segunda-feira, agosto 28, 2006

A dama das Amélias

Por mais que me esforce há certas coisas que não consigo entender nas mulheres.
Algo que tem saltado à vista quando passo os olhos nos perfis dos elementos do sexo feminino nas comunidades de amigos na net é uma certa unanimidade no que toca a gostar do filme "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain.
Admito desde já que nunca vi o filme, mas se não o vi foi porque o "trailer" me deixou bastante mal impressionado.
Fez-me lembrar outro filme, Delírio em Las Vegas.
Provavelmente a razão poucos entenderão, mas a verdade é que as histórias são parecidas quando pensamos bem e reparamos que em ambos os filmes é notória a ingestão de substâncias altamente estranhas!
Estive a fazer uma pequena pesquisa e eis as sinopses dos filmes:O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
Uma jovem que veio do subúrbio se muda para a cidade de Paris, onde após devolver um objecto encontrado ao seu antigo dono resolve ajudar as pessoas que a cercam através de pequenos gestos.


Delírio em Las Vegas
Enviado para Las Vegas para cobrir o Mint 400, uma corrida de motos no deserto, o jornalista Dr. Thompson (Johnny Depp) e seu advogado (Benicio Del Toro) se encontram numa cidade onde somente drogas poderosas podem fazer com que as coisas sejam ligeiramente normais.

Nada a ver, dirão, esta é mais uma daquelas observações apenas perceptíveis aos meus olhos... mas experimentem ver os dois filmes e pensar no que eu estou a dizer e depois vejam se não tenho razão...
A história de Amélie não é mais que o relato de uma rapariga que, sob o efeito de coca e LSD espalha o bem...ou pelo menos é o que ela, nos seus delírios, acha que andou a fazer.

FOI PROFUNDO!

sexta-feira, agosto 25, 2006

Afinal são 9, 8 ou 12?

Afinal aquilo que me ensinaram quando eu era pequeno já não é verdade.
Quando eu aprendi quantos planetas havia no sistema solar disseram-me que havia nove:
Mercúrio
Vénus
Terra
Marte
Júpiter
Saturno
Urano
Urano
Neptuno
Plutão.
Pelos vistos, agora não é bem assim.
Segundo os noticiários, agora há apenas 8 planetas e uns "plutões".
Mas pelos vistos não são 8, mas sim 12.


Agora ha um pseudo-planeta que é encaixado entre Marte e Júpiter, Plutão tem um "namorado" e um "amante". 12...dizem alguns.
Cá para mim até devem ser 13, mas os cientistas preferiram esconder o 13º para não dar azar!

FOI PROFUNDO!

terça-feira, agosto 22, 2006

14 milhões de malucos...


O Benfica defrontou esta noite o Áustria de Viena e qualificou-se para a Liga dos Campeões.
O jogo não teve nada de especial, eram duas equipas medianas, uma mais mediana que a outra, obviamente, mas teve alguns aspectos interessantes.
1. Apesar do jogo ser contra uma equipa fraquinha, os adeptos benfiquistas compareceram em grande número, mais de 58 mil no estádio.
2. Rui Costa marca golo e corre como um menino a festejar. Assim dá gosto ver um jogador a celebrar. É bom relembrar o que é amor à camisola. Já estou farto de ver beijos em camisolas e símbolos que não dizem nada a quem os beija.
3. É sempre bonito ver uma multidão a aplaudir um jogador que nunca fez nada a não ser marcar uns golos ao Sporting e ser comprado pelo Benfica. Depois foram as declarações hilariantes do angolano valer 18 milhões de contos e os meses e meses no estaleiro...
Assim não admira que se convençam que são 14 milhões espalhados pelo mundo...
Com um ego assim acho que devíamos ter um governo de Benfiquistas e, mesmo que não ficássemos na frente da Europa, ficariamos com a impressão que lá estávamos.

FOI PROFUNDO!

T-shirt de sonho

Eu queria esta...
...mas nunca a vi à venda!

FOI PROFUNDO!

Gordo ou Inteligente?

Nem digo nada...

FOI PROFUNDO!

KISS (my ass)

Ontem fui à Kiss, essa mítica distoteca algarvia, antro de engates interculturais, lugar pouco arejado e cheio de fumo.
Esta é uma experiência que repito anualmente, normalmente na companhia do meu amigo Farras e acabamos sempre por passar a noite a rir com as figurinhas tristes a que a classe masculina se presta.
E porquê este post?
Porque ontem relembrei os tempos em que ia com as minhas tias-avós às festas do Bodo, em Pombal, e estavam os vendedores de lençóis e cobertores, no alto das suas camionetas, com o microfone gritando "não são duas de mil, nem uma de mil, é uma de quinhentos!"...
Pois o dono da Kiss, Wild N' Cº e do Liberto´s tem sempre a bela ideia de pegar no microfone e ir para o lado do Dj e põe-se a falar a falar e não deixa ninguém estar a curtir a música sossegado.
Sinceramente não entendo:
Se o Ray Charles era cego e nunca chateou ninguém e todos gostavam dele, porque é que o dono da Kiss não é mudo?

FOI PROFUNDO!

Desculpa, é que troquei de telemóvel…

Esta é das desculpas mais esfarrapadas de todos os tempos!

Quando alguém resolve eliminar alguns contactos da sua lista/agenda telefónica e um dia recebe uma mensagem ou um toque ou uma chamada e não reconhece o número, este é o argumento recorrentemente usado.

“Não, a sério! Troquei mesmo!”. Eu adoro quando me dizem isto, especialmente quando sei que estão em algum lugar recôndito de férias e não há lojas de telemóveis por perto e da última vez que nos vimos – poucos dias antes da partida - o telemóvel era o mesmo de sempre, ou quando “compram telemóveis” com uma frequência superior que aquela com que eu corto o cabelo...

Seja porque no fundo nunca se percebeu o porquê de ter o número da pessoa em causa, seja porque daquela vez se chatearam e, num acesso de raiva, quem pagou foi o número, seja porque ele ou ela agora namora ou porque não quer exactamente o que se pretende ou vice-versa, seja porque se usou o número apenas uma vez para pedir algum favor e depois nem se gravou…seja porque razão for, a verdade é que muitos números são apagados em muitos telemóveis.

Eu já apaguei vários. Não foi por estar de cabeça quente, foi mesmo por achar que as pessoas donas dos números não justificam ocupar um lugar na minha lista telefónica.

(Tenho mau feitio e muito orgulho nele…)

Esses números apagados são números que não me interessam, não os pretendo ter, não me arrependo de os eliminar e não me passa pela cabeça recuperar qualquer um deles.

(Embora, não sendo orgulhoso, não negue uma segunda oportunidade quando esta é pedida. Terceiras é que são raras, para não dizer praticamente inexistentes.)

E não costumo usar a desculpa do telemóvel novo. Até porque é estúpida!

Lá porque se compra um telemóvel novo não significa que não se passem os números para o antigo. Mesmo que dê a preguiça, basta mudar o cartão de aparelho e verificar se está na agenda antiga.

Eu, infelizmente não tenho muita sorte com os engenhos em causa.

Há uns três ou quatro anos, resolvi começar a transportar dois telemóveis, um de uma rede vermelha e outro de uma rede azul, algo engraçado quando me lembro que o meu primeiro número “não oficial” era laranja.

Cada um desses cartões estava confortavelmente aninhado no seu Nokia.

Tinha um 7650 e uma Ngage.

Ora, agora começa a minha triste sina.

O 7650 servia como agenda de contactos global, quer da família, amigos e conhecidos, quer de colegas ou contactos de trabalho. Assim como quem não quer a coisa, a agenda contava praticamente 800 entradas.

Como sou um rapaz com muita paciência para andar a passar números de um lado para o outro, decidi mandar a agenda por Bluetooth, esse milagre sem fios e sem custos. Devo referir que só dá para enviar contacto a contacto.

Ora, estava a chegar à letra D, quando o belo 7650 padeceu de doença súbita.

Depois de enviado para a loja, soube que era, nada mais, nada menos, que Alzheimer e tinha sido de acção imediata.

Resultado: memória apagada e varrida!

Lá começou a dança do “oi, quem és? O meu telefone morreu e tou sem agenda”.

Algumas pessoas, ofendidas, nem responderam.

Mais tarde, já tinha eu passado os contactos quase até ao D da Ngage para o 7650, foi a vez da Ngage ter um chilique. Talvez por isso eu diga A Ngage e não O Ngage. É que o chilique é algo tipicamente feminino. (piadinha machista perfeitamente escusada)

Resumindo, ataque fatal após ataque fatal, o 7650 teve um AVC e já não se encontra entre nós, enquanto a Ngage se encontra internada de momento.

Mais uma vez, é uma agenda que vai à vida, mas há algo bem positivo a retirar destes tristes acontecimentos: a selecção. Só recuperamos os contactos das pessoas que realmente interessam.

Os outros…bem…de arranjo em arranjo nós vamos acabando por nos livrar de quem não passa de um mero registo na memória do telemóvel…

FOI PROFUNDO!

Vodafónix!



Acho que ninguém me vai contrariar quando eu disser que as operadoras móveis andam com publicidades pouco criativas e até a roçar a estupidez.

Ao contrário da PT, que apostou nos geniais Gatos Fedorentos e na adaptação de alguns dos seus “sketches”, as operadoras móveis, em geral, têm campanhas chatas ou sem ponta por onde se lhes pegue.

A Optimus tem uns anúncios que parecem de tudo menos de telemóveis, a mais recente Uzo é de bradar aos céus! Meu deus! Eu quase viro religioso quando ouço aquela música horrível! Piedade, Senhor, piedade!

Nem estou a ver qual é a da TMN, mas começo a ficar fartinho até à raiz dos meus cabelinhos daquele “até já”.

Só me faltava! Cada vez que carrego o telemóvel vem a bela mensagem a dizer “carregamento tal tal, saldo tal tal, até já”. Até já?? Então mas eu acabei de carregar o telemóvel e querem que o carregue já?

Mas, por falar em mensagens e em idiotices, aqui vem a jóia da coroa, a cereja no topo do bolo…

Já tinha ouvido falar em publicidade enganosa mas finalmente vi com os meus olhos o que era a publicidade mas enganosa de todos os tempos.

Apesar de ter visto anteriormente na televisão um anúncio a um tarifário da Vodafone que me cheirou a esturro, há dias confirmei que tinha visto bem.

Recebi uma mensagem da Vodafone a dizer que eu poderia aderir a um tarifário não-sei-das-quantas e podia efectuar chamadas do estrangeiro ao mesmo preço que pagaria caso as efectuasse em território nacional…apenas acrescido de mais 80 cêntimos por chamada.

Ena…

Uau…

Que bom!

Isto soa-me a qualquer coisa do tipo “Espete uma faca no seu coração e veja a sensação de ser esfaqueado e ficar vivo…mas acabando por estar morto na mesma”, ou “compre um Mercedes topo de gama ao preço de um Smart…apenas desembolsando mais uma fortuna”.

Eu até acredito que pagar apenas mais 80 cêntimos por chamada feita do estrangeiro até nem é mau. Lembro-me muito bem que eu teria de pagar, caso efectuasse alguma chamada, mais de 2 euros por minuto por cada vez que ligasse do Brasil usando o meu número da TMN. 80 cêntimos parece-me ser, de facto, muito bom.

Na minha opinião, a imbecilidade está em querer enganar as pessoas com a expressão “pague o mesmo”. Não é o mesmo! Deveria ser “pague apenas mas 80 cêntimos por chamada”. É bom! Porque não dizer logo a verdade sem usar artifícios?

Estes gajos mereciam era ser sovados com um ferro em brasa! Mas com a mesma força como se fossem sovados com uma pena…apenas dói mais…e deixa marcas!

FOI PROFUNDO!

quinta-feira, agosto 17, 2006

Floribela...ESPANCA-TE!

O mal das férias é que nos vemos a braços com imenso tempo livre e poucas actividades interessantes para o preencher.
Daí que, entre ficar de papo para o ar na praia ao sol e sair à noite, entre uma leitura ou outra, haja sempre espaço para ver uma ou outra novela. Isso não é nada difícil, uma vez que TVI e SIC passam duas a três vezes ao dia episódios novos e repetidos da Floribela e dos Morangos com Açúcar.
Os Morangos são qualquer coisa de hediondo, metem mesmo medo ao susto e eu fico em sobressalto só de pensar que há uma geração que se está a formar com base nos valores e ideias transmitidos por esta série.
Já a Floribela tem outra vertente. É a história da gata borralheira que se apaixona pelo princípe. No entanto já mete rebaldaria porque o irmão do princípe, assim como todos os príncipes vizinhos, se apaixona por ela... Ela é muito fofa para as crianças, toda a gente gosta dela, acredita em fadas e bla bla bla...
Resumindo: TÉDIO!
Mas visto que a intenção da SIC é fazer da Floribela uma versão mais moderna e alargada do que foi em tempos o Vitinho e, mais recentemente, os Patinhos, até se compreende. Para a criançada, a Floribela até nem está mal.
Pena é que, mais uma vez, não seja propriamente algo original português.


Quer dizer...é tão original como o Inspector Max!

FOI PROFUNDO!

Do you fuck as well as you dance?

O que é mesmo lindo no Algarve é o turismo, nomeadamente o turismo sexual.
As "bifas" aproveitam a semana ou os quinze dias para ser como nunca são.
Vestem roupas reduzidíssimas, produzem-se brutalmente e bebem até cair para depois se mandarem para os braços do "gémeo" que não foge. (nota: para quem não percebe, gémeo porque normalmente quando se bebe muito vê-se a dobrar)


A maior parte delas são miúdas com os seus 14 a 18 anos que não podem beber nos seus países e aproveitam a liberdade que lhes é concedida no nosso "jardim à beira mar plantado" para cometerem todos os excessos. Mais ainda, com 14 anos e sem qualquer hábito de beber, qualquer meia garrafa de cerveja pode ter efeitos excessivos.

Mas é sempre uma bela visão quando passamos os olhos por estas miúdas branquinhas ou vermelhinhas, conforme os dias que já passaram na praia, e as vemos vestidas tal qual empregadas de hotel, com vestidos pretos e aventais brancos e um paninho na cabeça, ou como a cinderela em dia de baile, de vestidinho bonitinho de princesa com uma tiara na cabeça...
Rídiculo e deprimente.
Eu não sou propriamente exemplo para ninguém, mas tenho a sorte de andar bem longe desta decadência!
Haja uma alma caridosa que lhes ofereça um espelho!

FOI PROFUNDO!

Eu sou fashion!

Depois de um interregno alheio à minha vontade em que deixei fugir algumas ideias bastante engraçadas/estúpidas (dependendo do ponto de vista) aqui estou de volta com mais um post.
Esta dissertação teve inspiração na minha observação nocturna dos "tugas".
É um pouco complicado para mim entender os penteados e roupas que estão na moda hoje em dia.
Comecemos pela roupa.
Arranjei um modelo para explicar o meu ponto de vista...no fundo este é o Judas em quem me apeteceu malhar pelos outros todos.

Ora vejamos...
O que é fashion hoje em dia é andar com umas calças daquele estilo que há uns anos todos gozavam, do género, se um amigo chegasse ao pé de nós com umas calças dessas, alguém diria logo: "Então, trouxeste as calças do teu avô?". Mas hoje é bonito.
Depois as tshirts. Agora é cool usar thsirts a dizer "de Puta madre". Há quem perceba que "de puta madre" quer dizer algo do tipo "excelente" ou "fantástico" (eu tou a lembrar-me de uma melhor, mas não vou colocar aqui), mas de qualquer forma é sempre bom andar com uma frase dessas estampada nas costas. Ainda estou à espera que alguém se lembre de perguntar "olhe, o amigo é árbitro de futebol?".
E os casaquinhos de fato de treino? Lindíssimos! Eu lembro-me que aos 11 anos tinha vergonha de usar aquilo porque era foleiro. Aquele fechozinho...bem...deprimente! Especialmente quando se trata daqueles fatos de treino velhos e coçados. Também devem ter vindo do baú do avô.
Depois os acessórios...punhos e fios com chapas tipo soldado americano.
Vamos agora aos meus 13 anos. Nessa altura eu jogava basquete e na NBA estava na moda usar punhos e joelheiras e cotoveleiras...estavamos nos primórdios da década de 90...Mas essa moda tinha uma explicação. Os punhos serviam para limpar o suor que escorria pela testa, as joelheiras e cotoveleiras, descobri eu mais tarde, eram devido às lesões nas articulações dos joelhos e cotovelos...afinal não era bem moda, tudo tinha a sua função.
Quanto às chapas...nem sei o que dizer. Se querem ser soldados vão para a tropa, não andem na noite a fazer figura de machões "uhh, eu sou mau! Sou um "american soldier! I'm a S.E.A.L. man!"". Não se curem, não...
Hoje em dia é bonito andar com essas porcarias na noite.
Os bonés...isso também dá outro ar da sua graça. Mas eu entendo. É o sol da meia noite...Aliás, até aconselhava a usarem protector lunar!


A mesma cobaia, tópico diferente.
Parte II: o cabelo.
Comecemos por abordar a crista.
Um dos pioneiros no uso da crista era o Mr. T, esse fantático actor que desempenhava o papel de B.A. Baracus na série A-Team, mais tarde dobrada em português do Brasil e conhecida como Esquadão de Classe A. Aliás, tirando os adeptos da cultura Punk e o Mr.T a crista não se usava.
Era uma marca de rebeldia e de quebra com os padrões da sociedade.
Hoje em dia é uma tentativa de afirmação falhada...
Para além da crista existe também a ponta de cabelinho atrás. Para quem não está a ver o que é, basta imaginarem aquele bocadinho de cabelo que o Cristiano Ronaldo se esqueceu de cortar quando foi ao barbeiro e anda pendurado a fazer cócegas na nuca.
Ainda me lembro de isso ser uma marca de foleirice. Era algo que só os emigrantes usavam e os distinguia pela falta de sentido de estética. Eram gordos e magros, todos com o cabelinho cortado e com a farripa de cabelo ali presa atrás, a pensar que era bonito.
Hoje em dia há mais gente a pensar que isso é bonito...
Continua a não ser!

FOI PROFUNDO!

Dispenso...

Porque tudo o que é dito é dispensável...
Porque tudo o que é escrito é dispensável...

Este é um blog onde se fala a sério e se brinca.
Quem não goste de ironia ou sarcasmo que feche esta página rapidamente!
Aqui ninguém tem razão.
Eu não pretendo estar certo, pretendo observar e pretendo fazê-lo de uma forma atenta e crítica...de uma forma dispensável.

Dispenso...um blog dispensável.

pessoas já dispensaram um tempinho para dar uma espreitadela