sexta-feira, junho 30, 2006

Record de (des)informação

O jornal desportivo nacional Record, tem, na minha opinião, um belo site, daí que seja vítima das minhas visitas diárias.
Ora, hoje tive uma surpresa desagradável.
Por favor, prestem atenção ao que se segue:
"Hugo Alcântara e Joeano falham 1ª jornada
SUSPENSOS POR UM JOGO
A Académica é o clube da divisão principal mais penalizado pela Comissão Disciplinar da Liga, com dois jogadores suspensos por um jogo, de acordo com a lista de castigos hoje divulgada. Os brasileiros Hugo Alcântara e Joeano vão falhar o encontro de abertura da I Liga da época 2006/07, na sequência das suspensões por um jogo referentes à época passada, que transitam para a nova temporada. Hélder Barbosa é o único jogador dos designados clubes grandes sob a alçada do órgão disciplinar da liga de clubes, mas o avançado do FC Porto vai cumprir uma partida já ao serviço da Académica, à qual foi emprestado pelo campeão português durante a próxima época."


Eu diria que o Hugo Alcântara e a Académica já sabiam que o jogador não iria jogar pela Briosa no jogo de abertura do campeonato, mas parece que o Record anda a recorrer a videntes, aqueles que vêem mais que nós, comuns mortais.
Não sei, digo eu, mas corre o boato que dá o central brasileiro como tendo sido vendido para o estrangeiro.
Se bem que, não sei até onde será boato, porque no dia 22 de Junho podia ler-se no mesmo site do mesmo jornal:
"Hugo Alcântara vai jogar no Légia
CENTRAL JÁ TRABALHA NA POLÓNIA
Numa operação-relâmpago, a Académica transferiu Hugo Alcântara para o Légia de Varsóvia. O defesa-central agradava a Manuel Machado, mas imperativos financeiros precipitaram o negócio.

Alcântara viajou para a Polónia na terça-feira e ontem já se treinou com a nova equipa, no estágio em Wroncki.
Ao início da tarde, a confirmação no site oficial: o brasileiro acabava de assinar por três épocas, com mais uma de opção. Com mais duas épocas de contrato em Coimbra, o brasileiro foi confrontado com a possibilidade de disputar as competições europeias (o Légia disputa a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões) e não hesitou."
É o que dá...deve ter sido do relâmpago...nem no próprio jornal deram pela saída do Huguito.
Ou então, o Record anda a recorrer ao professor Alexandrino e às suas visões...

FOI PROFUNDO!

terça-feira, junho 27, 2006

Eles dizem coisas de se ficar com os olhos em bico!

O treinador da selecção espanhola, Luis Aragonés, teve uma tirada maravilhosa:
"Posso orgulhar-me de ter amigos de todas as raças, até um japonês que insemina galinhas”.
Fantástico!
Isto, devido a uma polémica que tem a ver com racismo, entre Reyes e Eto'o, que agora mete Thierry Henry ao barulho.
Sinceramente, não entendi nada, estou por fora.
O que eu gostava mesmo de saber eram alguns detalhes...
1. O amigo dele será mesmo japonês?

2. E como é que ele insemina as galinhas?
3. Qual será o uniforme de trabalho?
4. E insemina muitas?
5. Ou será que insemina só meia dúzia delas?
6. E o que é que sai dessa inseminação? FOI PROFUNDO!

segunda-feira, junho 26, 2006

Excesso de rigor

Este post não é para ter piada.
Continuo à volta do jogo com a Holanda.
Não é que aquele russo que tinha o apito consegui fazer o que parecia impossível?
Assinalou 10 faltas aos portugueses mas mostrou-lhes por onze vezes o cartão!
E naquele que foi dos jogos com menos faltas marcadas, no global:25!


Este russo é que FOI PROFUNDO!

Fujam que vem aí o Valentin!


PROCURA-SE!
Algum jogador que tenha estado no encontro entre Holanda e Portugal, dentro de campo, que não tenha visto o cartão amarelo.
Após ter entrado no relvado, Valentin Ivanov, foi atingido por um raio extraterrestre que o obrigou a mostrar compulsivamente o cartão amarelo a quem lhe aparecia pela frente.
(Inclusivamente, eu, estando a muitos kms de distância, fiquei com medo e escondia-me atrás do sofá quando ele metia a mão ao bolso, com medo que ele me quisesse expulsar).
Os sobreviventes devem deslocar-se até ao jogo dos quartos-de-final, frente à Inglaterra, ou devem voltar para a Holanda, onde deverão assistir ao resto dos jogos sentadinhos no conforto do lar.

FOI PROFUNDO

O Mundial contraria a etiqueta

Desde pequenino sempre me ensinaram que, primeiro, comemos a sopinha, depois o prato principal e, no final, a sobremesa, fruta ou doce.

O Mundial da Alemanha vem contrariar estes ensinamentos que nos trasmitiram desde a infância.
Primeiro vem a laranja, que é uma fruta, e depois é que vêm os bifes, que são o prato principal!
Só falta que nas meias venha uma caipirinha e na final uma cerveja alemã!
Este Campeonato do Mundo é uma prática da gastronomia inversa!

FOI PROFUNDO!

Venham os "bifes"!

O jogo que opôs Portugal e Holanda nos oitavos-de-final do Mundial foi algo que eu já não via há muito tempo.
Começando pelos pontapés do Ricardo que iam sempre dirigidos directamente ao guarda-redes contrário, e Van der Sar agradecia, passando por aquela mão na bola do "Ministro" Costinha, terminando na arbitragem de outra galáxia do russo Valentin Ivanov.


O homem que veio do frio teve uma arbitragem que faz qualquer um que não tenha assistido ao jogo pensar que se tratou de uma batalha campal!
Foi batido o recorde de cartões exibidos num jogo de mundial. Os amarelos foram mais que muitos, desasseis, e vermelhos foram quatro, dois para cada lado. Por acaso concordo que devia ter havido uma expulsão, mas era directa e logo aos 7 minutos de jogo, quando o "Canibal" Boulahrouz (é mesmo a alcunha do homem) mandou Cristiano Ronaldo para fora da história do jogo.
Também achei hilariante que Van Basten tenha afirmado que os portugueses tinham feito muito teatro. Como julgo que não se referia ao teatro de revista português, só podia estar a falar dos jogadores da selecção das quinas. Provavelmente não reparou que tinha um rapazito loiro a jogar pela sua equipa, com Kuyt escrito nas costas, que tropeçava no ar e na relva e estava continuamente a cair...
Quem não gostou da arbitragem foi Joseph Blatter, que só por acaso é o presidente da FIFA, e que disse que as duas equipas tinham sido prejudicadas pela arbitragem que "não esteve ao nível das selecções".
Não posso dizer que não tenha sido no mínimo surpreendente.

Agora os portugueses só pensam em, depois de descascar a laranja, comer os bifes.

FOI PROFUNDO!

domingo, junho 25, 2006

Vamos nessa, Vanessa?

Gostava de dar, em primeiro lugar, os parabéns a essa grande atleta chamada Vanessa Fernandes, pelo título conquistado no triatlo.
A agora atleta do Benfica tornou-se tricampeã europeia em Autun (França), depois de ter ganho as provas em 2005 em Valência (Espanha) e em 2004 na cidade suiça de Lausana.
Sinceramente, espero que ela aproveite bem o dinheirinho do "prize money" para dar um...toque...diferente na sua aparência.
Eu explico, para quem nunca a viu.
Aliás, não explico.
Vejam e vão compreender.

Agora expliquem-me, mas muito sinceramente, sou o único que consegue ver as semelhanças com a personagem que se segue?

FOI PROFUNDO!

quarta-feira, junho 21, 2006

O trânsito para mentes congestionadas

Hoje tive uma bela tarde.
Não vi o jogo em casa, fui visitar a minha avó e, na volta, fiz um desvio por Soure.
E o que tem isso?
Nada de especial, não fosse a plantação de semáforos entre Soure e Condeixa. E que plantação!
Salvo erro, são 14 ou 15!
O que faz todo o sentido, se pensarmos que aquela estrada praticamente só tem mato e arvoredo à sua volta, não queremos atropelar um pinheiro ou um eucalipto distraído a atravessar!
Faz-me lembrar quando fui a Pipa. Saí de Natal (o aeroporto mais próximo de Pipa é em Natal, para quem não sabe) e fui por uma estrada a cair para o miserável até ao lugar onde estavam os meus pais. Inicialmente, havia várias lombas mas, a certa altura, tudo acalmou, a estrada era plana e eu até adormeci...até ter sido surpreendido pelo regresso de mais lombas! Foi tão inesperado que o condutor nem deu por ela, não abrandou e eu bati com tanta força no tecto do carro que tive de agarrar o pescoço para ter a certeza que não o tinha partido.
Aqui há uns anos proliferavam as lombas ou bandas sonoras por Coimbra, pareciam cogumelos a brotar do chão, no entanto, um estudo que saíu há uns 4 aninhos e que dizia que essas lombas faziam mal à coluna, obrigou a Câmara Municipal a retirar esses incómodos altos. Eu não sei como é que ninguém processou o município por danos materiais. As lombas arruinam suspensões e direcções de qualquer automóvel! Quem deve ter ganho muito com isso foram as oficinas e os mecânicos.
No caso dos semáforos, a sua quantidade exagerada só pode querer dizer que quem ganhou com isso foi quem os fabricou.
Mas, para terminar, gostava de saber se alguém me diz quem sai a ganhar com as obras na margem esquerda do Mondego. É que não consigo perceber quem foi o engenheiro visionário que delineou aquela nova concepção de tráfico urbano de quem sai do Estádio Universitário e segue para o Portugal dos Pequenitos. Assim como não entendo o trajecto daquela ruazinha de quem sai do parque de estacionamento exterior do Estádio Universitário e passa em frente ao restaurante Alfredo.
Mas se calhar é por isso que eu fui para jornalismo e não para alguma coisa ligada a urbanismo...
E, também só se calhar, quem projectou estas mudanças fantásticas também teria mais talento noutra área qualquer...

FOI PROFUNDO!

As perguntas mais estúpidas do mundo (que todos fazemos)

Já deram por vocês a fazerem determinado tipo de perguntas completamente estúpidas? Daquelas que vocês, mais tarde, pensam "epá, mas que pergunta tão estúpida que eu fiz!".
Pois é...por mais que queiramos não conseguimos fugir a estes ataques de estupidez que são chamados sempre que pretendemos ter um diálogo de circunstância mais rápido que falar sobre o tempo ou economia ou política ou ou ou...
Mas nem sempre são perguntas para "despachar" alguém. Por vezes são verdadeiros atentados à inteligência de nós próprios.
Como quando está a nevar e alguém diz "epá...está um friozinho chato lá fora...".
Bem, chega de introdução. Siga para bingo!

Estás numa paragem de autocarro e uma pessoa pergunta: "Está à espera do autocarro?"

Atendes de casa e um amigo pergunta: “Estás em casa?”

Estás na fila do cinema, aparece um apressadinho, passa à tua frente e com a cara mais inocente do mundo pergunta: “Estavas na fila?”

Tens um acidente de moto daqueles mesmo graves e alguém se chega ao pé de ti e pergunta: “Aleijou-se?”

Acabas de chegar de viagem e alguém pergunta: “Já chegaste?”

04:00 da manha e o telefone de casa toca. Atendes e alguém pergunta: “Acordei-te?”

Acabas de de tomar banho, e sais perfumado, de barba feita e bem vestido e alguém pergunta: “Vais sair?”

Quando precisas de pedir para alguém ver se o teu nome consta de uma lista: “Atenção que o meu nome é com dois i’s” “Mas tem certeza?”

Perdi minha carteira "Onde?"

Acabas de entalar um dedo numa porta maciça e alguém pergunta: “Então? Está a doer?

Está um temporal na cidade, chegas a casa encharcado e alguém pergunta: “Está a chover?

Chegas a um lugar e alguém pergunta: “Estás por aqui?”

Acabas de fazer um corte novo de cabelo e alguém pergunta: "Então, cortaste o cabelo"?

Estás a ler um livro e alguém pergunta: “Estás a ler?”

Sais de uma loja com um saco na mão e alguém pergunta: “Andas nas compras?”

Estás a tocar viola e alguém pergunta:”Sabes tocar viola?”

Estás a andar de bicicleta e alguém pergunta: “Sabes andar de bicicleta?”

Estás no Algarve, todo queimado, depois de um sol de 40°, a chegar ao hotel e alguém pergunta: “Estás a voltar da praia?”

Estás a ressonar e alguém pergunta: “Estás a dormir?”

Acabam de te servir o almoço num restaurante, ainda nem tocaste na comida e alguém pergunta: “Vais começar a comer?”

Partes o braço, andas com o braço em gesso e alguém pergunta: “Partiste o braço?”

Um homem é atropelado por um comboio de 20 carruagens e alguém pergunta: “Será que morreu? “

Puxas um cigarro, colocas na boca, pegas num isqueiro, acendes e alguém pergunta: “Vais fumar?”

Estás num restaurante e dizes “se como mais alguma coisa rebento!” e alguém pergunta: “estás cheio?”

Tens vários pôsteres do Figo no teu quarto e alguém pergunta: "És fã do Figo?"

Estás num restaurante, pedes a conta, tiras o cartão da carteira e o empregado pergunta: “Vai pagar com cartão?”

Estás branco como a cal, acabaste de vomitar e alguém pergunta: ”Estás a sentir-te mal?”

Estás a trocar o pneu do carro, macaco montado, pneu deitado no chão, chave na mão e alguém pergunta: “Furou o pneu?”

Estás a correr que nem um louco pela rua, com uma pasta na mão, esbaforido e alguém pergunta: "Está com pressa?"

Pegas na toalha e vais em direção à casa de banho e alguém te pergunta: “Vais tomar banho?”

Dizes boa noite à familia, segues em direção ao quarto a bocejar e alguém pergunta: “Já vais dormir?”

Estás a tomar um antibiótico e alguém pergunta: “Estás doente?”

Estás no aeroporto com duas malas e um bilhete de avião na mão e alguém pergunta: “Vai viajar?”

Estás a andar de joelhos no Santuário de Fátima e alguém chega e pergunta: “É alguma promessa, é?”

Estás no último andar de um prédio, entras no elevador e alguém pergunta: “Vai descer?”

Estás no ginásio, com uns alteres nas mãos e alguém pergunta: “Então, está a fazer exercício?”

Estás a trabalhar numa padaria e alguém entra e pergunta: “Vendem pão?”

Estás a mexer no computador, de repente começa a apitar, o ecrã fica preto e começa a sair fumo, então, alguém pergunta: “Será que avariou?”

Chegas a casa depois de 10 horas de trabalho pesado, começas a comer como se não houvesse amanhã e alguém pergunta: “Estás com fome?”

Uma pessoa vai ao velorio da mãe e grita “Mãe, não me deixes! Não vás!” e alguém chega ao pé dela e pergunta: “Era sua mãe?”

Ganhas sozinho o Euromilhões e alguém pergunta: “Estás feliz?”

Sais de casa todo bem vestidinho. Algum tempo depois apareces sem ténis,sem camisa e sem dinheiro e alguém pergunta: “Foste assaltado?”

Perguntam-te as horas e respondes “São 5h” e voltam a perguntar “Mas da tarde?”

Estás na missa, de Bíblia na mão e alguém pergunta: “É católico?”

Apareces numa foto de uma festa muito VIP na capa da CARAS e alguém de pergunta: “Estiveste lá?”

Arrumas todas as tralhas para a pesca, quando estás a sair com tudo, alguém pergunta: “Vai pescar?”

Toca a campainha, vais perguntar quem é e alguém pergunta pelo teu pai. Respondes que ele não está e perguntam do outro lado: “Ele saiu?”

Estás a andar com o cão pela trela e alguém pergunta: "Andas a passear o cãozinho? "

Vais a um clube de vídeo e quando chegas ao balcão para alugar o filme que tens na mão, o empregado pergunta: “Vai levar este?”

Estás num lago sentado pescar quando chega alguém e pergunta: “Está a pescar?”

Estás a passar por um prédio em chamas e alguém pergunta “É um incêndio?”

Estás a andar na rua e o teu nariz começa a sangrar e alguém pergunta: “Estás a deitar sangue do nariz?”

Estás num bar a beber umas cervejas e alguém pergunta: “Bebes cerveja?”

Estás a fazer a inscrição para uma melhoria quando o funcionário pergunta:“Vai tentar subir alguma nota?”

Entras num stand e o vendedor pergunta: “Está à procura de um carro?

Estás a chorar baba e ranho e alguém te pergunta: “Estás triste?”

Estás a ver um jogo da selecção e, na altura que o Pauleta está quase a marcar golo aparece alguém e muda de canal e pergunta: ”Desculpa, estavas a ver o jogo?”

O Figo está dentro da área e um defesa adversário manda um pontapé nos seus genitais. Ele cai no chão a torcer-se de dores e o árbitro apita e corre para a marca de grande penalidade. Alguém pergunta: “Foi penalti?”

FOI PROFUNDO!

terça-feira, junho 20, 2006

Joguem à bola!

Isto sim, é futebol!









FOI PROFUNDO!

O Nito não é bonito

Nito, lateral esquerdo muito experiente, ingressou no Rio Ave em 1996, oriundo do Tirsense, depois de passagens bem sucedidas por Espinho e Belenenses. Fez todo o percurso do Rio Ave, na década de 90, na divisão maior, realizando 102 jogos e marcando 2 golos. Continuou ainda mais dois anos na Liga de Honra ao serviço do clube nortenho, a primeira das quais ainda como titular, e as útimas notícias que encontrei dele foram de 2004, quando actuava no Valdevez.
É uma dos rostos mais ________ (completar conforme as vossas opiniões) que já passaram pelo futebol português.
Ainda hoje me pergunto como é que nunca foi observado atentamente por um grande (cirurgião, está claro!)

FOI PROFUNDO!

Assim vai o futebol português...


Rebentou mais uma polémica sobre Scolari. O guarda-redes paraguaio Chilavert vem agora denunciar que o actual seleccionador de Portugal terá pressionado dois paraguaios para não alinharem num jogo de qualificação, para assim garantir o apuramento do Brasil. Conviniente, sobretudo quando estamos em época de bater no Scolari.

Pinto da Costa já veio gozar com o Benfica. Na apresentação dos novos equipamentos do FCP, o presidente dos dragões saiu-se com uma piada dizendo "e este é o D'Alessandro". Entretanto, o Papa das Antas já disse que não sabe quem é o Van der Meyde nem o Van Hesselink...Como sempre, os jogadores vão chegar ao Porto sem ninguém saber de nada com antecedência.

No Benfica, é a "peixeirada" total. Mais um ano em que vem tudo para a Luz. Eram dois gregos, um deles já não vem, com o outro "continua o braço de ferro" com o clube onde se encontra, o AEK. O Benfica, que estava com quase tudo tratado há um mês para garantir a aquisição por empréstimo do argentino Andres D'Alessandro para a próxima época, desistiu no final da semana passada do jogador. O Saragoça apresentou hoje o mesmo D'Alessandro, que só queria vir para o Benfica e que afirmou:"Quando iniciamos a carreira de futebolista temos vários sonhos e um dos meus era actuar na Liga espanhola, que é a melhor". Ainda no covil das "águias", diz-se que o Benfica não vai deixar sair Nuno Gomes, já que o ponta-de-lança é considerado imprescindível. Sair? Sair à noite? Quem quer o Nuno Gomes? Alguma marca de champô? Ou o McDonalds conta? Diz o jornal Record que os emblemas interessados são o Portsmouth, o West Ham e o Tottenham. Portanto...o Portsmouth que veio buscar o Karadas...e o recambiou, o Tottenham que veio buscar o Postiga...e o recambiou e o West Ham que veio buscar o Dani...e também o recambiou! Eu tenho sérias dúvidas que alguém queira o Nuno Gomes...ele não rendeu grande coisa esta época e não me parece que vá ser opção neste Mundial, até o Postiga sai primeiro do banco.

Por falar em Benfica e em Mundial, parece que o Luisão, aquele central com mais de 1m90, se assustou com um jacto...de água! Parece que o sistema de rega disparou e o central brasileiro correu como se não houvesse amanhã. É o chamado "efeito aspirina", o Luisão estava com medo de dissolver na água.

No reino do leão, Paulo Bento faz hoje 37 anos e fala-se que o avançado suiço Vonlanthen foi oferecido ao Sporting. Claramente uma prenda de aniversário. Deivid vai participar num jogo de beneficiência organizado por Diego, aquele que trocou o Porto pela Alemanha. Os adeptos leoninos agradecem o gesto e estão na espectativa de Deivid ser realmente generoso e ficar pelo Brasil. No caso da generosidade ser mesmo muita, pedem que o avançado brasileiro leve consigo o camaronês Douala.

Para terminar, uma pérola. Afinal, Sekagya não interessa ao Sporting .Ibrahim Sekagya é um defesa-central ugandês de 26 anos que joga no Arsenal da Argentina e que era dado como alvo de interesse do SCP. É com imensa pena que sabemos esta triste notícia. Sempre fui fã do futebol do Uganda.

FOI PROFUNDO!

segunda-feira, junho 19, 2006

Entrada violenta sobre a selecção

Ainda há gente que me faz ter esperança neste país. Nesta época em que só se fala de futebol e de Mundial e de selecção, ainda há quem não tenha perdido o sentido de humor e saiba brincar com os meninos que andam por terras germânicas.
Hoje não faço comentários porque tenho exame de Filosofia Política daqui a pouco.



























FOI PROFUNDO!

Dispenso...

Porque tudo o que é dito é dispensável...
Porque tudo o que é escrito é dispensável...

Este é um blog onde se fala a sério e se brinca.
Quem não goste de ironia ou sarcasmo que feche esta página rapidamente!
Aqui ninguém tem razão.
Eu não pretendo estar certo, pretendo observar e pretendo fazê-lo de uma forma atenta e crítica...de uma forma dispensável.

Dispenso...um blog dispensável.

pessoas já dispensaram um tempinho para dar uma espreitadela