordar o tema das quotas.

Quotas para mulheres no parlamento, quotas para pretos no ensino superior (isto existe no Brasil), são algo que me choca e algo do mais redutor que pode existir para alguém.

Já alguém ouviu falar em mérito próprio?

As mulheres vêem vedado o acesso a lugares de destaque? Cada vez menos isso acontece, é uma questão dos tempos e vai sendo resolvida, principalmente pela demonstração de capacidades superiores por parte de várias mulheres. As quotas podem servir para meter gente incapaz em lugares que não merecem só com base no género/sexo.

E as quotas no ensino superior?

Dizia-me um colega que estas surgiram porque as "minorias" (que bela expressão) normalmente têm menos possibiliades e não podem ir para colégios caros, ao contrário dos brancos ricos que compram as notas.

Belo argumento. Isso não acontece só aos pretos! Acontece a brancos pobres! Tentar ter direitos extra com base na côr é triste e, mais uma vez, redutor.

"Todos diferentes, todos iguais".

Esta foi uma expressão bonita que eu gostava de actualizar.

Que tal "todos iguais apesar das diferenças"?

Espero que tenha ficado bem explícito que pretendo apontar o dedo a quem pretende servir-se das suas diferenças para exigir uma igualdade falsa que não é mais do que usar uma característica particular para ter direito a favorecimentos.


FOI PROFUNDO!

Melhor que humor negro!

Hip Hip Hurra ao humor vermelho!

O Benfica adquiriu o estatuto de queixinhas, pedinte e bobo da côrte nestes últimos tempos.

A bem dizer, pedinte já é há algum tempo. Lembram-se da Operação Coração?

Agora, perante a hipótese de ver o Futebol Clube do Porto arredado da disputa da Liga dos Campeões, o Benfica foi a correr à UEFA fazer queixinhas.

Dizia um benfiquista da minha família que o Benfica tinha toda a razão em ter ido à UEFA uma vez que era o principal interessado no afastamento do FCP da Champions.

Não discordo.

E até reconheço legitimidade ao Benfica para o ter feito, embora ache infantil.

E também admito que faço alguma força para que o FCP fique mesmo na LC uma vez que é o clube que melhor tem representado o país nas competições europeias.

Mas, vejamos agora o lado deprimente/humorístico da questão.

Pelos vistos, um representante da Federação Portuguesa de Futebol, terá dado uma resposta que, para além de pouco clara, para além de estranha por demonstrar desconhecimento de um facto que devia ser do domínio do senhor em causa, ainda seria desfavorável às pretensões encarnadas.

E agora para a risota total.

Visto o seu triunfante percurso para a Liga dos Campeões esfumar-se, o Benfica, pelos seus dirigentes, vem exigir à FPF uma indemnização por danos morais e não sei que mais!


Acho engraçado que o Benfica, numa época em que nada fez, tenha tido moral para se "fazer" a um lugar na LC. Também acho que os dirigentes benfiquistas devem ter uma moral enorme para, primeiro, se acharem no direito de ir à Champions, depois, para se acharem (mais uma vez) os defensores da justiça e terem ido à sede da UEFA fazer queixinhas do FCPorto, logo, toda esta história foi mais que favorável à moral dos moribundos benfiquistas, conquistadores de um honroso 4º lugar na principal liga portuguesa.

E onde foram os senhores buscar o valor de 30 milhões de euros? O Benfica acha que ia fazer 30 milhões com a ida à LC? Com quê? Prémios por vitória? Por passarem da 3ª eliminatória? Por se classificarem na fase de grupos? Por chegarem à final? Por vencerem? E mais direitos televisivos?

Vejam os casos de Liverpool e Manchester United.
Os primeiros amealharam 31 milhões de libras e os segundos 30 milhões de libras, num somatório de prémios da Champions, receitas televisivas e receitas de bilheteira.

O SLB pretende exigir uma soma correspondente a uma carreira ideal na Champions League, o que é sinónimo de moral no seu auge.

Ora, isto é exactamente o oposto do que os dirigentes do clube da Luz alegam.
Não vejo onde estão os danos.

Para os lados do Colombo os egos andam inchados como sempre...especialmente para quem conseguiu um 4º lugar num campeonato onde o FCPorto cilindrou e deixou os dois grandes rivais a léguas.


FOI PROFUNDO!

segunda-feira, junho 16, 2008

Queria um relato decente, por favor...

Fui passar o fim-de-semana prolongado ao Algarve e só quando lá cheguei é que me lembrei que Portugal iria jogar.

Sendo o jogo domingo ao final da tarde isso queria dizer duas coisas.

Voltaria mais tarde para Lisboa e teria de ver o jogo na TVI.

Medo...

Muito medo...



Eu tenho visto os jogos na Sportv e até agora acho que a única grande bacorada que ouvi foi a de um relatador que disse que o Kuyt era avançado do Feyennord.



Ver o jogo na TVI é um risco, embora não seja tão mau como na SIC.


De facto, quando ouço a voz do Sousa Martins fico receoso...

Mais receoso fico quando, logo no início da partida o ouço dizer que o Quaresma tinha cruzado uma bola de trivela. Nem seria nada espantoso, não fosse o facto de ter sido um "toque de letra", ou seja, um movimento bem mais complexo e, como devem calcular, visivelmente diferente.


O grande problema do Sousa Martins é que ele é pitosga.

Aliás, só isso explica que, quando o Nani bateu um livre directo e Pepe, vendo que a bola não ia para o alvo, decidiu tentar emendar a trajectória, tenha sido descrito pelo jornalista da TVI como "um lance estudado".


Mais tarde, num cruzamento da Suíça ao qual ninguém chegou, o SM disse "Senderos a desviar!"... Pois... com os olhos! E nem assim resultou, já que a bola seguiu a sua trajectória, que é como quem diz SEM DESVIOS!


Como em tudo na vida, há sempre seguidores.

O comentador, uma personagem que não faço a mínima ideia de quem seja, depois de ouvir o SM dizer "Portugal não tem jogado com canhotos mas hoje tem um em campo, Miguel Veloso", rematou a seguinte pérola: "sim, mas Cristiano Ronaldo joga com os dois pés".

Ena ena!

Agora se joga com os dois pés é canhoto?

Ó senhor que eu não sei o nome nem imagino quem seja, a palavra ambidextro diz-lhe alguma coisa?



Mais valia irem buscar malta à Rádio Universidade de Coimbra para fazer estes relatos do Euro.





FOI PROFUNDO!

quinta-feira, junho 12, 2008

Eu seja ceguinho!

Esta é daquelas expressões mesmo infelizes.
Em honra de quem a usa:

.::.. ..:. .::: ... :.: .:..: ...: ..:.. :::. ..: ::. :..: :.:.: ::..::.. .::.:..: :::::.:


FOI PROFUNDO!

quarta-feira, junho 11, 2008

Esgotado!

Passam pouco mais de trinta minutos da meia-noite.

Estava quietinho na cama a ler um livrinho e a ouvir Muse quando ouço pela janela alguém gritar assim: "Acabou tudo. Tudinho. A barata e a cara, já não há nada!".

Foi o combustível.

Quando cheguei a casa para ver o Portugal X República Checa já estava uma fila impressionante que se estendia para dentro da rotunda da zona sul do Parque das Nações. O autocarro em que vinha teve de parar quase em terceira fila tal era a quantidade de carros alinhados à espera de vez para abastecerem.

Entrei em casa e fiquei a ver o jogo. Portugal já ganhava por um golo.

Ao intervalo fui à janela e o caos parecia não ter fim. Nem com a selecção a jogar o pessoal arredava rodas.

No final do jogo fui fazer o jantar e a curiosidade levou-me de novo à janela.

A fila continuava imensa mas estavam também no local dois carros da polícia.

8 agentes tentavam controlar o trânsito e dividiam-se entre o interior do posto, o acesso ao mesmo posto e a estrada onde estava o aglomerado de veículos.

Entretanto, saem quatro polícias que levam duas placas onde estavam colados avisos. Já estavam esgotados alguns combustíveis. O primeiro foi o gasóleo normal.

Isto passou-se pouco depois das 20 horas.

Até agora o movimento de carros no entra e sai das bombas da Repsol abrandou mas continou bem acima do normal.


Tudo isto porquê?

Por causa da paralisação dos camionistas.

Os hipermercados e supermercados estão a ficar de prateleiras vazias por todo o país. Em Coimbra, dizia-me o meu pai, não há uma única bomba com combustível.


E tudo isto porquê?

Porque, ao contrário dos restantes tugas, os camionistas e seus patrões decidiram ser firmes. Até demais. Já houve um morto. Mas nestas coisas há sempre exageros, normalmente não chegam a este extremo. Mas não é uma andorinha que faz a Primavera nem é por morrer uma andorinha que esta acaba, perdoem-me a minimização do que se passou. É trágico sim senhor.


Muitos dizem que os camionistas só estão a pensar neles e não querem saber de mais ninguém. Eu pergunto: então e os senhores que reclamam por causa do preço dos combustíveis e, quando parecia estar tudo mobilizado para um boicote massivo...eis que tudo pensou no seu umbigo. Era porque os outros postos estavam cheios, era porque estavam com pressa, era porque o tanque estava quase no fim... O bom umbiguismo português no seu melhor.


Depois vem a velha questão de bater no ceguinho.

Quem é o culpado?

É o Governo!

É o Sócrates e os seus ministros.


Será?

Então acham que baixar os impostos é a solução não é?

Ora prestem bem atenção.

O Governo aqui há uns tempos baixou os impostos dos ginásios não foi?

E o que aconteceu?

Ficou tudo na mesma em termos de preços.

O que mudou?

Mudou que os senhores dos ginásios começaram a ter lucros maiores. Até os que baixaram ligeiramente os preços.


É que é isso que pode acontecer se o Governo decidir baixar os impostos sobre o petróleo e seus derivados.

Os senhores da GALP, BP e Repsol (e Total e etc) vão fazer as suas continhas e vão enganar o bom do tuga. Os cálculos vão ser algo do género: descer os preços dos combustíveis de forma que a diferença entre a descida dos impostos se sobreponha à descida dos preços, para aumentar ainda mais os lucros.


Quando é que o português vai abrir os olhos?

Quando é que vamos ver que os coitadinhos dos senhores dos bancos têm de aumentar as taxas de juro porque o Banco Central Europeu também aumentou e depois os senhores dos bancos apresentam os maiores lucros de sempre?

Quando é que vamos ver que os senhores dos hipermercados compensam os preços de uns produtos com os preços de outros e acabamos por ser sempre os financiadores dos barquinhos e carrinhos e casinhas dos senhores administradores?


Vejam o caso da EDP, que nem é um exemplo de exploração como as gasolineiras, em que os funcionários foram aumentados em 1,8% e o CEO se auto-aumentou em 118% (sim, são cento e dezoito) bem como aos restantes administradores.

Porquê?

Nas palavras do senhor Mexia, porque são os administradores que geram as mais-valias para a empresa.

Tipo barco negreiro. Os escravos remam mas o capitão/comandante é o responsável pelas descobertas. O pessoal quer lá saber se o Tião e o Arsénio trabalharam que nem uns animais para levar o barco a bom porto. Deles não reza a História.


Por isso, tuguinhas, reclamem com os senhores dos camiões, reclamem com o Governo, encham os depósitos e as despensas. Mas não pensem, ok?


Como diz uma letra dos Tu Metes Nojo... o bom do tuga é como a nêspera. Anda ali na árvore, não faz nada, só trata de si...um dia vem uma velha e zás! comeu-a!

Isso! Continuem a ser comidos e a reclamar com a velha errada!




FOI PROFUNDO!

segunda-feira, junho 09, 2008

Dr. Não-Faz-Nem-Nunca-Fez-Nenhum

Na última entrevista da Judite de Sousa o convidado foi Manuel Alegre.


Mais uma vez, uma entre muitas, o senhor recebeu o epíteto de doutor. E digo epíteto porque não é título.

Ele não tirou curso nenhum.
O senhor não terminou o curso de Direito.
Por castigo político, foi chamado para a tropa.
Em Angola, esteve preso e foi reenviado para Coimbra, com residência fixa.
Depois, exilou-se e foi figura marcante da oposição portuguesa em Argel, ficando o curso para trás.


Ninguém lhe retira o papel que desempenhou na luta verbal contra o regime fascista mas desde quando é que isso dá equivalência a um curso?
Ou o facto de ser um aclamado poeta, também isso não lhe dá equivalência a uma licenciatura.


As pessoas, principalmente os jornalistas, talvez se sintam receosas de o tratar por senhor, mas doutor? Façam-me o favor!


O senhor Manuel Alegre, que é uma pessoa sempre tão frontal e justa, tem problemas em
assumir frontalmente e repôr a justiça no seu tratamento?
Porque não diz, como já ouvi outros políticos dizer "olhe, eu não sou doutor".
Orgulho?


Termino este post com uma pequena menção.

O senhor Manuel Alegre é um feliz habitante do Parlamento, não é um deputado.


Lembro-me do senhor ser eleito por Coimbra, cidade pela qual nunca fez nada, nem sei se alguma vez terá feito (mas aqui a culpa pode ser minha e o desconhecimento pode ser por falta de informação da minha parte) e não o vejo fazer nada de produtivo nem nunca o vi fazer.

É um palrador, fala fala fala e usa demagogia.

Quando Judite de Sousa lhe perguntou quais os projectos ou propostas que tinha ele falou em termos gerais e evasivos como "macroeconomia" e "reunir com especialistas para estudar" em vez de mostrar que realmente tem ideias e não passa a vida a ser uma carraça do próprio partido.


Dr Manuel Alegre, licenciado em falar e nada fazer.



FOI PROFUNDO

24 horas de má qualidadezinha

Muitas vezes dou por mim a perguntar aos meus botões: "porque é que eu resolvi ser jornalista?".
Não porque não goste da profissão, mas porque vejo televisão, ouço rádio, abro jornais, vejo páginas de internet de órgãos de comunicação e fico desgostoso.
Mas foi isto que ensinaram a alguém?
Porque é que não há um jornalista rico que monte um órgão de comunicação e o ponha a trabalhar como deve ser? Quer dizer, se for rico deve preferir os lucros à qualidade...mas isso são pormenores.


Ora bem, estava eu a passear na feira do livro quando uma amiga me diz que gostava muito dos livros do José Rodrigues dos Santos. Acredito. Dizia-me ela que se notava que o pivot da RTP tinha feito uma pesquisa excelente. Também acredito.


A questão, para mim, é: como é que um jornalista com a responsabilidade do JRS tem tempo para fazer pesquisa e escrever um romance? E dois?

É que há sempre um lado que sai a perder e isso vê-se quando comete algumas gafes (ver post sobre "martinfer") típicas de quem não faz o "trabalho de casa" bem feito.


Mas passemos para outra estação.

Recordo os noticiarios da SIC apresentados por Rodrigo Guedes de Carvalho. Recordo especialmente como ele se preparava para os apresentar. Todos a trabalhar para ele e o RGC a passear ou sentado de pernas esticadas e pés em cima da secretária. Maravilha!
E outra... Marta Atalaia, apresentadora do Opinião Pública, que apresentava o programa depois de ter três pessoas a preparar um dossiê, perguntas e a trabalhar para ela...enquanto a senhora falava ao telefone ou andava não sei por onde. Preparar o tema? Para quê?

Talvez tenha sido azar e eu os tenha apanhado em dias maus.


Eu da TVI nem queria falar. O Júlio Magalhães já viu melhores dias e a Manuela Moura Guedes...bem, a Manuela Moura Guedes na gala da TVI a falar sobre o que é o bom jornalismo é o mesmo que o Hitler usar a Estrela de David.


Nos jornais o panorama nem está assim tão mau. Leio meia dúzia deles todos os dias, incluindo 24 Horas, Global, Metro e Destak.

Não se pode exigir muito dos últimos três mas sempre se podia pedir que tivessem um pouco mais de cuidado e qualidade no que escrevem.


O 24 Horas é uma aberração. Leio-o pela mesma razão que lia a revista Super Interessante.
É um "freak show".

Começa logo com uma anormalidade que assina como Gracinha de Sousa Botelho, que tem como objectivo na vida ler e dissecar tudo o que o Correio da Manhã diz. Pouco mais.
Só o nome, Gracinha, mete dó e é sintomático dos distúrbios de quem escreve.


Pelo meio, muita notícia que não o é.
É porreiro saber que o filho do Jorge Sampaio andou a correr, não é? E que não sei quem andou às compras não sei onde. E que fulano saiu à noite, que cicrano tem um casaco novo e beltrano não se chateou com a ex-namorada, ao contrário do que o 24Horas tinha dito anteriormente.


A finalizar, a coluna de Carlos Castro.
Tenho pena que, com tanto acelera que há em Lisboa, ainda nenhum tenha chocado de frente com o senhor. De preferência um transporte público...podia ser amarelo...e podia ser daqueles articulados...
Que triste que o homem é! (eu também não devo ser muito alegre, se não nem o lia).
É amigo de todos, conhece todos, sabe de tudo e prevê tudo!
E afirma-se jornalista!


Agora percebem porque me pergunto o porquê de ter decidido ser jornalista?
Isto está crítico!




FOI PROFUNDO!

Ecologia não compensa

Não gosto muito do copy/paste mas neste caso justifica-se:


Em 1996, as primeiras viaturas eléctricas de produção em série, os EV1 (Electric Vehicle 1), foram fabricados nos EUA pela General Motors, e circularam pelas estradas da Califórnia.



Eram viaturas rápidas:
faziam dos 0 aos 100 km/h,
em menos de 9 segundos !
E silenciosas !



Não produziam nenhum gás de combustão (nem sequer tinham tubo de escape)

Eram facilmente recarregáveis com energia eléctrica na garagem de casa.





Dez anos mais tarde, estes carros do futuro desapareceram completamente!
Em primeiro lugar, estas viaturas não podiam ser compradas, mas únicamente alugadas!
Os contratos de aluguer não foram, pura e simplesmente, renovados.
A General Motors recuperou todos os EV1, apesar da oposição dos seus utilizadores
A GM destruiu todas estas viaturas!

Em 1997, a Nissan apresentou o modelo eléctrico Hypermini no salão de Tokyo.

O Município da cidade de Pasadena (Califórnia - EUA) adoptou esta viatura como veiculo profissional para os seus empregados.



Essencialmente era muito apreciado pela sua facilidade de manobra e estacionamento, e ainda pela sua grande operacionalidade em se movimentar dentro da cidade.
Em Agosto de 2006, expirou o contrato de aluguer das referidas viaturas, entre o Município de Pasadena e a Nissan.
O Município tentou comprar as viaturas mas a Nissan recusou peremptoriamente.

A Nissan recuperou todas as viaturas para as destruir!

Em 2003, a Toyota decide parar a produção do RAV4-EV. (EV - veiculo eléctrico)

Este 4x4 eléctrico, um produto de alto refinamento tecnológico, era muito apreciado pelos utilizadores.


Em 2005, os contratos de aluguer das viaturas, expiraram.
A Toyota imediatamente se apressou a recuperar todos estes veículos afim de os destruir!


Mas entretanto, alguns cidadãos americanos começaram a organizar-se:
A associação “DontCrush” entra em acção para tentar salvar os RAV4‑EV.
Esta associação fez pressão sobre a Toyota durante 3 meses.
Finalmente a Toyota recuou e autorizou, os que alugaram estes veículos RAV4‑EV, a comprá-los.

Curiosamente enquanto que os veículos eléctricos são destruídos em massa, os de combustão são bem protegidos.

Os “lobbies” das grandes companhias petrolíferas não querem que os veículos eléctricos sobrevivam e assim vão fazendo guerras no Médio Oriente por causa do petróleo e matando pessoas em todo mundo com a poluição dos combustíveis!



E agora, digo eu, considerando que isto seja verdade, em que raio de mundo vivemos nós?Anda tudo com preocupações ecológicas e depois manda-se para o lixo um projecto que poderia ser revolucionário?

Se calhar o problema é esse...

Vivemos numa era em que o que é revolucionário é mau.

Antes, veio a Revolução Agrícola...foi bom.
Depois, a Revolução Industrial...ui que bom!
Mais tarde, a Revolução Tecnológica...maravilha!

Cá em Portugal, 1974 trouxe a Revolução dos Cravos...tirando os dias em que uma malta suspira por Salazar, foi suberbo!
Agora, uma Revolução Ecológica? Uiiii que medo!

Sabem qual é a diferença?
Todas as anteriores serviram para enriquecer os ricos, até o 25 de Abril. Aliás, "até" é uma palavra que nem fica ali bem, porque com o Estado Novo tudo pertencia ao Estado. Era bonito se hoje em dia PT, Galp, Edp e outras grandes empresas cotadas em Bolsa pertencessem somente ao Estado.
Agora, uma Revolução Ecológica? Viver da Natureza? Isso é muito barato, não dá lucros.

E depois, lá se iam os combustíveis à base do petróleo, lá se ia toda uma indústria onde mamam tantos ricos e poderosos, desde aqueles que o procuram, aos que o retiram, refinam, transportam, vendem...e os que produzem armamento para que se lute por causa do petróleo ou por causa da mísera passagem de um "pipeline".

Por isso, carros que não andem a gasóleo ou gasolina...são poucos e a maioria cabe numa mão e anda nos bolsos das criancinhas...


FOI PROFUNDO!

Acham que os combustíveis estão caros?

No dia 21 de Maio recebi um email que me surpreendeu.
Li, fiquei meio espantado e até pensei em escrever sobre isso.

No entanto, faltava algo que me obrigasse a pôr mãos à obra.

Na sexta-feira passada trocaram a minha impressora do trabalho por uma novinha em folha. Vinha ainda na caixa e tudo.

Hoje, estive a imprimir umas coisas, perto de trezentas páginas e, surpresa das surpresas, quando ia a pouco mais de metade da tarefa, a impressora ficou sem tinta.
Estranho! Então a impressora é nova!
Mas isto tem uma explicação.

Ora leiam:



O que é que custa quase 4600 € o litro e nem é para beber?
Resposta: TINTA DE IMPRESSORA!


Há não muito tempo, as impressoras eram caras e barulhentas.
Com as impressoras a jacto de tinta, o mercado doméstico mudou, pois
fomos seduzidos pela qualidade, velocidade e facilidade dessas novas
impressoras.
Aí veio a grande golpada dos fabricantes: oferecer impressoras cada
vez mais baratas, e fazer tinteiros cada vez mais caros.
Uma HP DJ3845 vendida nas principais lojas por 70 € vem com um
conjunto de tinteiros.
A reposição dos dois tinteiros (10 ml o preto e 8 ml o de cor), fica à
volta de 45 €.
Nos modelos mais baratos, o conjunto de tinteiros pode custar mais do
que a própria impressora.
Pode acontecer que valha mais trocar a impressora do que fazer a
reposição dos tinteiros!
Para piorar, de uns tempos para cá passaram a DIMINUIR a quantidade de
tinta (mantendo o preço).
As impressoras HP1410 e 3920 que usam os tinteiros HP 21 e 22, vêm
agora com tinteiros só com 5 (cinco) ml de tinta!
Um Cartucho HP, com uns míseros 10ml de tinta custa 19 €.
Isto dá 1.9 € por mililitro.
Só para comparação, Champagne Veuve Clicquot City Travelle custa por
mililitro 0.43 € .
A Lexmark vende um tinteiro para a linha de impressoras X, o tinteiro
26, com 5,5 ml de tinta de cor por 25 €.
Fazendo as contas: 1000ml / 5.5ml = 181 tinteiros x 25 € = 4525 €
4525 € por um litro de tinta!
Com este valor podemos comprar aproximadamente:
- 300gr de OURO;
- 3 TVs de Plasma de 42';
- 45 impressoras que utilizam este tinteiro;
- 4 notebooks;
- 8 Micros Intel com 256 MB.

Depois desta bela exposição, falei com um dos camaradas da informática da empresa e perguntei o que sabia sobre o assunto.

Basicamente, os senhores vão fazendo impressoras cada vez mais fracas, mais leves para pouparem no material e poderem, desta forma, baixar os preços, inflaccionando os preços dos tinteiros.

E o zé povinho...paga!!!

Eu é que não compro impressora nenhuma!


FOI PROFUNDO!

Português Suave

Lembro-me de, há uns bons anos, alguém ter contacto que, durante o Antigo Regime, um certo indivíduo chegou a uma tabacaria e pediu "Era um Português Suave..." mas acentuando o "Suave" e dizendo-o de uma forma sarcástica, uma vez que o dono da tabacaria era um suposto bufo da PIDE. O sujeito em questão foi detido passado pouco tempo.

E isto vem a que propósito?

Vem a propósito dos portugueses suaves que povoam este jardim à beira-mar plantado.

Quer dizer, andei durante dias e dias a receber mensagens e emails e o raio-que-o-parta a dizer "não vás à BP nem à Repsol nem à Galp nos dias 1,2 e 3 de Junho" e depois o que vejo?


A Repsol em frente à minha casa esteve com o ritmo de sempre, nos noticiários só se ouvia e via o pessoal que trabalha nos referidos postos de abastecimento a dizerem que foi um dia normal, que não se tinha registado qualquer quebra... Invenção?

Não.

Logo depois vinham os "fura-greves" a dizer que os outros postos estavam lotados e tinham urgência em abastecer, ou que estavam quase a ficar sem combustível e aquele era o posto mais próximo.

Tretas!

Para meter a porcaria da bandeirinha na janela ou no carro ou nos tomates (desculpem lá o palavreado) está tudo mobilizado, agora para meter um travão a uma situação que afecta todos, já tanto faz se pagam mais ou menos. Reclama-se mas assobia-se para o lado.

É isso que somos, um país de assobiadores.

Depois quando o combustível chegar aos 2 euros viramos país de ecologistas. É ver a malta a andar de bicicleta.

O que vale é que para ir até à Suíça e até à Áustria ver a bola há sempre dinheiro!


FOI PROFUNDO!

Rock in Rio - Eu acabei por ir


O cartaz da última noite do Rock in Rio prometia diversão:

Orishas
Kaiser Chiefs
Muse
Offspring
Linkin Park
com
Buraca Som Sistema
e
DJ Vibe.

Quando cheguei ao recinto, já tinham actuado os Orishas (snif snif, horários de quem trabalha grrrr) e ouvia-se o "batuque" dos Buraca.

Fui para o meio da pseudo-elite enquanto esperava que começasse mais algum concerto. Isto de não saber a ordem de entrada dos grupos dá sempre uma dose bonita de suspense...

Quando ouvi os primeiros acordes de Kaiser Chiefs fui para a varandinha dos VIPS assistir ao concerto. Os meninos tocam bem, o som é mesmo bom! Deu para cantarolar (para dentro) algumas das músicas e passar uma boa horinha.

Depois entraram os Muse.
Confesso que não sou dos maiores apreciadores da banda mas que os gajos tocam bem isso tocam!
Que me perdoem os fãs de verdade dos Muse mas às vezes faziam-me lembrar o som dos Smashing Pumpkins quando ainda andavam na fase do "Today" e "Disarm". Mas eu sou doido e não percebo de música.

Offspring! Aquele som que eu ouvia no liceu e continuei a ouvir na faculdade...igualzinho! Foi engraçado recordar bons tempos. Tiveram dois pontos muito positivos: a) tocaram tão bem que mais parecia que estava a ouvir o cd; b) os temas escolhidos foram praticamente um "best of", apanhando os grandes sucessos de cada álbum.

A fechar vieram os Linkin Park e, muito sinceramente, não me disseram nada. Foi um concertozinho que não me puxou nada, não me fez ficar a gostar nem mais nem menos de Linkin Park. Ainda tinham uma ou duas músicas que eu ouvia e gostava de ouvir mas, naquela hora, apeteceu-me ir até ao Maxime ouvir Irmãos Catita ou José Cid.

Acabei a noite na "tenda" electrónica, meio perdido entre o céu e o inferno (ricas anjas e ricas diabas!) ao som de Vibe. O homem tem jeito para a coisa.

Extra-música

1) É sempre giro ir para a zona VIP, quanto mais não seja pelo lado "zoológico" da coisa.
É estúpido o aglomerado de gente que fica ao pé da entrada VIP à espera de ver algum famoso entrar. Para quê? Alguém me explica?

2) Este ano não vi nenhuma moranguita gira. Foi pena...

3) Conheci uma jovem da RTP que dá pelo nome de Bárbara Oliveira. Impecável. Fala e fala e fala e ainda por cima é uma "miúda" cheia de boas ideias. E agora já sabe que os Muse não são os Offspring eheh.

4) Andavam por lá a Maya e o Daniel Nascimento. Essa dupla entrou no recinto do Rock in Rio já passava das 20h e cruzei-me com eles quando ia dar uma voltinha pelo recinto. A parte bonita disto tudo, melhor até que ver as poses ridículas dos dois, foi ouvir a entrevista em directo quando o rapazola resolveu opinar sobre o concerto de Orishas. É bom. Um dia destes acho que nos vai falar de mais concertos aos quais não assistiu. Que tal Mozart ao vivo em Viena?

5) Cada entrada na zona VIP custava a módica quantia de 200 euros. Detalhes: a partir das 3:30 não se podia servir álcool. Pouco depois dessa hora foi tudo corrido de lá para fora porque, pelo que se comentava, ia haver uma festa. Se eu tivesse pago a entrada acho que armava confusão. Esta malta goza!


FOI PROFUNDO!

Dispenso...

Porque tudo o que é dito é dispensável...
Porque tudo o que é escrito é dispensável...

Este é um blog onde se fala a sério e se brinca.
Quem não goste de ironia ou sarcasmo que feche esta página rapidamente!
Aqui ninguém tem razão.
Eu não pretendo estar certo, pretendo observar e pretendo fazê-lo de uma forma atenta e crítica...de uma forma dispensável.

Dispenso...um blog dispensável.

pessoas já dispensaram um tempinho para dar uma espreitadela