sexta-feira, março 28, 2008

Só na América

A (falta de) inteligência de George Bush é sobejamente conhecida.
Mas há algo de admirável no homem que se auto-proclama "Líder do Mundo Livre".
Vejam bem a capacidade que ele tem de fazer pouco de si próprio.
São alguns vídeos com gaffes (e quantas gaffes!) e com apontamentos de humor de George W. Bush.
Para findar, uma imitação de Bush feita por Will Ferrell.















Se calhar o homem até consegue dar uns minutos de exercício aos seus neurónios...ou então tem quem o aconselhe..

FOI PROFUNDO!

Devia ter apanhado!


Vou dar um pulinho até à escola Carolina Michaelis.
Então agora a professora vai meter em tribunal a aluna com quem estava a "discutir a posse do telemóvel" e os seus colegas com mais de 16 anos?

E os colegas vão ser acusados de ajudar na humilhação!

Diz o site da RTP citando o Correio da manhã que "a professora terá autorizado os alunos a manterem os telemóveis ligados, permitindo-lhes inclusivamente que ouvissem música. A aluna em causa terá atendido uma chamada da mãe, o que a professora considerou um abuso, tendo então pedido o telemóvel."

Alguém duvida da veracidade do relatado?

Isto só vem ajudar a consolidar algumas ideias que tenho desenvolvido com os meus botões.

Todos falam em violência nas escolas, depois já se desviam para os gangs e para o estatuto do aluno, mas esquecem-se da falta de acompanhamento dos miúdos em casa, da inutilidade de disciplinas como Educação Cívica e Área de Projecto, e, para finalizar, da falta de qualidade e talento de certos docentes.

Comecemos pelo fim:

- a professora autoriza (supostamente) os alunos a terem os telemóveis ligados na aula e a ouvirem música e depois, pelos vistos, uma aluna atende uma chamada da mãe e a senhora "confisca-lhe" o telemóvel. Coerência? Onde?

- a professora quer disciplinar a aluna? A menina tenta tirar-lho da mão? Das duas uma: ou larga a porcaria das folhas e dá um esticão para ficar com o telemóvel ou, largava o telemóvel e fazia uma queixa. Agora andar feita tolinha com um molho de folhas na mão a ser arrastada por uma aluna não só é tolice como evidencia pouca inteligência.

Seguindo.

Quando eu andava na escolinha, não havia disciplinas como Educação Cívica e nós tinhamos uma noção de civismo muito mais apurada que os meninos e meninas que têm essa disciplina.

Área de Projecto é outra. Só serve para roubar tempo útil a cada outra disciplina e para manter os alunos ocupadinhos durante mais tempo.

Serve isto para evitar que se metam em gangs e na droga... Ora, cada vez há mais drogas, mais gangs e mais violência nas escolas.
Só que eu passava tempo em casa, com os meus pais, havia fins-de-semana em que ia passear e os meus pais me levavam a conhecer Portugal, me levavam a museus e monumentos, compravam-me livros (e eu lia-os), proibiam-me de ver filmes e séries que não eram para a minha idade, nunca me compraram consolas de jogos, mandavam-me para a cama a horas "apropriadas"... E agora?
Sem querer generalizar, os pais não só têm menos tempo para os filhos como têm menos cuidado com a educação deles. E antigamente, os pais que davam tudo aos filhos eram maus pais porque habituavam mal as crianças, hoje...bem, hoje os psicólogos apoiam esse tipo de comportamentos e censuram umas boas palmadas...

Concluindo com uma volta ao início, não se perdia nada se avaliassem a competência desta professora.
Batam na ministra à vontade, agora que é preciso avaliar os professores isso é!
E correr com muito lixo que anda por aí a fazer de conta que dá aulas.
Até porque há muito professor recém licenciado com vontade e talento e que fica sem colocação porque há uns monos que andam a mamar à conta do Estado sem terem qualquer vocação para leccionar!


FOI PROFUNDO!

quinta-feira, março 27, 2008

Especialistas...

Se há coisa que me aborrece são os especialistas.

Bla bla bla, teoria, bla bla bla, nunca experimentei mas li, bla bla bla...

Chateia-me ouvir no final dos jogos de futebol, basquetebol, andebol, etc, os comentários dos estudiosos que nunca jogaram futebol e dos jogadores que nunca estudaram; chateia-me ouvir o Nuno Rogeiro a falar de aviões, porta-aviões e submarinos; chateia-me ouvir o mal educado do Miguel Sousa Tavares a falar de educação e de tudo o que lhe mandam para o ar "fala praí Miguel!"; e, agora, chateia-me ouvir psicólogos, psiquiatras e pedopsiquiatras a falar sobre os jovens na escola.


Ontem era um espanhol que falava na rádio e não dizia nada que estivesse relacionado com o caso em si. Valentin Escudero era o senhor em causa, e, segundo percebi depois de alguma pesquisa, é um especialista mundial em terapia da família e dá conferências por vários países. Também me pareceu entender que o senhor é professor na Corunha.

Só que, por mais que se seja especialista, não estando por dentro da questão, dificilmente se faz uma boa análise. Alguém acha que o senhor deu o seu bitaite baseado em mais alguma coisa para além do que saiu na comunicação social?

Mas estes senhores especialistas agora já nem precisam de falar com as pessoas para saberem tudo sobre elas!

E porquê?

Porque nos livros diz que certos tipo pessoas que fazem certo tipo de coisas que têm certo tipo de causas...

Sou o único que associa estas ideias ao conceito de estereótipo? E sou o único que acha isso muito pouco positivo?


E, mais bonito ainda foi ouvir a pedopsiquiatra que a SIC convidou para entrar em directo no noticiário.

Há uns meses fui mandado para recolher opiniões na rua e depois entrevistar uma senhora pedopsiquiatra.
Entrevistei umas duas dezenas de transeuntes sobre uma notícia que tinha saído no Expresso sobre um inquérito feito a crianças nas escolas e as respostas foram relativamente unânimes.

Depois falei com a pedopsiquiatra (a mesma que foi agora chamada a intervir na SIC) e a senhora conseguiu dizer exactamente o que seria o comportamento dos pais e das crianças perante o inquérito em questão. Por acaso conseguiu dizer exactamente o oposto do que os pais pensavam e me transmitiram, mas isso são detalhes.

Engraçado será também dizer que, quando cheguei à redacção, o texto da peça estava escrito e estava completamente de acordo com o que os especialistas entrevistados pelo Expresso tinham dito e também com as declarações da pedopsiquiatra. E, de acordo com o exposto previamente, iam exactamente na direcção oposta das afirmação dos pais.


Resumindo, hoje em dia não interessa o que se passa realmente, o que interessa é o que dizem os especialistas, aqueles que percebem mais das pessoas do que as pessoas em si, aqueles que leram tudo sobre tudo mas no final...não percebem tudo...



FOI PROFUNDO!

Ui que isso é tão importantezinho!

Parei em frente à maquina do café, introduzi as moedas e esperei que aparecesse a ordem para retirar o copo.
Enquanto aguardava, espreitei os jornais em cima da mesinha do lado e, maravilha das maravilhas, li algo que me deixou desde logo consternado!
"Jessica Alba foi à padaria comprar bolos", podia ver-se na primeira página, ali a chamar pelo olhar àvido de quem...espera por um expresso tirado numa máquina.


Este é, indubitavelmente, um assunto que merece aparecer na capa de qualquer jornal!
Jessica Alba compra bolos e numa padaria!
É que se fosse numa confeitaria ainda era como o outro...Numa pasterialia ainda vá que não vá...agora numa padaria?? Bem! Loucura! E eu a pensar que nesse tipo de industria/estabelecimento comercial só se dedicavam à produção e venda de produtos da panificação!

Falando a sério (dentro que me é geneticamente possível), no máximo da minha boa vontade ainda admitiria ver publicado num cantinho das fofocas ou curiosidades uma breve mencionando o facto de alguém, famoso ou não, ter ido comprar um bolo a um talho, a um stand de automóveis ou a uma repartição de finanças!

Uma notícia de uma famosa a ir a uma padaria comprar um bolo??
Isso não é digno de ser noticiado. A menos que tenha pago com o corpo. Aí sim, sou completamente a favor de ser noticiado e filmado e colocado posteriormente no Youtube!

FOI PROFUNDO!

quarta-feira, março 26, 2008

Love him or hate him...

Cristiano Ronaldo é aquele rapaz que, tal como certa personagem um dia afirmou, é odiado por alguns e amado por muitos mais.
Depois de um célebre jogo que opôs a selecção das Quinas à de Sua Majestade em que Rooney foi expluso, Ronaldo foi nomeado inimigo número um dos ingleses.
No entanto, na época que se seguiu tornou-se o ídolo dos Red Devils e candidato a melhor jogador do mundo.
Este ano está a fazer uma época ainda mais impresionante...

Mas este post não é sobre futebol, é sobre humor, algo que eu admiro muito nos britânicos.
Os meninos fizeram algumas rábulas a gozar com o actual camisola 7 do Manchester United:










FOI PROFUNDO!

terça-feira, março 25, 2008

Saudades da "Geração Rasca"

Bem sei que isto vai parecer discurso de "cota" e conversa saudosista mas tenho duas frases para partilhar:
a) no meu tempo não era assim;
b) ai que saudades da "Geração X"!

É verdade, quando eu era adolescente, as gerações anteriores rotularam os jovens de "Geração Rasca".
Éramos uns rebeldes!
Ainda me lembro de termos saído da escola e nos sentarmos no meio da Estrada Nacional 1 em protesto a pedir a libertação de Xanana Gusmão. Uns tempos mais tarde, alunos do ensino superior e do secundário juntavam-se (sim, naquele tempo éramos uns doidos e tínhamos iniciativas em conjunto) em manifestações e caíam ministros...
Realmente era uma malta bem rasca, bem "X".
Que meliantes! Que malcriados!




Hoje em dia fala-se em violência nas escolas e em alunos que batem em professores.
Os putos têm outra preparação!
Antes ainda estavamos a levar com filmes do Rambo e todos os do Arnold e do Jean-Claude, hoje os miúdos já viram e reviram cada película ao detalhe, aprenderam todos os movimentos e dominam as técnicas que passam a usar uns nos outros e no corpo docente.

No meu tempo (sinto-me velho a escrever este tipo de expressões), íamos para a rua se fossemos apanhados a passar bilhetinhos nas aulas, hoje trocam-se mensagens nas aulas; chamavam-nos de arruaceiros por falar com o colega do lado, hoje berra-se com professores e ainda os mandam para lugares pouco recomendáveis.

Antes, quem mandava era o professor e nós tínhamos medo de ir para a rua. E mais, também tínhamos medo do que nos acontecia se chegássemos a casa com um papelinho a informar os papás da nossa expulsão da sala de aula.

E hoje?
Hoje os alunos são intocáveis.
O aluno pode ser um potencial assassino desde o berço e matar gatos e esventrar peluches desde a alcofa, mas se chegar ao fim do primeiro período sem aproveitamento e com sintomas de mau comportamento quem é o culpado? É o professor que levou com ele há poucos meses! E ainda tem de escrever um relatório para explicar o porquê de não ter conseguido retirar o melhor rendimento do petiz.

Então e o que aconteceu na escolinha no Norte?
A professora retirou o telemóvel à aluna e esta não gostou. Levantou-se e reclamou justiça. E, sendo maior que a docente, nem precisou crescer para ela.
Havia de ser jeitoso! Ainda me lembro de uma professora péssima que tive (curiosamente também era professora de Francês) e que embirrava comigo...e era um terço de mim! Se eu tenho resolvido levantar-me e discutir com ela sempre que achava que ela estava sem razão ia ser o bom e o bonito!

O Governo e o seu Estatuto do Aluno dão uma protecção desmedida ao aluno e tiram constantemente o tapete ao professor mas são apenas uma pequena parte do problema.
Os grandes responsáveis são os pais.
Actualmente a garotada faz coisas inacreditáveis! Eu era um rebelde mas ao pé da miudagem de hoje em dia sinto-me um menino de coro!

A ministra da Educação diz que não é por existir um código da estrada que deixam de haver acidentes, mas isso não faz com que algumas leis que regulam o trânsito estejam acertadas e bem articuladas com a realidade.
Mas pior esteve o Procurador-geral da República. Pinto Monteiro falou em pequenos gangs nas escolas que originam gangs fora delas. Pronto, agora a miúda que andou aos puxões com a professora deve fazer parte de um gang!
É que eu já acho absurdo falar-se em agressão!
A menininha é simplesmente mal educada! E os colegas são simplesmente parvinhos e tiveram um comportamento digno da sua idade! O comportamento dos colegas foi estúpido e desapropriado...COMO É NORMAL NA IDADE DELES! A rapariguita é que não tem noção do que deve ser o seu comportamento numa sala de aula. Mas agressão?

Rasca mesmo é esta gente que pega num caso da treta e o empola!
Tanta coisa preocupante nas escolas (como o Estatuto do Aluno e a real violência escolar) e pegam nestas tretas?
Para quê? Para a senhora ministra se poder defender? Ou para o procurador vir tentar relacionar uma tolice de falta de educação com gangs?

FOI PROFUNDO!

p.s. Geração Rasca : Expressão usada por Vicente Jorge Silva num editorial do jornal Público em 1994 referindo-se a uma geração de jovens portugueses que frequentava a universidade e manifestava a sua discordância pelas políticas educativas, em particular pelo aumento significativo das propinas universitárias. (Fonte: Wikipedia)

Vide:

terça-feira, março 18, 2008

(Também) Separados à nascença

O Ronny é feio.

Não.

O Ronny é muito feio!

Aliás, o Ronny é parecido com o Chucky mas pior!

Diferenças:

Cabelo, cicatrizes e nariz, com clara vantagem para o Ronny em termos de fealdade, salvo no caso das cicatrizes.

Em termos de acessórios malignos, o Chucky tem um facalhão e o Ronny tem aparelho nos dentes...




Ok, o Chucky tem olhos azuis e é mais branquito...mas eu acho-os parecidos!
FOI PROFUNDO!

domingo, março 16, 2008

Separados à nascença?

Acho que não sou o único que vê as imagens das mais recentes conferências de imprensa e se lembra de uns tais gauleses...

Só há aqui um detalhe...

O nariz... Acho que o nariz do Chalana tem um bocadinho mais de Obélix do que de Astérix. A ideia é mesmo dizer ao actual treinador do Benfica: "ó nandinho...faz aí umas tranças!


FOI PROFUNDO!

sexta-feira, março 07, 2008

Garçooooooon!


Estive a ler mais umas páginas do livro "Boca do Inferno", do Ricardo Araújo Pereira. Quando o comprei não fazia a menor ideia do que tratava o livro mas mal o folheei apercebi-me que era o típico livro que me faz sorrir e rir.

É, nem mais nem menos, que um conjunto de crónicas ao bom estilo do R.A.P., com humor, sarcasmo e uma pitadinha de quem sabe do que fala e de quem sabe que está a escrever uma idiotice com a simples intenção de puxar a gargalhada.

Falava ele dos empregados de mesa e fazia uma tipificação dos mesmos.
No entanto, esqueceu-se de alguns detalhes bem frequentes.

O empregado de mesa é sempre conhecido como PSSSST! ou como ÓCHEFE ou ÓMIGO ou FAXABOR ou OXCULPE.


Qualquer um de nós sabe que para ter a atenção de um empregado de mesa basta mandar para o ar um sonoro "óchefe!" ou "ómigo" ou "pssssst" ou "faxabor" ou ainda "oxculpe" que ele vem logo ou nos instantes imediatos a termos aberto a boca.

Na tipificação de R.A.P., o gato fedorento inclui 4 tipos mas deixa de fora o empregado de mesa gramático.

Aquele a quem dizemos "era uma cerveja" ou "queria uma cerveja" e ele nos pergunta "era? porque? já não é?" ou "queria? porquê? já não quer?".

E também não se lembrou do empregado de mesa metido a espanhol. Quem já foi a Espanha sabe que os espanhóis entendem o que dizemos mas fazem sempre de conta que não só para falarmos em espanhol/castelhano.
Isto acontece principalmente em Lisboa e com quem não é de Lisboa. É ver alguem chegar a um bar e dizer "um fino se faz favor" e o empregado ficar a olhar para nós como se tivessemos falado em mandarim! Lá temos nós de dizer "uma imperial...".
Aí eles já entendem.


FOI PROFUNDO!

Biombos para a polícia já!

Os automobilistas que usam a 2ª circular diariamente vão entender facilmente o que eu vou desenvolver nas próximas linhas mas acho que a ideia será bastante bem recebida pelos condutores portugueses de uma forma geral.


Defendo a utilização de biombos pela polícia!


E porquê?

Porque basta haver uma tretazinha qualquer com umas luzes a piscar ou um acidentezinho de nada que temos os trânsito parado ou quase parado na faixa do acidente e nas faixas que seguem em sentido contrário!

É o raio da cusquice tuga que retira toda a força ao pé que devia estar no acelerador e proporciona uma consequente caimbra que faz deslocar o mesmo pé para o travão!

Por isso, acredito que todo e qualquer carro da polícia (e não apenas da brigada de trânsito) devia fazer-se acompanhar de um biombo.

E para que serve o biombo?

Para tapar qualquer hipótese de visão para o acidente que possa atrasar o dia de quem não tem o mínimo interesse em ficar parado no meio de um aglomerado de carros que têm ao volante pessoas que se sentem interessadas por mossas em carros que não o(s) seu(s).

A minha esperança é que não se crie uma nova religião, a daqueles que sentem uma atracção enorme por biombos no meio da estrada!
E isso não me parece nada estranho neste país!

FOI PROFUNDO!

quinta-feira, março 06, 2008

Professores tentam ensinar lição a Sócrates

José Sócrates e Maria de Lurdes Rodrigues, Primeiro-Ministro e Ministra da Educação, são dois maníacos da estatística.
Governam com os olhos postos nos números e nas percentagens e esquecem-se dos alunos...e dos professores.
Têm como meta entregar bonitos relatórios com números de sucesso para ficarem estatísticamente bem vistos no estrangeiro.


Para o efeito elaboraram uma série de regras que obriga os professores a aprovar os alunos quer estes sejam bons ou maus...ou péssimos!
É que, caso resolvam ter a ideia peregrina de chumbar um aluno com a inteligência de uma ervilha, os professores terão de o justificar num relatório. O que é feito do velho "não sabes, estás chumbado"?
E o trabalho sem sentido que os professores têm de ir desenvolvendo ao longo do ano para colocar em bonitas tabelas aquilo que fazem há anos?

Lia há pouco tempo um comentário no site do Expresso que dizia que as políticas de Sócrates tinham acabado com o absentismo dos professores...

Em primeiro lugar, houve uma manobra para enganar os números quando se criaram as aulas de substituição. Não acabaram a falta dos professores, o que tivémos foi o fim dos "furos" ou "feriados". O professor falta mas há aula na mesma.

Por outro lado, mais recentemente e perante o receio da avaliação, acredito que os professores faltem menos. Assim como o facto de terem apertado o rigor na apresentação e aceitação de atestados médicos.

Mas, será que os fins justificam os meios?

Ouvi a ministra dizer que há escolas onde apenas dois professores serão avaliados...será que vai ser mesmo assim?

E mais. Quais vão ser os critérios? E porque é que uns são avaliados e outros não?


Já agora... Bom mesmo era avaliarem alguns "monos" que se dizem professores universitários.

E...quem é que avalia a ministra?


FOI PROFUNDO!

Há programas mesmo maus...

A SIC lançou no último fim-de-semana um programa para trolhas (e digo-o com todo o respeito pela classe).
Cláudia Borges, LilianaCampos, Rita Andrade, Vanessa Oliveira e Orsi Fehér são as cinco "gajas boas" que apresentam o Famashow um programa que consegue ser mais vazio que o "Êxtase" ou o "Catarina Ponto Com", aqueles programinhas que tinhamos de gramar ao Sábado quando não havia mesmo mais nada para ver.


Como se não estivessemos fartinhos do formato em que se entrevistam uns famosos, se visitam umas festas, se come e bebe de borla para promover negócios dos "compadres", agora conseguiram acrescentar algumas menos-valias.

Vou dar só um exemplo.
Há partes do programa em que passam imagens de famosos e não famosos a olhar para uma objectiva à espera que seja tirada uma foto quando, afinal, estão a ser filmados.
A ideia é pôr as pessoas a fazerem figura de urso. Mas será que não vêem que, no fundo, quem faz a figura triste é quem se lembrou da ideia iluminada e quem está a ajudar à festa?

Olhando para as apresentadoras, Orsi Fehér é daquelas criaturas que entram nos meus pesadelos. Olho...gosto...ela abre a boca e estraga tudo. E estraga tudo logo pela forma como nem fala português! Qualquer dia anda tudo com rugas! É ver o pessoal a franzir o sobrolho naquele típico trejeito que quer dizer algo como "o que é que ela está a dizer? se eu fizer esta cara de prisão de ventre decerto irei ouvir muito melhor!".
Depois é ver a Rita Andrade... Deus meu! Não consigo gostar da jovem! Não tem jeitinho nenhum, não usou aparelho quando devia e tem uma voz esganiçada que foge para o rouco mas não consegue lá chegar, logo não é sexy, é irritante!
O ponto positivo é que consegui eliminar mais duas mulheres da minha lista de meninas que eu gostava de conhecer. Aquela jovem do sinal que dá pelo nome de Cláudia Borges e a menina dos dentes de vampiro chamada Vanessa Oliveira parecem contentes com a carreira de apresentadoras de programas da treta. Dá dinheiro... Paga as contas...

Saiu o Penim mas a SIC continua com a programaçao "em alta"! E a apostar em cópias de programas brasileiros.


FOI PROFUNDO!


P.S. Não falei da outra apresentadora porque não me fascina, não me atrai e não é de hoje, por isso e porque não quero que alguém ache que a coloco ao nível de um Miguel Sousa Tavares, de um Rui Santos ou de uma Leonor Pinhão, optei por não falar sobre a apresentadora que já não é nenhuma menina.

sábado, março 01, 2008

Ele há cada maluco...

Jimmy Kimmel é um "caramelo" que eu desconhecia e vi pela primeira vez num tipo de programas chamados Roasts.
Num Roast temos um grupo de comediantes e personalidades famosas que se juntam e brincam e gozam com um alvo famoso que está presente.
O primeiro que vi era o Roast of Pamela Anderson e as piadas variavam entre os fartos seios da canadiana, a generosidade para com o falo do ex-marido Tommy Lee e a "inteligência" da visada. Pelo meio há uma saudável troca de "elogios" entre os oradores.
Kimmel é um dos habituais convidados e isso deve-se ao facto de ser comediante e ter um programa seu (tipo Conan O'Brien), o Jimmy Kimmel Live.
O apresentador tem um tipo de piadinha que usa em todos os programas e que consiste em dizer que gostava muito de ter como convidado Matt Damon mas que, infelizmente, já não dispõe de tempo.
Ora, nada como as imagens para ilustrar o que eu estou a dizer.



Sara Silverman é a namorada de Kimmel e deu-lhe um belo presente:



E como há que dar e receber, Kimmel retribuiu:



Por cá não há nada disto.
É pena, tinha piada.
Por acaso tenho uma teoria sobre isto mas não me quero alongar sobre o "chavascal" que se vive na comunidade artística nacional e, muito menos, sobre as escolhas sexuais dos senhores e senhoras que da mesma fazem parte.


FOI PROFUNDO!

Dispenso...

Porque tudo o que é dito é dispensável...
Porque tudo o que é escrito é dispensável...

Este é um blog onde se fala a sério e se brinca.
Quem não goste de ironia ou sarcasmo que feche esta página rapidamente!
Aqui ninguém tem razão.
Eu não pretendo estar certo, pretendo observar e pretendo fazê-lo de uma forma atenta e crítica...de uma forma dispensável.

Dispenso...um blog dispensável.

pessoas já dispensaram um tempinho para dar uma espreitadela